TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE CORPORATIVA NA EMPRESA TCHINHUNGO

Por:   •  21/7/2019  •  Monografia  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Departamento de Engenharia e das Ciências Exactas

Pré-Projecto do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática

Realizado por: Moisés Matias Goje  

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE CORPORATIVA NA EMPRESA TCHINHUNGO

Orientadora: Eng.º Nelson Gomes

LUANDA / 2019

Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude

Departamento de Engenharia e das Ciências Exactas

Pré-Projecto do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE CORPORATIVA NA EMPRESA

Apresentado por: Moisés Matias Goje  

Orientador: Eng.º Nelson Gomes

Pré-projeto submetido á coordenação do Curso de Licenciatura em Engenharia Informática do Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ) que tem como requisito parcial a apresentação do Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em Engenharia Informática.

LUANDA, 2019

ÍNDICE

INTRODUÇÃO        4

PROBLEMA DE PESQUISA        5

HIPÓTESES        5

OBJECTIVOS        6

Objectivo Geral        6

Objectivos Específicos        6

Justificativa        6

Metodologia        7

Cronograma        8

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICAS        9


INTRODUÇÃO

Toda empresa precisa da internet para ser competitiva. Hoje, a infra-estrutura de rede tornou-se um dos pontos-chave de qualquer negócio. Graças a ela, profissionais conseguem se comunicar, utilizar serviços de alta performance e ter uma rotina de trabalho inteligente. Diante disso, a corporação precisa criar mecanismos para tornar sua infra-estrutura de rede mais inteligente e eficaz.

Um dos mecanismos viáveis é o funcionamento de sistemas operacionais que respondem as necessidades dos administradores de rede. O Windows Server 2012 r2, foi projectado para ser compatível e oferecer suporte a três das principais tendências actuais da computação, todas definidas principalmente pela demanda do consumidor: a computação em nuvem; a virtualização; e o contínuo “consumismo de TI”, que é a crescente demanda dos usuários pela utilização de dispositivos tecnológicos pessoais em particular, dispositivos móveis no ambiente de trabalho.

PROBLEMATIZAÇÃO

As redes de computadores surgiram da necessidade de partilha de dados e recursos de hardware, onde é possível ter acesso aos mesmos, alocados em máquinas locais ou localizados distantes, de sua estação de trabalho.

Para Tanenbaum (2008), referir a redes de computadores, é quando quisermos mencionar a um “conjunto de computadores autónomos interligados por uma única tecnologia”.

E na perspectiva de Forouzan (2006), rede trata-se de um conjunto de dispositivos ligados por links, normalmente denominados de nós. Esse nó pode ser um computador, impressora ou qualquer outro dispositivo capaz de enviar ou receber dados gerados noutros nós da rede. As mesmas classificam-se quanto a hierarquia, topologia e a área de abrangência.

HIPÓTESES

  1. Hipótese: Redes estruturadas minimizam os problemas numa infra-estrutura de rede tornando-a o mais estável possível, ocasionando minimização dos custos e optimização de resultados.
  1. Hipótese: Com a estruturação de uma rede, é minimizado o tempo gasto na resolução de problemas, afectando a disponibilidade dos serviços de TI o mínimo possível.
  1. Hipótese: Uma rede estruturada garante uma maior confiabilidade e eficiência na utilização dos recursos de rede, aumentando a produtividade dos usuários da mesma. 

OBJECTIVOS

A rede corporativa é implantada de forma a prover serviços de dados e acesso a Internet. Essa rede deve atender todos os sectores da empresa, compostos por Com os departamentos de Código De Estrada, Mecânica, Recursos Humanos, Finanças e a Directoria. Tendo os seguintes objectivos:

OBJECTIVO GERAL

Implementação de uma rede corporativa, na empresa Tchinhungo.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • Obter informações do funcionamento actual da rede.
  • Identificar os erros dentro da rede.
  • Deduzir os requisitos para a instalação do servidor e a configuração do SOR Windows Server 2012
  • Configurar os serviços que possibilitam extinguir as debilidades encontradas.
  • Simular o funcionamento do Windows Server 2012 r2 em ferramentas virtuais

 

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista o ambiente corporativo actual percebe-se o quanto os recursos computacionais têm se tornado essencialmente necessárias, com o avanço da globalização a utilização das redes computacionais tem se mostrado cada vez mais presente no dia a dia de trabalho das pessoas.

O desempenho do acesso à rede global está directamente ligado à rede local sendo esta o veículo de saída, se uma rede local não alcançar a eficiência necessária para uma boa utilização tanto a comunicação interna quanto a externa de sistemas computacionais encontram-se prejudicadas.

A busca por uma rede de eficiência desejável, dispõe de um conjunto de estados com foco na optimização das redes, avalizando custo benefício e trazendo uma gama de soluções que auxiliem neste processo.

Avaliando o desempenho das redes se faz necessário pensar, também, de forma objectiva na diminuição de problemas e no tempo gasto na resolução dos mesmos. Desta forma, se faz necessário pensar em estruturar as redes a fim de concentrar as vias de comunicação, facilitando também o gerenciamento por meio da centralização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (152.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com