TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linux e o mercado corporativo

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.286 Palavras (26 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA

DISTRIBUIÇÕES LINUX E A COMPETITIVIDADE NO MERCADO

EDUARDO aihara

GUILHERME scopel de magalhães

KARINE ALEIXO DIAS

RICARDO NARCISO

RODRIGO DANTAS

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA

DISTRIBUIÇÕES LINUX E A COMPETITIVIDADE NO MERCADO

[pic 1]

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

Sumário

1        Introdução        04

1.1        Historico das distribuições        04

1.1.1        slaCKWARE        04

1.1.2        red hat        04

1.1.3        debian        05

1.2        linux e o mercado coporativo        07

2        referencial teórico        

3        análise de resultados        

4        conclusão        

ReferÊncias        


  1. IntroduçÃo

Há de se concordar sobre a liderança da Microsoft no mercado de T.I. para usários finais há muitos anos. A Microsoft popularizou-se há muito tempo e desde então tem se mantido e, inclusive, auxiliando com a popularização do uso de computadores pessoais através das inúmeras versões do Windows, softwares proprietários para empresas (como o conhecido Office, SQL) e mais recentemente por vídeo games e smartphones. Contudo, o uso do software livre vem crescendo cada vez mais, tanto para uso pessoal como para uso empresarial.

Em uma matéria divulgada em Março de 2013, pelo site The Linux Foundation, aponta que a utilização do Windows em servidores aumentou 3,2%, enquanto o Linux e Unix, utilizados em servidores, respectivamente, obtiveram um aumento de 12,7% e 24,1% no quarto trimestre de 2012. Além disso, a mesma pesquisa mostra que 76% das empresas que fornecem serviços de cloud computing utilizam Linux como plataforma para seus servidores e 74% planejam manter-se ou até expandir o uso do software livre. Amanda McPherson, vice-presidente de marketing e desenvolvimento da The Linux Foundation complementa:

Estamos vendo o crescente aumento de Linux nas empresas, especialmente nas mais importantes áreas de negócio. Com uma compreensão realista de como o Linux vem crescendo nas empresas, ajudará a entender como fornecedores e usuários podem trabalhar juntos para aplicar o Linux em tecnologias mais avançadas. (Amanda McPherson, The Linux Foundation, Global Enterprises Increase Linux Adoption in Critical Growth Areas Including Cloud Computing)

  1. Histórico das Distribuições

  1. Slackware

        Distribuição criada por Patrick Volkerding em meados de 1993, baseada na distribuição SLS Linux, e devido a época, foi distribuída em disquetes de 3.5”..

        Dentre as distribuições ainda ativas de Linux, ela é a mais antiga, e por dois anos desde sua criação foi considerada a distribuição “padrão”.

        Até hoje é uma das distribuições utilizadas para aplicações cliente-servidor, e muito utilizado em ambiente universitário.

        Apesar de ter sido criados no anos 1990, o Slackware é um sistema multiusuário e multiprogramado, e roda com facilidade em qualquer máquina atual, levando em consideração que o requisito mínimo para tal é um 386 com 2 Mb de RAM e 10 MB de espaço livre no disco.

        Apesar de possuir maneiras de utilizar interface gráfica, o sistema foi criado para se trabalhar em modo texto, sem as ferramentas gráficas.

O Slackware Linux (ou simplesmente "Slack") tem como objetivo manter-se fiel aos padrões UNIX, mantendo-se bem estruturada e organizada para administradores e usuários, profissionais e acadêmicos, rejeitando ferramentas de configuração que escondam o real funcionamento do sistema adotando o princípio KISS (acrônimo em inglês de: Keep It Simple, Stupid - Faça isto simples, estúpido) de produção. Além disso, o Slackware é composto apenas do empacotamento de aplicativos em versões estáveis (diferente das versões betas e de pré-lançamentos, ainda em condições de testes), em especial nas suas versões intermediárias (o -current), e sem alterações feitas fora dos times oficiais de desenvolvedores.(CARVALHO, 2003, p.02)

        

  1. RedHat

        RedHat talvez tenha sido a distribuição que melhor incorporou a visão e necessidades de mercado aliado ao Linux.

        Em 1993 Bob Young incorporou a ACC um catálogo na empresa que vendia Linux e Unix e alguns acessórios de softwares. Um ano depois, Marc Ewing criou sua própria distribuição Linux, com o nome de Red Hat Linux, e lançou seu software em Outubro do mesmo ano.

        Unidos, Young e Ewing, disponibilizaram a Red Hat em 1999, no dia 11 de agosto. O caminho seguido pela distribuição Red Hat era diferente das demais, tanto que neste dia, a empresa se tornou o oitavo maior ganho do primeiro dia na história de Wall Street.

        Red Hat segue adquirindo novos capitais, como a empresa Cygnus Solutions, que fornecia suporte comercial para softwares livres e GNU.

        Em 2002 a empresa muda sua sede, e no mês seguinte apresenta a solução para servidores, Red Hat Linux Server, que teria seu nome alterado para Red Hat Enterprise Linux. Empresas como Del, IBM, HP e Oracle anunciam apoio a plataforma.

        Entre lançamentos e melhorias nas distribuições, a empresa continua adquirindo outro negócios, como em 2008, com a compra da empresa Amentra, que na época provinha do ramo de serviços de integração de arquitetura e desenvolvimento de sistemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com