TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES

Por:   •  14/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: DEFINIÇÕES

ATIVIDADE 1

Prof.º Sergio Moraes

Disciplina: Interação Humano-Computador

Sorocaba

Março/2019

INTRODUÇÃO 2

2. DEFINIÇÕES DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR 3

2.1 IHC com o tempo 4

3. CONCLUSÃO 6

4. REFERÊNCIAS 7

INTRODUÇÃO

“O estudo da interação humano-computador (IHC) é a região de interseção entre

psicologia e ciências sociais, por um lado, e ciência da computação e

tecnologia, por outro. Pesquisadores de IHC analisam e projetam usuários específicos

tecnologias de interface (por exemplo, dispositivos apontadores). Eles estudam e melhoram o processos de desenvolvimento de tecnologia (por exemplo, análise de tarefas, lógica de projeto). Eles desenvolvem e avaliam novas aplicações de tecnologia (por exemplo, processadores de texto, bibliotecas digitais). Ao longo das últimas duas décadas, o ICH tem progressivamente integrado suas preocupações científicas com o objetivo de melhorar a

usabilidade de sistemas e aplicativos de computador, o que resultou em um conjunto de

conhecimento técnico e metodologia. A HCI continua a oferecer um desafio

domínio de teste para aplicar e desenvolver teoria psicológica e social no

contexto de desenvolvimento e uso de tecnologia.”,

(John M. Carroll, 1997, “HUMAN-COMPUTER INTERACTION: Psychology as a Science of Design”) abstraindo sobre IHC.

A IHC tem como o seu objetivo principal facilitar a utilização humana em relação ao computador, que se for deficiente pode trazer inúmeros problemas de efetividade do sistema em questão. Que não proporcionará uma transferência adequada de informações entre o cliente e o computador.

2. DEFINIÇÕES DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

Começaremos com definições básicas para facilitar o entendimento do assunto:

Interação: São as determinadas maneiras de que o cliente pode comunicar com o sistema. Esse termo pode ser dividido em subtermos como (existem mais alguns subtermos menos relevantes para esse contexto que não serão citados por motivos de simplicidade):

Domínio (nível de ‘expertise’ no conhecimento da atividade);

Intenção (ação específica requerida para alcançar a finalidade);

Tarefas (operações para manipular os conceitos de um domínio);

Objetivo (‘output’ desejado pela tarefa executada).

Sistema:

Grupo de entidades relacionadas ou que simplesmente interagem entre si que quando juntas formam um todo unificado. (definição de sistemas da informação, no livro “Human-Computer Interaction” ele dá a simples definição de sistema como uma aplicação computadorizada).

Feedback:

Retornar ao usuário informação sobre as ações que foram feitas, quais os resultados obtidos, é um conceito conhecido da teoria da informação e controle.

Interface:

De acordo com Gildásio Guedes Fernandes o termo Interface Humano-Computador surgiu na segunda metade dos anos 80. Os estudos relacionados a essa interface está pautado na criação de um design atraente para o sistema computacional de forma a tornar o seu uso, pelo ser humano, mais agradável e inteligível.

As pesquisas e estudos sobre Interface humano-computador não é, em sua essência, direcionada para o computador ou o ser humano, mas sim para a interação entre esses dois elementos.

Para Hermínio Jr. o tema se divide em duas áreas, sendo elas Interação Homem-Computador (IHC) e Interface Humano-Computador (HC). [...] IHC - É a aplicação do conhecimento para produzir interfaces“amigáveis” [...]. Tudo que ocorre entre o ser humano e um computador utilizado para realizar suas tarefas, ou seja, é a comunicação entre estas duas entidades.

HC - É o componente (software) responsável por mapear ações do usuário em solicitações de processamento ao sistema (aplicação), bem como apresentar os resultados produzidos pelo sistema.

Podemos entender então que o IHC está voltado para facilitar a comunicação, desenvolvendo produtos que sejam mais práticos e ergonômicos (confortáveis) para seus usuários, levando-os a terem melhores experiências com as máquinas. Já o HC tende a melhorar o uso dos usuários com os programas, isso através de pesquisas que mostram como o nosso cérebro reage quando estamos utilizando esses aparelhos, assim é possível criar programas que sejam mais intuitivos e se relacionem melhor com nós.

De acordo com a SBC(Sociedade brasileira de computação), a área de Interação Humano-Computador (IHC) se dedica a estudar os fenômenos de comunicação entre pessoas e sistemas computacionais que está na interseção das ciências da computação e informação e ciências sociais e comportamentais e envolve todos os aspectos relacionados com a interação entre usuários e sistemas . A pesquisa em IHC tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com