TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência Artificial para Jogos Eletrônicos

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.934 Palavras (16 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 16

Inteligencia Artificial Para Jogos Eletrônicos

Saulo Henrique de Castro

saulohdc89@yahoo.com.br

Centro Universitário SENAC

A abordagem deste artigo consiste em entender os paradigmas de Inteligencia Artificial em jogos eletrônicos. Como ela é aplicada e fazendo uma análise exemplificada de como isso pode trazer desafios ao jogador e também o futuro para esse ramo.

Palavras-chaves: IA, Jogos Digitais, Computação

1. Introdução

A humanidade diante o tempo vem desenvolvendo o desejo que algo que facilite ou faça seu trabalho, as suas funções básicas que necessitam de raciocínio lógico ou que façam tarefas domésticas. Nesse segmento, a Inteligência Artificial atua como possível nesses anseios.

A Inteligência Artificial pode ser compreendida como: “a arte de criar máquinas ou executar funções que exigem inteligência quando executadas por pessoas.” (Kurzweil,1990). Conceitualmente, a Inteligência Artificial pode ser definida como “a automatização de atividades que associamos ao pensamento humano, atividades como tomadas de decisões, a resolução de problemas, o aprendizado.”(Bellman,1978). Em uma definição mais geral pode ser compreendida como “AI é a criação de programas de computador que simulam o agir e o pensar como um humano, bem como agir e pensar racionalmente”(AI Bible,

Artificial Intelligence: A Modern Approach, Russel and Norvig [Russel 95]). Esta definição abrange tanto os pontos de vista cognitivos e comportamentais visões de inteligência(por exigir emulação de tanto de ações como pensamentos). Ele também inclui, como separa as noções de racionalidade e “humanidade”.(Porque ser humano é, por vezes, longe de ser racional, mas ainda é considerado inteligente.)

A inteligência Artificial vem sendo utilizada em diversas aplicações principalmente no setor industrial, na execução de tarefas minuciosas que necessitam muita atenção no que fazem. Nesse sentido aproxima-se a Inteligencia Artificial com a Robótica, produzir robôs que são capazes de executar tarefas, qual requisitam detalhamento e exercem em quaisquer que sejam os segmentos na indústria, automotiva, alimentos, química. Atualmente a Inteligência Artificial tem inúmeras aplicações, dentre elas a imersão com os jogos eletrônicos, em subsídio à engenharia de software e no desenvolvimento de software geral.

Hoje há uma crescente diversificação do mercado em relação as tecnologias presentes, na qual é inevitável. No campo de Inteligência Artificial não é diferente, as pesquisas precisam atender á todas vertentes que têm necessidade de mercado. Um dos princípios do campo é o jogos eletrônicos, um mercado que vem crescendo mundialmente.

2. A Inteligência Artificial em Jogos Eletrônicos(Game AI)


Deve-se separar sobre as aplicações de computacionais de IA e o termo IA do encontrado no meio acadêmico. Para distinguir a inteligência artificial usada em jogos e no meio acadêmico. É adotado o termo Game AI.(FUNGE,2004)

A principal diferença entre IA acadêmica e IA para jogos é o objetivo de cada um busca. No primeiro caso é buscar soluções para problemas extremamente complexos, como imitar o reconhecimento que os humanos são capazes de realizar, entender e construir agentes inteligentes. No segundo caso, é a diversão. O problema não é como ele pensa e sim, como age. Isso é consequência de jogos eletrônicos serem negócios – Os consumidores desses produtos compram buscando diversão e não como a inteligência de um produto é criada, desde que transforme o jogo divertido e desafiante, além de tomar decisões coerentes com o jogo.(TOZOUR,2002) (SCHWAB, 2004)

Jogos não necessitam de uma ampla noção de AI. Game AI é especificamente um código de um jogo que aparecem elementos que o computador controla para tomar decisões inteligentes quando o jogo tem múltiplas escolhas para uma dada situação, resultando em comportamentos eficazes e úteis. Os comportamentos de AI gerados são muito orientados para os resultados, com isso podemos dizer que o mundo do jogo está principalmente preocupado ala comportamentalista da ciência da AI. Qual se põe foco em apenas respostas que o sistema gerará e não realmente como chegou. A preocupação está na forma ele funciona e não como ele pensa. Jogadores pouco se importam se o jogo está usando um enorme banco de dados de decisões em scripts, se está fazendo dirigidas procuras de uma das árvores de decisão, ou se está construindo uma base de conhecimento exato e fazendo inferir escolhas baseadas em regras lógicas.

 

A Inteligência Artificial sempre esteve presente nos jogos eletrônicos. Desde suas origens de produções de games, há a necessidade de interação jogo-humano ser inteligente, por justamente prender a atenção de quem joga.

A principal característica da Inteligência Artificial para Jogos Eletrônicos é a diversão. O foco de desenvolvimento de games com a dada tecnologia é a diversão, entretenimento do usuário. É ela que vai proporcionar desafios maiores ao jogador. O desenvolvimento de jogos eletrônicos com Inteligência Artificial é relacionado principalmente aos comportamentos que aplicação tem contato humano, ou seja à interação entre a interface e o usuário, mesmo os algoritmos que governam tais interfaces, sejam responsáveis por tais inteligências[Schwab,2004].

Em cada gênero, o uso de Inteligência Artificial é diferenciado, pois cada jogo possui necessidade que se deve ser aplicada.

3. Histórico da IA nos jogos

Conforme já mencionando a IA para jogos não é a mesma pesquisa no meio acadêmico. No começo do desenvolvimento dos jogos eletrônicos, era mais conhecida como “programação de jogabilidade” pois não havia nada inteligente sobre os comportamentos exibidos pelos personagens controlados pelo computador.

3. Tipos de Game AI

Se encontra diversas formas de implementar algoritmos para aplicação a Inteligência Artificial em Jogos Eletrônicos, cada técnica usa implementação específica para ter um resultado especial para objetivar o que gênero do jogo necessita. Essas técnicas servem para dar aos personagens certa inteligência(ou ao menos fazer parecer são inteligentes) e uma personalidade (BOURG, 2004). Segundo (LAMOTHE,1999), um dos princípios básicos de IA determinísticos e padrões de movimentos, onde comportamentos são pré-programados ou pré-processados. Ainda, (DALMAU, 2004) cita quatro tipos principais de IA que são implementadas em jogos: máquinas de estado, sistema baseado em regras, algoritmos de busca e algoritmos genéticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (397.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com