TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inteligência no Combate ao Crime Organizado

Por:   •  8/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Qual o seu tema de pesquisa dentro da linha escolhida? Máximo de 10 palavras

Tema: Inteligência e contrainteligência no combate ao crime organizado.

2- Qual o problema que você quer tratar? Por que ele é relevante? Máximo de 200 palavras. 30 pontos

Problema de pesquisa:

Dentro de um bojo de desenvolvimento das organizações criminosas transnacionais e também de prejuízos que essas organizações poderiam causar para a estabilidade institucional de países do hemisfério, é possível notar que algumas questões precisam ser levadas em consideração. Dentre elas, o papel representado pela inteligência no combate ao crime organizado.

Na atividade de inteligência a importância reside tanto no sentido de prevenir ações criminosas, quanto de fornecer dados relevantes para reprimir delitos e, especialmente para estabelecer os cenários e estratégias de intervenção nos campos de segurança pública e institucional.

Dessa forma, como problemática de pesquisa a emergir do trabalho resultante desse projeto, se encontra a compreensão sobre a estrutura da comunidade de inteligência e contrainteligência no Brasil e suas possibilidades de aplicação em órgãos de inteligência brasileiros visando o combate ao crime organizado. Sendo assim, como questão pontual a ser solucionada à finalização da pesquisa resultante desse, a pergunta: de que maneira a inteligência aplicada à segurança pública pode contribuir no combate ao crime organizado?

3- Cite duas referências científicas relevantes que tratam do problema. Quais limitações de cada uma delas? Máximo de 200 palavras. 30 pontos

Referências científicas e limitações:

Em meio a uma escassez bibliográfica sobre o tema, sobretudo no campo acadêmico-científico, a primeira referência científica eleita foi a monografia de Brito (2007) apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do autor é apresentar as linhas gerais sobre a estrutura da comunidade de inteligência brasileira e suas possibilidades de aplicação em órgãos de inteligência brasileiros a fim de combater o crime organizado transnacional. Dentre as limitações principais do estudo do autor, está uma fundamentação com base em uma bibliografia escassa sobre o tema, o que envolve grandes trechos do estudo escritos sem referenciação e, portanto, frágeis no sentido de validade e credibilidade das informações apresentadas.

O segundo trabalho é um artigo científico de Mingardi (2007) que tem por objetivo o debate de uma questão essencial no combate às organizações criminosas, pairando sobre a questão de como fazer uso da inteligência criminal de maneira efetiva para essa finalidade. As principais limitações do artigo envolvem também a escassez de bibliografia, o que faz com que o autor parta para a expressão de opiniões e posicionamentos, o que tende a fragilizar o conteúdo em seu caráter puramente científico.

4- Como você pretende resolver o problema? Indique hipóteses, referencial teórico, métricas, modelos, bases de dados, métodos, abordagens, ou outros meios. Máximo de 200 palavras. 30 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com