TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Educacionais

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

JOSÉ GONÇALVES LUCENA NETO

ATIVIDADE SEMANA 01

RORAINÓPOLIS-RR

2016

JOSÉ GONÇALVES LUCENA NETO

ATIVIDADE SEMANA 01

Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina Jogos Educacionais, do 7° Semestre do curso de Licenciatura em Informática à Distância.

Orientador: Prof. Esp. Filipe Dwan Pereira

RORAINÓPOLIS-RR

2016


SUMÁRIO

Jogos Educacionais        04

Qual o papel do design no desenvolvimento de jogos?        05

Referências        05


JOGOS EDUCACIONAIS

Podemos dizer que os jogos são uma das atividades mais antigas da humanidade, onde cada jogo possui características particulares sendo individuais ou coletivos, há casos em que mesmo jogo possuis regras diferentes dependendo de fatores sociais e culturais de cada região, porem no geral os jogos possuem regras únicas, principalmente os jogos que fazem parte da grade olímpica.

Os jogos possuem um atrativo pois envolvem um desafio, o que faz com que a mente humana libere hormônios de prazer ao conseguir realizar os objetivos do jogo ou mesmo vencer um adversário.

Para a criação de um jogo e necessário um estudo da ideia principal e sua jogabilidade, que são as técnicas especificas e ações a serem realizadas durante o jogo. São analisadas também as tecnologias utilizadas e recursos que serão necessários para que o jogo funcione de forma atrativa para o usuário, fatores estes que definirão o sucesso ou fracasso do jogo.

Chandler (2012) ressalta que o conceito nunca pode ser vago ou impreciso. “Não precisa ser detalhado, mas tem de apresentar um objetivo interessante para o jogo alcançar. Às vezes é chamado de gancho do jogo” (CHANDLER, 2012, p. 218). De acordo com a autora, jogos que apresentam um problema para ser resolvido têm mais chances de agradar ao público. (EDUARDO, ANA CAROLINA, p 3 2014).

Na história dos jogos eletrônicos vimos que o primeiro jogo eletrônico foi desenvolvido pelo físico William Higinbotham, que fazendo uso de um osciloscópio criou um jogo de tênis de mesa, porem o mesmo não percebeu que daria o primeiro passo para o que foi uma das grandes vertentes empresaria que movimentaria o mercado nos anos seguintes.

O uso dos games para atividades educacionais vem crescendo a cada dia, pois o perfil dos novos alunos, são de crianças e jovens imersos nas novas tecnologias e com certeza não se prendem a apenas “lápis e papel”. Por isso que existem hoje vários jogos eletrônicos que foram convertidos em métodos pedagógicos e colaboram para o processo de assimilação do conteúdo. Fazendo uso dos jogos eletrônicos, os professores também podem aplicar os conteúdos pedagógicos de formas mais abrangentes.

Qual o papel do design no desenvolvimento de jogos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (81.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com