TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E FUTURO DOS NEGÓCIOS

Por:   •  15/1/2023  •  Dissertação  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]Trabalho de Conclusão de Curso[pic 2]

MBA EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E FUTURO DOS NEGÓCIOS

ALUNO: Rômulo Banhe ORIENTADOR: Cristina Moreira Nunes

[pic 3]

   SUMÁRIO        

  1. Descrição da solução        02[pic 4]
  2. Lean Canvas        03
  1. . Problema        03
  2. Segmento de Clientes        03[pic 5]
  3. Proposta Única de Valor        03[pic 6]
  4. . Solução        03
  5. Canais        03[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

O Problema

A inadimplência condominial é uma realidade bastante comum no País, existem diversas empresas focadas em tentar ajudar o condomínio que esse problema, alguns escritórios realizam o serviço de cobrança e alguns escritórios trabalham com garantia de receita, provendo o valor integral da receita para o condomínio independente do nível de inadimplência existente. Com essa garantia o síndico tem tranquilidade e segurança para honrar seus compromissos e quitar suas contas.

Síndicos em sua maioria são moradores do condomínio sem uma formação específica voltada para a administração do mesmo. Isso acarreta uma série de problemas dentro do condomínio, podendo ser esses apenas de organização, contábeis ou até mesmo jurídicos.

No intuito de auxiliar os síndicos existem uma série de empresas focadas em condomínios, contabilidades, administradoras, garantidoras, escritórios jurídicos. Todas essas empresas têm algumas necessidades em comum, organização e disponibilidade de documentos, acesso e controle de boletos de taxas condominiais e seus respectivos pagamentos.

Com a popularização dos aplicativos móveis estão aparecendo diversas soluções que prometem ajudar nesses pontos, porém a maioria não é integrada a outras soluções, trazendo a necessidade de retrabalho, como o cadastro e manutenção de dados dos moradores em mais de uma base de dados.

Escritórios especializados em garantia de receita para condomínios (garantidoras) utilizam em sua grande maioria, softwares desktops hospedados em um servidor local. Isso gera dificuldades em compartilhar dados entre filiais, receber e disponibilizar dados para clientes, contabilidades e administradoras, assim como planilhas de cálculos para escritórios de advocacia.

Esses softwares possuem integrações limitadas com sistemas bancários para geração de boletos registrados e execução de rotinas bancárias como baixa de títulos pagos, causando a grande necessidade de intervenção manual. Da mesma forma, não existe nenhum tipo de integração com sistemas judiciais para acompanhamento das cobranças ajuizadas, exigindo ainda mais trabalho manual.

Ao realizar a pesquisa em 3 empresas de cobranças de condomínios, em 3 cidades distintas no estado de SC, com uma quantidade de clientes entre 70 e 300 condomínios cada uma, foram identificadas as seguintes dores:

  • Não é possível fazer mais de um processo ao mesmo tempo, no meio de uma atividade se for necessário fazer uma pesquisa, o usuário é obrigado a fechar a janela atual para fazer a pesquisa, logo fechar a pesquisa e voltar à tela anterior.
  • Não é possível emitir relatórios retroativos. É possível saber o percentual de inadimplência do mês de janeiro na data atual, porém não é possível saber como estava a inadimplência de janeiro no dia 15 de fevereiro, por exemplo.
  • Muitos erros de cálculos, processos manuais e instabilidades em cada nova atualização.

[pic 11]

[pic 12]

Solução[pic 13]

A solução proposta neste trabalho é a criação de uma plataforma que possa ser utilizada por clientes, gerando informações analíticas sobre os condomínios aos escritórios. Além disso, pretende-se que esta plataforma seja escalável e flexível, assegurando a automatização de processos internos dos escritórios através de autoatendimento.

Focada para empresas e escritórios especializados em cobrança de condomínios, a plataforma de serviço de cobrança possibilitará serviços de controle de entradas e saídas, emissão de boletos, controle do balancete dos condomínios, acompanhamento de processos judiciais e facilidade para compartilhar informações com os condomínios, condôminos e prestadores de serviço como administradoras, contabilidades e escritórios de advocacia.

Ao contrário dos demais sistemas desktops, na plataforma não existe valor de aquisição para os síndicos. O valor da manutenção mensal não é fixa e sim proporcional ao número de condomínios cadastrados e está acessível 24/7 em qualquer computador com acesso à internet mediante a autenticação.

A plataforma se propõe a cumprir os seguintes requisitos:

  • Todas as ações devem ser auditáveis.
  • O sistema deve ser resiliente a falta de sinal de internet por longos períodos.
  • O sistema deve ser multitenancy e cloud computing.
  • O sistema deve garantir a segurança e disponibilidade de dados, backups e disaster recovery .
  • Solução precisa suportar vários canais de comunicação como e-mail, whatsapp, site e app Mobile.

A entrega será realizada em etapas conforme a solução for evoluindo com o entendimento do negócio, assim como a priorização de atividades for amadurecendo. Conforme supracitado, o investimento do cliente na solução será proporcional ao seu uso, inicialmente será cobrado um valor fixo por condomínio ativo na plataforma, esse método de cobrança também poderá ser modificado conforme a maturidade da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (236.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com