TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPRESSORA 3D: ALGUNS CONCEITOS

Por:   •  21/9/2015  •  Artigo  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

ABSTRACT

This work is to present, clarify concepts and characteristics about the technology of 3D printers and rapid prototyping printer that is capable of generating three-dimensional shapes.

Arguing various issues about this technology, such as printing methods, raw materials, print dimensions, examples of which can be printed, used software, operating systems, printer models both for industry, office and residential models as the famous homemade RepRap and among other issues will be addressed.

RESUMO

Este trabalho consiste em apresentar, esclarecer características e conceitos a respeito da tecnologia de impressoras 3D e prototipagem rápida, impressora que é capaz de gerar formas tridimensionais.

Argumentando diversos assuntos sobre esta tecnologia, como métodos de impressão, matéria-prima, dimensões de impressão, exemplos do que pode ser impresso, software utilizados, sistemas operacionais compatíveis, modelos de impressoras tanto para indústria, escritório e residencial quanto modelos caseiros as famosas RepRap e entre outros assuntos serão abordados.

1. INTRODUÇÃO

Existem novas tecnologias de informação, que segundo Junior e Paris (2008), vão além do computador isolado, abrangendo equipamentos de fax, impressoras e copiadoras inteligentes, processamento de imagem, multimídia dentre outros. Tecnologias como a de impressoras 3D, é um exemplo disso. Podem ser criados protótipos dos mais variados tipos desde objetos a itens usados na medicina. Isto, pois se observa um papel cada vez mais importante das impressoras 3D para a construção de próteses, e quem sabe até na substituição eventual de alguns órgãos internos como rins, etc., futuramente (IMPRESSÃO 3D PRINTER, 2013).

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3. DESENVOLVIMENTO

Impressora 3D ou prototipagem rápida designa um conjunto de tecnologias utilizadas para fabricar objetos físicos a partir de fontes de dados que são gerados por sistemas de projeto auxiliado por computador (GORNI, 2001). O processo de impressão funciona basicamente pela leitura do modelo 3D pela máquina que faz uso de laser para solidificar a matéria-prima, camada por camada. Ao término da fabricação, uma plataforma móvel faz o produto emergir do meio do material básico. A prototipagem rápida oferece benefícios como a diminuição de tempo ao desenvolver um produto, reduzindo o tempo de construção se comparado com um protótipo convencional, além de minimizar problemas de engenharia como encaixes, montagens e interferências (SEACAM, 2013). Porém, existem malefícios no uso de impressoras 3D, como a pirataria de produtos, criação de armas etc. Entretanto, os materiais utilizados pela impressora podem trazer riscos a saúde através, pois ela libera polímeros plásticos ABS e PLA. Com o calor, elas emitem partículas ultra finas ou UFP, entram facilmente pela respiração, podendo acarretar doenças como câncer, derrames e asma (TECMUNDO, 2013).

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que a prototipagem rápida é de suma importância hodiernamente, pois é uma área em constante processo de evolução,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com