TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Internet e Iniciação a Redes de Computadores.

Por:   •  10/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Internet e Iniciação a Redes de Computadores.

1) Fale sobre a história de Internet, contando seus principais fatos históricos?

A Internet surgiu de um projeto da agência Advanced Research and Projects Agency (ARPA) com objetivo de conectar os computadores dos seus departamentos de pesquisa tendo início em 1969. Foi criado os e-mails por Ray Tomlinson para se ter comunicação entre computadores. Já foi criado o primeiro vírus em 1972 por Robert Thomas Morris chamado de creeper.

Em 1985, a ARPANET e a NSFNET se uniram (backbone) com uma nova rede que junto com os computadores ligados a elas, era a INTERNET.

Em 1990 o backbone ARPANET foi desativado. Em 1991/1992 a ANSNET, passou a ser o backbone principal da Internet, nessa época iniciou-se o desenvolvimento de um backbone europeu (EBONE), ligando com alguns países da Europa à Internet.

A partir de 1993 a Internet deixou de ser uma instituição de natureza apenas acadêmica e passou a ser explorada comercialmente, tanto para a construção de novos backbones por empresas privadas (PSI, UUnet, Sprint,...) como para fornecimento de serviços diversos, abertura essa a nível mundial. Surgiu em 1999 o site Google, que hoje é a maior site de busca da internet.

2) O que é fibra óptica? Em que seguimentos é utilizada?

Fibra óptica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plástico, produzido do quartzo, um dos minerais mais abundantes do mundo, tendo um custo baixo. É utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou informações codificadas. Têm diâmetro de alguns micrómetros, um pouco maior que um cabelo humano.

As fibras ópticas estão substituindo os fios de cobre, principalmente nas telecomunicações, pois não sofrem distorção do sinal por causa dos ruídos elétricos do ambiente externo ou das fibras óticas também agrupadas no cabo. A dificuldade de desviar qualquer sinal é consideravelmente grande e por isso são consideradas um meio bastante seguro para o transporte de dados.

3) Comente sobre crimes cibernéticos.

A vítima baixa sem saber um Cavalo de Tróia que instala um programa de registro no computador. Também é possível que a vítima receba um e-mail contendo um link de um site malicioso.

Em muitos casos, falhas ou vulnerabilidades no software facilita o acesso para o criminoso. Por exemplo, criminosos que controlam um site podem aproveitar a vulnerabilidade de um navegador da Web para introduzir um Cavalo de Tróia no computador da vítima.

Acontece também do criminoso entrar em contato com a vítima em uma sala de bate-papo para um encontro, e ele aproveita para cometer um crime. Ou membros de uma célula terrorista ou organização criminosa usam mensagens ocultas para se comunicarem para planejarem atividades.

4) O que significa servidor e cliente em uma rede? Quais são as funções do servidor?

É uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (clientes).

A função de um servidor de computadores é armazenar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com