TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interação Humano Computador

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal Fluminense

Instituto de Computação

Disciplina de Interação Humano Computador

Profa. Daniela G. Trevisan

Modelos baseados na Psicologia Experimental: Lei de Hick e Fitt´s Law

Modelos baseados na Psicologia Cognitiva Aplicada: Princípios de Gestalt

1. Considere o problema de encontrar o nome de uma cidade em uma lista onde os itens estão em ordem alfabética e onde todos os nomes são exibidos simultaneamente.

  1. Explique o princípio que rege a lei de Hick-Hyman no cálculo do tempo que um indivíduo leva para encontrar o nome de uma cidade na lista descrita.

R: A lei de Hick-Hyman relaciona o tempo que leva uma pessoa a tomar uma decisão com um número de escolhas possíveis. O tempo que se leva para tomar qualquer decisão é diretamente proporcional ao número de alternativas apresentadas. Ou seja, aumentando o número de opções vai aumentar o tempo de decisão logaritmicamente. O tempo de reação é fundamental para medir o desempenho do usuário, pois indica a velocidade e a eficácia ao tomar uma decisão, sendo realizada a partir do intervalo entre a apresentação do conteúdo e o início da resposta, que apresentam três estágios de a ser percorridos: identificação do estímulo, seleção da resposta e programação da resposta. É como se fosse uma busca binária. A lei assume que as pessoas subdividem o número total de opções em categorias, eliminam aproximadamente metade das opções a cada passo e que não selecionam considerando as escolhas uma a uma, como se fosse uma busca em árvore binária. Essa lei pode ser aplicada caso haja um princípio de organizações dentre as opções.

  1. Com base no princípio da lei de Hick-Hyman, aponte uma maneira de diminuir o tempo necessário da busca. Justifique a solução proposta.

R: Separar os nomes por estado e em ordem alfabética e não exibir todos os nomes simultaneamente. Por exemplo, colocar todas as cidades do Rio de Janeiro numa lista, as cidades de São Paulo em outra lista, assim sucessivamente. Só exibir os nomes das cidades quando a pessoa selecionar a lista das cidades do estado em que está a cidade desejada. Como a Lei diz que aumentando o número de opções vai aumentar o tempo de decisão logaritmicamente, com menos opções o tempo diminuirá.

2. Considere a Lei de Fitts para responder as questões a seguir:

  1. Microsoft Toolbars oferece ao usuário a opção de mostrar labels abaixo de cada ícone de ferramenta. Cite pelo menos uma razão porque ícones com labels podem ser acessados mais rapidamente. (Assuma para tanto que o usuário conhece a ferramenta e não precisa do label para identificá-la.)

R: Porque a área fica maior. Pois a lei diz que quanto maior for a área, mais rápido será para acessá-la.

  1. Sabe-se que um usuário destro consegue atingir o centro exato de uma tela de 1600 x 1200 pixels com uma precisão de 10 pixels. Você tem que posicionar um alvo de 1 pixel o qual o usuário tem que apontar. Liste as 5 localizações na tela desse alvo que o usuário deve acessar mais rapidamente.

R: As quatros diagonais, inferior esquerda, inferior direita, superior esquerda e superior direita e no limite superior da tela.

  1. Explique por que um menu suspenso da Macintosh pode ser acessado pelo menos cinco vezes mais rápido que um típico menu suspenso do Windows. Aponte pelo menos duas razões pelas quais a Microsoft fez uma decisão aparentemente tão ineficiente.

R: Porque o menu suspenso da Macintosh permite que um deslocamento indefinidamente longo naquela direção acerte o alvo.  Por ser baseado em “janelas” onde cada “janela” tem suas especificidades e para que se possa trabalhar com mais de uma janela ao mesmo tempo sem ter que colocar uma janela em primeira plano para poder usar o menu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (322.5 Kb)   docx (482.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com