TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão em Tecnologia da Informação

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Comércio Eletrônico

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação        

Professor: Osmar de Oliveira Braz Júnior                

Nome do aluno: Diego da Silva Oliveira        

Data: 22/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Leia com atenção o texto abaixo e responda as questões:

"As oportunidades existem para aqueles que têm um espírito empreendedor e olhos para vê-las, a partir de pessoas que tem o seu foco na prestação dos mais variados tipos de serviços é que surgem novas modalidades de trabalho, como por exemplo, as empresas que fazem a intermediação do pagamento de produtos entre compradores e vendedores de lojas virtuais. A internet veio facilitar muito a vida das pessoas, pois existem lojas que funcionam 24 horas por dia com todos os tipos de produtos e serviços que você desejar, os pagamentos são feitos via cartão de crédito e também através de empresas como Mercado Pago, que faz transações financeiras especificamente para o grande centro de compras chamado Mercado Livre."

(fonte: http://economia.bicodocorvo.com.br/pagamento/ )

  1. Qual o tipo de intermediação é abordado no texto? Cite o nome e explique. (1 ponto)

Resposta 1.1 - O Mercado Pago é um sistema de intermediação de pagamentos como outros existentes na internet (como o PagSeguro, Bcash, MOIP e outros). Ele é integrado ao Mercado Livre e assim que você realizar seu cadastro no site estará apto a usar o Mercado Pago. Dentro da intermediação, essa categoria se encaixa no que podemos chamar de Serviços de Negócios.

  1. Explique em quais situações esse tipo de serviço pode ou não ser lucrativo para as empresas contratantes. (2 pontos)

Resposta 1.2 – Este tipo de serviço pode ser lucrativo, quando estão fora da cadeia de valor da empresa e requerem conhecimento ou equipamentos caros ou não se encaixa na estratégia da empresa fornecê-los . Se depois de uma análise a empresa constatar que não é um serviço lucrativo, estes serviços podem ser dispensados , substituídos ou  a própria empresa pode fornecê-los.

  1. Extinguir uma intermediação de sistema de pagamento pode trazer problemas para a empresa e o principal deles é a falta de segurança no pagamento/recebimento durante o processo de compra e venda de um produto. Se você fosse responsável pela área comercial de uma empresa on-line, como você resolveria esse problema? (2 pontos)

Resposta 1.3 -  Ao meu ver a solução para este problema seria a Reintermediação. Pois ao extinguir o sistema de pagamentos , além de gerar um custo em atender pequenas encomendas, a quantidade enorme de suporte ao cliente no momento da compra, as empresas geralmente têm dificuldades em planejar a quantidade de recursos dispensados em serviços pré e pós venda. E principalmente o descontentamento da grande maioria dos clientes devido a falta de segurança e garantia de pagamentos e recebimentos de valores dos produtos, gerando assim perda de mercado para a concorrência.

  1. Adotar um bom sistema de pagamento como intermediador nas transações de compra e venda pode ser uma boa e duradoura vantagem competitiva diante da concorrência?
  1. Responda sim ou não e explique o por quê. (1,5 pontos)

Resposta A – Sim. Pois com um bom sistema de pagamento como intermediador, o cliente é levado a um novo  ambiente , onde fará um novo cadastro garantindo assim, mais segurança com seus dados e o próprio ato de pagamento. Outra grande vantagem, o intermediador de pagamento exime o proprietário da loja virtual de assinar um contrato burocrático com bancos e empresas de cartão de crédito.

  1. Com base na situação exposta, cite quais os fatores de pressão externa à empresa podem forçá-la a adotar novas mudanças, como formas de buscar novas vantagens competitivas. Explique cada uma delas contextualizando-as. (1,5 pontos)

Resposta B –

Fator 1- Aumento do poder do consumidor – Falando de poder aquisitivo especialmente nas classes C e D bem como um maior acesso à informação, e a novas tecnologias, aumenta a  fatia de mercado a ser explorada pelas empresas, particularmente no comércio eletrônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (326.5 Kb)   docx (75.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com