TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação de uma Rede para a operação da empresa ENDEAVOUR

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.767 Palavras (20 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 20

RESUMO

 

 

Este documento descreve as atividades e processo de um Projeto de Implantação de uma Rede para a operação da empresa ENDEAVOUR. A empresa é composta por diversas com sede em São Paulo e mais 6 filiais nas Cidades Porto Alegre-RS, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Goiana-GO, Campo Grande-MS e Palmas-To, que exigem conexão local e interconexões remotas. Após análise dos produtos oferecidos pela empresa, identificou-se a necessidade de incluir um sistema com máxima disponibilidade, segurança e robustez. A implantação dos recursos descritos abaixo é primordial para que as atividades empresariais deem início. 

 


Sobre a Empresa

A empresa ENDEAVOUR, com sede em São Paulo e mais 6 filiais nas cidades Porto Alegre-RS, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Goiana-GO, Campo Grande-MS e Palmas-To. Considerando-se que a Matriz da empesa São Paulo-SP (Local do Processamento de Dados) e a filial de Palmas-TO é apenas uma representação da empresa, além de São Paulo-SP, possuem cerca de 300 usuários em cada unidade. A filial de Porto Alegre-RS, irá possuir um site backup do database da matriz São Paulo-SP sendo nas seguintes condições de replicação de dados como segue abaixo:

O database (SQL) da matriz São Paulo possui o tamanho aproximado de 1 Terabyte;

O número de transações diárias é cerca de 7.500 (considerar como número médio de transações diárias entre todas as unidades);

O tamanho de cada transação é de 456 kbytes.

Sincronização em tempo real deste banco de dados com o servidor de São Paulo (considerar a replicação no prazo de 24 horas);

Prover estudo de técnicas e tecnologias adequadas a esta tarefa, podem ser portabilizadas ferramentas software e hardware para a conclusão do sincronismo, observar que este sincronismo deve acontecer em tempo real e com capacidades de regeneração em caso de parada voluntária/involuntária do sistema.

 Montar estrutura diferenciada de comunicação entre São Paulo e Porto Alegre, que permita o sincronismo dos dados, utilizando tecnologia de ligação apropriada para a tarefa, observar a demanda por serviço de missão crítica, apropriar tecnologia de comunicação de alto desempenho, desenvolver algoritmo para o estabelecimento de velocidade/carga necessária para a tarefa do sincronismo.

Desenvolver plano de endereçamento IPV4 (respeitar o plano de crescimento de 12% em três anos)

Resolver modelo lógico da topologia de conectividade (exceto a conexão de sincronismo diferenciada São Paulo – Porto Alegre) em ferramenta packet tracer com solução CISCO (aplicar o modelo HUB-SPOKEN de topologia, ou sugerir outro modelo contemplando redundância).

Submeter este modelo na apresentação do PIM junto ao professor coordenador e banca de professores.

Desenvolver em São Paulo modelo de rede hierárquica, observar as camadas e o formato de alocação dos ativos e servidores do ambiente.

Desenvolver estratégia básica de segurança inter-redes

Na matriz ficam os servidores de Internet, correio eletrônico, servidor de arquivos. A virtualização de serviços e servidores on-site será apreciada como tecnologia padrão.

O acesso à Internet deve ser feito de forma centralizada (somente via matriz) e se apresentar com todos os recursos técnicos de segurança, qualidade e disponibilidade;

Apresentar plano de escolha do melhor grupo de servidores, sejam virtualizados ou não. Estabelecer um comparativo das plataformas de virtualização contra servidores não virtualizados, evidenciar com base no seu projeto as características positivas e negativas da escolha.

 

Os links de Telecom entre as filiais e a matriz devem possibilitar tráfego de dados com alta disponibilidade;

Para garantir disponibilidade de 99,90% a rede de WAN deverá ser redundante;

Todos os servidores na matriz, PCs remotos nas filiais e os links de Telecom devem ser monitorados por ferramentas de gerenciamento de redes adequadas;

Todo o ambiente deve estar preparado para um crescimento de 12% num prazo de 3 anos.

Implementação de um sistema de gerenciamento capaz monitorar todos os recursos de rede (circuitos de Telecom e máquinas).

Para o desenvolvimento do projeto escrito, o grupo deverá ter em mente que, no mínimo, deverão ser apresentados os tópicos abaixo:

Topologia básica de distribuição dos equipamentos de rede, servidores, switches, roteadores, equipamentos de Telecom etc. É necessária a apresentação do plano de endereçamento IP (individualizado por filial);

Indicar e justificar o uso dos hardwares (switches/roteadores) e softwares (sistemas operacionais) utilizados na rede;

Explicar o porquê da escolha do sistema operacional em relação a outra opção (ex. se escolheu Windows, explicar porque não Linux e vice-versa);

Definir acessos de telecom redundantes para prover um SLA 99,90% de disponibilidade da rede;

Definir dos protocolos e das tecnologias de WAN para o projeto, justificando: Características técnicas que levaram a escolha do protocolo e das tecnologias de WAN; facilidade de implementação; facilidade de contratação dos serviços e especificação técnica de contratação do link junto a Operadora de Telecom. O projeto deve contemplar mais de uma tecnologia de WAN para acesso à nuvem da Operadora;

Definir Domínio e apresentar projeto de Active Directory para atendimento a todos os usuários da rede;

Definir as políticas de configuração e implementação de serviços DHCP e DNS a partir da matriz;

Indicar e justificar o uso do SLA para o projeto, destacando as ferramentas envolvidas para medi-lo;

Apresentar a documentação da Base Line dos ativos de redes com a tabela de configuração da rede para troubleshooting.

Apresentar estrutura de BKP das configurações e IOS dos equipamentos, mais o BIT com a documentação para recuperação de dois incidentes para cada ativo de rede.

Incidente 1 – Perda de configuração

Incidente 2 – Perda de ativo

Apresentar BIT com o procedimento de disaster recovery dos ativos de rede.

Fase 1 Recuperação local.

Fase 2 Recuperação remota pelo NOC.

Apresentar ferramenta de gerenciamento dos ativos e circuitos; justificar a escolha (pontos positivos e negativos da ferramenta de gerenciamento escolhida) e apresentar o mapa de gerenciamento da rede.

Projeto de Instalação de Linux Proxy com SARG ou Projeto de Instalação do MRTG em ambiente Windows ForeFront TMG. É função do grupo apresentar o objetivo do trabalho, justificativa da solução, etapas de instalação, modelos de telas e relatórios e conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (906 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com