TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança de Tecnologia da Informação

Por:   •  21/4/2015  •  Exam  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

Responda as questões com base na leitura da apostila, Unidade I e II

Valor total da atividade 10

1. Em suas palavras, o que você entende por Governança de TI? Quais os objetivos da Governança de TI? (2 pontos)

Governança de TI determina como a TI deverá prover os serviços para a empresa tendo como interesse a busca no compartilhamento de decisões de TI com os demais dirigentes de empresas modernas, as organizações são estruturadas com processos que nortearão o uso da TI pelos usuários, fornecedores e clientes. Portanto, a Governança vai além da simples implementação de modelos, ela deverá garantir o alinhamento da TI ao negócio (suas estratégias e objetivos), tanto para a TI (no que se refere à infraestrutura) como para a Softwares garantindo também a continuidade do negócio contra interrupções ou falhas e o alinhamento da TI a normas regulatórios externos (chamado de compliance), tais como: leis do governos, acordos internacionais, entre outros. Dentre outros objetivos correlatos, como permitir que a TI tenha um posicionamento mais claro e consistente em relação às demais áreas de negócios da empresa podendo assim alinhar e priorizar as iniciativas de TI com a estratégia do negócio e enquadrar a arquitetura de TI às necessidades do negócio, seja no presente e no futuro da organização.

2. Descreva o que você entende sobre a Lei SOX. Que controles de TI podem ser avaliados por esta Lei? (não copiar o conceito da apostila) (2 pontos)

Uma lei, promulgada nos EUA em 30/06/2002, a Lei Sarbanes-Oxley (SOX) que busca atingir empresas que possuem capital aberto. No âmbito brasileiro, diversas empresas brasileiras se enquadram nessa lei.
Lei esta que surgiu devido aos vários escândalos corporativos-financeiros e que geraram prejuízos financeiros e atingiram milhares de investidores. Visando o objetivo de aperfeiçoar os controles financeiros das empresas e apresentar eficiência na Governança Corporativa, para evitar que outros escândalos e prejuízos aconteçam com transparência na gestão.

3. Explique, de forma sucinta, o que são as cinco decisões-chave da Governança de TI. (2 pontos)

Estas cinco decisões-chave tem como foco tornar uma Governança de TI eficaz e deve tornar clara quais decisões devem ser tomadas para garantir a gestão e a eficácia da TI deixando claro quem deve tomar tais decisões e como estas mesmas decisões deverão ser tomadas e monitoradas. Começando pelos princípios da TI e deixando esclarecido o papel do negocia da TI bem como definindo a arquitetura da TI e especificando os requisitos de integração e padronização do negócios a ser implementando. No caso da infraestrutura de TI deve-se determinar como e quais serviços serão compartilhados e seu respectivo suporte. Quanto a necessidade de aplicações de negocio o foco é especifica a necessidade com aplicações de TI adquiridas ou desenvolvidas internamente. E por fim, investimento e padronização de TI pretenderá escolher quais iniciativas serão financiadas e quanto de gasto será disponibilizado.

4. O que é a Arquitetura de TI no conceito de Governança de TI? (1 ponto)

Sendo uma organização logica de dados a Arquitetura de TI possui também serviços de TI e interfaces definida a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com