TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lessons Learned

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivos

Documentar as lições aprendidas de modo a aperfeiçoar principalmente os processos de gerenciamento de projeto.

Planejado  x  Realizado

        O produto final obtido se comparado ao planejado é considerado satisfatório, porém,  durante todo o processo houve a necessidade de reprogramar as atividades,  faltou empenho e compreensão em executar as atividades conforme planejado  e em muitos processos o foco foi maior em se obter o produto final com suas características e funcionalidades de acordo como o planejado , deixando de lado o ‘Como fazer?’, desprezando o planejamento da execução das atividades.

Os objetivos foram atingidos?

        Sim, mesmo com a ocorrência de problemas e mudanças no projeto,  ao final conseguimos alcançar tudo o que foi solicitado pelo cliente, atendendo suas necessidades, os requisitos funcionais e restrições como foi  inicialmente planejado.

Projeto foi entregue dentro do prazo?

        Sim, porém por problemas nas estimativas, na definição do escopo e no planejamento da mudança houveram conflitos no cronograma, o que demandou horas  extras de trabalho e a ação de enxugar o escopo, priorizando as tarefas mais importantes de forma a possibilitar o início da execução das atividades seguintes que possuíam  dependências com as que estão atrasadas.

No orçamento?

        Não, por consequências de atrasos no cronograma  houve a necessidade de alocação de mais recursos, além do que foi estimado e planejado,  como aquisição de novas tecnologias para dar agilidade ao processo e pagamento de horas extras à equipe.  

Atendeu o escopo?

         

Processos de gerenciamento de projetos

        É importante destacar o planejamento inadequado do projeto, houve falta de uma visão clara das expectativas do projeto onde alguns membros da equipe possuíam expectativas diferentes de outros membros, mesmo com todo o direcionamento do Sponsor. Alguns possuíam visões que poderiam ser consideradas melhores, mas que ocasionou a necessidade de retrabalho.  Destaque também para as estimativas, onde em grande parte foram baseadas em um projeto semelhante, feito anteriormente, mas que na prática ambos os projetos se mostraram diferentes gerando mudanças no escopo e atrasos e também o comprometimento do gerente de projetos com números demasiadamente baixos em relação aos prazos e orçamentos.

        Considerando-se o escopo, é importante destacar não apenas o crescimento não planejado do escopo pela grande quantidade de mudanças, mas também o bom gerenciamento que as grandes mudanças  obtiveram ao decorrer do projeto, sem deixar que atrasos alarmantes ocorressem. Porém é importar registrar o modo com que as mudanças pequenas foram aceitas sem pensar em suas consequências,  e o aumento do escopo se deu em grande parte pelo grande número de mudanças pequenas.  

Pontos fortes

        A comunicação durante o projeto foi bastante satisfatória. Houveram muitas reuniões  para que mal entendimentos pudessem ser identificados o mais rápido possível, o gerente de projetos evitou ser breve demais em suas explicações, a comunicação na maioria das vezes foi bastante clara,  informações passadas de forma objetiva e “enxuta”, evitando confusões por parte da equipe.  Relatórios foram elaborados sobre a situação do projeto e disponibilizados para a equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com