TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Redes de Computadores

Por:   •  16/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado do Amazonas

Redes de Computadores

Lista de Exercícios 01

  1.  O que é um protocolo de redes? O que ele faz? Exemplifique.

O que é: Um protocolo é um conjunto de regras para formatação e processamento de dados.

O que faz: Os protocolos de rede são como uma linguagem em comum para computadores. Os computadores dentro de uma rede podem usar softwares e hardwares muito diferentes; entretanto, o uso de protocolos permite que eles se comuniquem uns com os outros independentemente dessas diferenças.

Exemplo: protocolos executados no hardware de dois computadores conectados fisicamente controlam o fluxo de bits no “cabo” entre as duas placas de interface de rede.

  1. Quais os dois tipos de serviços que a Internet fornece às suas aplicações?  Quais as características de cada um desses serviços?

A internet fornece dois serviços as suas aplicações distribuídas: um serviço orientado a conexão e um serviço não orientado a conexão.

O serviço orientado a conexão é análogo ao sistema de telefonia que requer que as entidades de comunicação estabeleçam uma conexão antes de enviar os dados. Quando uma aplicação usa o serviço orientado a conexão, o cliente e o servidor enviam pacotes de controle um para o outro antes de remeterem os dados reais.

O serviço sem conexão é análogo ao sistema postal. Em que pacotes de são transmitidos da origem para o destino diretamente. Cada pacote é tratado como uma entidade individual e carrega um endereço de destino para identificar o destinatário pretendido.  

  1. Que vantagem tem uma rede de comutação de circuitos sobre uma rede de comutação de pacotes?

Uma rede de comutação de circuitos pode ter algumas vantagens em relação a uma rede de comutação de pacotes, dependendo do contexto e das características específicas da aplicação. Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido da origem até o destino, causando uma baixa latência, visto que não tem atrasos associados à divisão e ao roteamento de pacotes. Além disso, há uma maior garantia de entrega de dados na ordem correta e sem perda.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com