TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria Revolução Industrial

Por:   •  23/11/2020  •  Ensaio  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

        INDÚSTRIA 4.0

Estamos adentrando a 4ª Revolução Industrial. Ou, para colocar em um termo mais de acordo com os tempos atuais, na Indústria 4.0. Temos avançado cada dia mais na automação dos sistemas, e nos tornamos completamente dependentes da internet e dos dispositivos que acessam-na. Essa revolução, entretanto, vem a um custo cada vez mais elevado para o meio ambiente e para a sociedade em si, gerando um quadro de desigualdade social e desequilíbrio ambiental.

        O modelo de sociedade em que vivemos gera um comportamento consumista extremamente exacerbado. Nós somos constantemente instados a comprar, a gastar, a mudar, acessar, etc. e estamos a todo momento gerando informações, que são mineradas para que empresas possam vender seus serviços e produtos de uma forma mais efetiva.

        A infraestrutura montada para essa operação também é um grande gerador de impacto negativo no meio ambiente. Um artigo de 2009 feito em Harvard constatou que uma simples pesquisa no Google libera em média 7gramas de CO² na atmosfera, e os data centers, em 2010, chegaram a utilizar em torno de 2% de toda a energia gerada na terra). Provavelmente esse número sofreu uma alteração para mais, uma vez que, atualmente, existe uma faixa de 6 aparelhos conectados à internet por pessoa na Terra.

A NECESSIDADE DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Por um longo tempo os avanços tecno-científicos desconsideraram a conexão entre economia e ecologia, o que acabou gerando uma maior degradação ambiental do nosso planeta. A diminuição de reservas de recursos não renováveis, o aumento de resíduos sólidos per capita e a redução do espaço para seus armazenamento são alguns dos exemplos de desenvolvimento insustentável.

        Com todo esse impacto negativo gerado pelos avanços tecno-científicos, em sua maior parte durante a era da 3ª Revolução industrial, foi idealizado, no final dos anos 1980, o conceito de sustentabilidade: nós efetivamente precisamos suprir as necessidades do agora, mas a que custo? A sustentabilidade foi pensada como uma maneira de suprir essas necessidades, porém sem comprometer a capacidade das gerações futuras fazerem o mesmo. Ela é o conjunto de práticas e estudos no intuito de atender o agora SEM comprometer o amanhã. Ela está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem uma agressão ao meio ambiente, evitando o desperdício e adotando métodos inteligentes de produção.

SUSTENTABILIDADE COMO MODELO DE NEGÓCIO

O envolvimento das organizações com questões socioambientais pode se transformar em oportunidades de negócios, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas preservar os recursos naturais e gerar vantagem competitiva. Assim, empresas pró-ativas antecipam a busca pelas melhores alternativas para transformar questões ambientais em questões de negócios.

1º - porque há uma demanda de maior parte da sociedade.

        Hoje há uma uma demanda social que pede uma distribuição justa e equitativa do consumo e bens naturais e serviços entre todas as pessoas na terra

2º - efeitos positivos no meio ambiente

        A dimensão ambiental abrange a preocupação em produzir e consumir de maneira a garantir que os ecossistemas possam manter sua autorreparação ou sua capacidade de resiliência.

3º - Redução do custo de operação das empresas

        A redução inteligente de custos impacta diretamente nos lucros da empresa.

        A TI VERDE E A RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL

        A TI se tornou uma parte significativa e crescente dos problemas ambientais que a sociedade contemporânea se depara. Não obstante, a responsabilidade socioambiental deixou de ser uma opção para as organizações, tornando-se uma questão de visão, de estratégia e, muitas vezes, de sobrevivência. Nesse contexto, o gerenciamento inteligente da TI pode ser uma alternativa às organizações, não só para minimizar os danos causados ao meio ambiente, melhorar a efetividade do consumo de energia elétrica, diminuir o descarte de equipamentos e reduzir os custos operacionais do negócio, como também para desenvolver um ambiente organizacional sustentável em harmonia com os anseios da sociedade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com