TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico de telefones celulares Linux

Projeto de pesquisa: Histórico de telefones celulares Linux. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

- Histórico do Linux Móbile

O Linux Móbile, também é conhecido como LiMO, e tem seu uso a partir de 2003 na Ásia com uma celular da Motorola, com o uso do Linux e sua ligação com o Java, inúmeras possibilidades de desenvolvimento de softwares voltados para celular passam a existir, tendo assim uma rápida utilização no mercado de mobile.

Outra característica que torna o Linux muito aceito entre os usuários é que ele é mais seguro e também mais barato, pois seu uso é livre, e o usuário somente em utilizar o aplicativo não é capaz de distinguir a diferença entre um e outro código utilizado no sistema.

As empresas que se utilizam de Linux usam apenas uma percentual do seu codigo e as interfaces e os aplicativos elas desenvolvem com as suas características. O Site Linux Device, disponibiliza uma lista dos aparelhos que utilizam este sistema operacional, e também dão pequenos suportes aos usuários.

- Descrição do que é o Kernel de Linux

Quando falamos de Linux mobile, também conhecido como LiMO, estamos na verdade falando de uma plataforma essencial básica de códigos de programação associadas as interfaces padrões de hardware de um celular, ou seja os códigos mínimos essenciais para ligarem os programas do celular ao teclado, microfone, caixa sonora, LCD, antenas, sinais, Bluetooth e protocolos padronizados de comunicações. O Linux de mobile é nada mais nada menos que um conjunto de códigos para permitir que uma interface gráfica de um celular, se comunique com o usuário do aparelho e com as funções do celular. Nisso, a plataforma de Kernel do Linux, que não passa de 10% do código completo de um sistema operacional de um celular, é a que mais tem crescido nos últimos 4 anos no mercado de mobiles. A razão disso é que apesar das fabricantes de celulares desenvolverem sua própria “cara” e códigos personalizados no sistema de seus celulares, tudo que precisam fazer é desenvolver a parte gráfica e lógica de menus, além de aplicativos próprios, e ligar essas aplicações ao Kernel essencial do sistema do celular. Falando de Kerneis variados de sistema, o do Linux é o mais eficiente. Para se ter uma idéia, o Android, que é um sistema mobile completo desenvolvido por 44 empresas diferentes associadas a Open handset, que visam trazer um sistema operacional completo para celular em formato open source e customizavel, é também baseado no Kernel do Linux, especificamente a versão 2.6.5 arquitetura ARM.

- Crescimento do uso do Kernel Linux em mobiles

Pelo fato de apenas a Kernel do Linux, que representa 10% do sistema operacional, ser livre, ser altamente seguro e facilmente modificável e customizavel, essa plataforma básica de sistema operacional é que mais cresce nos últimos anos. Empresas como Motorola, Nokia e HTC, tem aberto mão de seus sistemas patenteados próprios a medida que se desatualizam, e adaptado suas interfaces ao novo Kernel do Linux. O usuário comum nunca saberia diferenciar um antigo Symbian de código patenteado da Nokia com seus novos sistemas Symbian, que é uma empresa fechada contratada pela Nokia para desenvolver o sistema de seus celulares, baseados em Linux. A navegação e aparência são as mesmas. A Motorola foi a primeira a incentivar e adotar com mais agressividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com