TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IA EM JOGOS ONTOLOGIAS

Por:   •  29/9/2016  •  Tese  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 4

                                        Inteligência Artificial em Jogos Sérios - Ontologias

Palavras chaves: Jogos sérios, Inteligência Artificial, Ontologias.

Introdução

Objetivos gerais

Objetos específicos

Hipótese

Problema

Inteligência artificial (ou IA) utilizada em jogos para simular o comportamento humano

Máquina de estado mesmo caminho

Pathfiding caminho de forma inteligente

Problemas bugs

Estratégias Bots

Movimento: caminho, ação

  • Reação: alguns movimentos podem causar alguma ação nos personagens do jogo
  • Pathfiding: encontrar trajetos

Tomada de Decisão: Em alguns casos usados a probabilidade

  • Estratégias: xadrez.
  • Aprendizado: Agentes inteligentes.

Jogos Sérios ou "serious games" são concebidos para uma cada vez maior variedade de áreas: educação, treinamento profissional, saúde, publicidade, e políticas públicas.

Ontologias

As Ontologias são um bom recurso para a modelagem de conhecimento e para a construção de bases de conhecimento. Elas são um instrumento utilizado pela Engenharia do Conhecimento para criar, organizar, formalizar, compartilhar, aplicar e

Refinar o conhecimento de um dado domínio.

  1. INTRODUÇÃO

Os Jogos Sérios ou “games serious” está presente na atualidade de muitos jovens e crianças, são usados como instrumento de ensino de aprendizagem, favorecendo a motivação, interatividade e a colaboração (CONNOLLY et al., 2012; RITTERFELD; CODY; VORDERER, 2009).

Segundo Prensky (2001) a aplicação dessas experiências nos jogos tem um forte apelo motivacional, aproximando os estudos desde cedo, com um intuito de beneficiar as crianças ou jovens por meio da concentração, auxiliando os estudantes a se manterem interessados em conteúdos didáticos através do game.

 A interatividade é a principal característica que determina os jogos, diferenciando-se das demais mídias, uma experiência ativa que requer um participante, não um leitor, espectador ou ouvinte que se mantem passivo (KELMAN, 2006). A inteligência artificial é uma tecnologia indispensável no aprimoramento da interatividade.

Com base no dicionário Oxford (WEHMEIER, 2000), artificial intelligence (inteligência artificial, ou IA) significa uma área de pesquisa sobre computadores utilizada para simulação do comportamento humano inteligente.

Champandard (2003) afirma que a Inteligência artificial é um cérebro por trás de maquinas poderosas, enquanto para os estudantes são métodos para recriação de um ser inteligente através do uso de computadores.

        Para Schwab (2004) a finalidade dos usuários que utilizam a inteligência artificial em games é a diversão. A IA aplicada em um jogo faz com que os personagens criados, tem a interação entre a interface e o usuário, transformando o jogo divertido e desafiador, além de tomar decisões como um ser inteligente faz com que o jogo se torne real.

        Diante disso, como apoio para construção e aprimoramento dos jogos para um ambiente educacional, é importante ressaltar que a busca e a aplicação das bases de conhecimento, são bastante úteis no desenvolvimento na categoria de jogos, podendo servir para diversas finalidades. Um exemplo é possibilidade de serem reutilizadas na criação de jogos, proporcionando reconhecimentos de projetos existentes e possivelmente influenciando na tomada de decisão de novos projetos, as ontologias são um dos meios utilizadas pela Engenharia do Conhecimento que auxilia desde sua implementação até sua aplicação utilizando ferramentas para criar, organizar, compartilhar, aplicar, formalizar, e refinar o conhecimento de um dado domínio (ONTOKEM, 2013; RAUTENBERG; TODESCO; STEIL, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com