TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à Tecnologia da Informação

Por:   •  12/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 8

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES - UNIDADE I – Introdução à Tecnologia da Informação

1. O QUE É UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO?Um sistema de informação constitui um tipo especial de sistema que pode ser definido de diferentes maneiras. Conforme mencionado anteriormente, um sistema de informação (SI) é um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam (processamento) e disseminam (saída) os dados e a informação e fornecem um mecanismo de feedback para atender a um objetivo (veja Fig.1.

[pic 1]

Entrada. Em sistemas de informação, entrada é a atividade de reunião e coleta de dados brutos. Na produção de contracheques salariais, por exemplo, a quantidade de horas trabalhadas por cada empregado precisa ser levantada antes do cálculo e da impressão deste documento. Em um sistema de graduação de uma universidade, as notas dos estudantes devem ser fornecidas pelos professores antes que o total das notas finais do semestre ou trimestre sejam compiladas e enviadas para os respectivos estudantes.A entrada pode ter vários formatos. Em um sistema de informação projetado para produzir contracheques, por exemplo, os cartões de ponto dos empregados podem representar a entrada inicial. Num sistema telefônico de emergência, uma chamada poderia ser considerada a entrada, enquanto em um sistema de marketing as respostas dos clientes nas pesquisas podem ser consideradas a entrada. Note que, independentemente do sistema envolvido, o tipo de entrada é determinado pela saída desejada do sistema.A entrada pode ser um processo manual ou automatizado. Um scanner de uma mercearia que interpreta os códigos de barras e registra o item da mercadoria e seu preço numa caixa registradora computadorizada equivale a um processo de entrada auto matizada. Independente do método, a entrada precisa ser criteriosa para alcançar a saída desejada.

Processamento. Em sistemas de informação, o processamento envolve a conversão e a transformação de dados em saídas úteis. O processamento pode incluir a realização de cálculos, comparações e tomadas de ações alternativas e, ainda, o armazenamento dos dados para uso futuro.O processamento pode ser feito manualmente ou com a assistência de computadores. Em uma folha de pagamento, a quantidade de horas trabalhadas por cada empregado precisa ser convertida em pagamento líquido. O processamento necessário pode envolver, primeiramente, a multiplicação do número de horas trabalhadas pelo valor da hora do empregado, a fim de se obter o pagamento bruto. Se forem trabalhadas mais de 40 horas semanais, as horas-extras também podem ser determinadas. Num segundo momento, as deduções são subtraídas do pagamento bruto para a obtenção do pagamento líquido. Por exemplo, os impostos federais e estaduais podem ser retidos na fonte ou subtraídos do pagamento bruto; muitos empregados possuem seguros-saúde e de vida, planos de poupanças e outras deduções que também precisam ser subtraídas do pagamento bruto para se chegar ao pagamento líquido.

Saída. Em sistemas de informação, a saída envolve a produção de informação útil, geralmente em forma de documentos e/ou relatórios. As saídas podem incluir contracheques para os empregados, relatórios para os gerentes e informação para os acionistas, bancos, órgãos governamentais e outros grupos. Em alguns casos, a saída de um sistema corresponde à entrada para outro. Por exemplo, a saída de um sistema que processa pedidos de vendas pode ser usada como entrada para um sistema de faturamento para clientes. Frequentemente, a saída de um sistema pode ser usada como entrada para controlar outros sistemas ou dispositivos. Por exemplo, a fabricação de um móvel para escritório é complicada e com muitas variáveis. Assim, o vendedor, o cliente e o projetista do móvel vão, através de várias interações, atender às necessidades do cliente. Software e hardware especiais são usados para criar o projeto original e revisá-lo rapidamente. Uma vez aprovado o protótipo do projeto, o software da estação de trabalho do projetista produz uma lista de materiais, que, por sua vez, segue para a fábrica para produzir o pedido.A saída pode ser produzida numa variedade de formatos. Para um computador, impressoras e monitores são dispositivos comuns, assim como um processo manual envolve relatórios e documentos manuscritos.

Feedback. Em sistemas de informação, o feedback é a saída utilizada para promover as mudanças na entrada ou nas atividades de processamento. Por exemplo, os erros ou problemas podem tomar necessário corrigir dados de entrada ou mesmo modificar um processo. Considere o exemplo da folha de pagamento. Supõe-se que a quantidade de horas trabalhadas por um empregado tenha sido inserida no computador como 400 em vez de 40 horas. A maioria dos sistemas de informação confere se os dados estão dentro de uma faixa predeterminada e, neste caso, para o número de horas trabalhadas, a faixa poderia ser de 0 a 100 horas. É improvável que um empregado trabalhe mais de 100 horas durante uma semana. Nesse caso, o sistema de informação concluiria que as400 horas estão fora da faixa e forneceria um feedback como, por exemplo, um relatório de erro. O feedback é usado para conferir e corrigir a entrada sobre o número de horas trabalhadas para 40. Se não fosse detectado, esse erro resultaria em um valor líquido alto impresso no contracheque.O feedback também é importante para a gerência e para os tomadores de decisão. Por exemplo, a saída de um sistema de informação poderia indicar que os níveis de estoque para alguns itens estão baixos. Um gerente poderia usar esse feedback e solicitar mais pedidos para o estoque. Os novos pedidos de estoque tomam-se, então, a entrada para o sistema. Nesse caso, o sistema de feedback identifica um problema existente e alerta o gerente que existem poucos itens em estoque. Além dessa abordagem, um sistema de computador também pode ser pró-ativo, fazendo a previsão de eventos futuros para evitar problemas. Esse conceito, freqüentemente chamado de previsão, pode ser usado para estimar as vendas futuras e pedir mais estoque antes que ocorra uma escassez.

Sistemas de Informação Manuais e Computadorizados:

Como discutido anteriormente, um sistema de informação pode ser manual ou computadorizado. Por exemplo, alguns analistas de investimentos elaboram, manualmente, gráficos e curvas de tendências para ajudá-los na tomada de decisões de investimento. Monitorando o preço das ações (entrada) nos últimos meses ou anos, esses analistas desenvolvem padrões através de gráficos (processamento) que os ajudam a identificar qual o preço das ações que está mais propenso a ser praticado nos próximos dias ou semanas (saída). Alguns investidores ganham milhões de dólares usando os sistemas de informação manuais de análise de ações. Cabe ressaltar que também existem excelentes sistemas de informação computadorizados. Por exemplo, muitos destes sistemas foram desenvolvidos para acompanhar os índices e o mercado de ações e, posteriormente, sugerir quando comprar ou vender grande quantidade de ações (programa de comércio) e tirar vantagem das discrepâncias do mercado.Muitos sistemas de informação começam como sistemas manuais e se tornam computadorizados. Por exemplo, considere o modo pelo qual o correio dos Estados Unidos classifica a correspondência. Em uma época, a maioria das cartas era escaneada visualmente por empregados dos correios a fim de verificar se o CEP estava no local apropriado. Hoje, o endereço nas cartas, registrado em código de barras, é lido pelo sistema postal eletronicamente e, via condutores, roteado para o local apropriado. Esse sistema de classificação computadorizado resulta num tempo de processamento mais rápido e fornece à gerência informações que ajudam a controlar o planejamento de transporte. Porém, cabe enfatizar que a simples automatização de um sistema de informação manual não garante a melhoria no desempenho. Além disso, se o sistema de informação subjacente for defeituoso, o ato de computadorizá-lo poderá somente ampliar o impacto dessas falhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com