TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS DE TI

Por:   •  5/5/2016  •  Dissertação  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

MERCADO DE TRABALHO PARA PROFISSIONAIS DE TI:

Thiago Gusmão Mota

RESUMO: O mercado de trabalho e seus domínios económico, social e tecnológico a ter um resultado ou uma mudança perceptível na estrutura e conteúdo do
mercado de trabalho com maior demanda de habilidades causando um claro desequilíbrio entre a oferta e a procura de profissionais da Tecnologia da Informação.

PALAVRAS CHAVES: Mercado de trabalho, Profissionais T.I., Emprego.

ABSTRACT: The labor market and their economic, social and technological fields to have a result or a noticeable change in the structure and content of
jobs market with greater demand for skills caused a clear imbalance between supply and demand for professionals in Information Technology.

KEYWORDS: Job market, T.I professionals, Job, Domains.

Uma das características que definem a corrente situação do emprego é uma constante econômica, mudança social e tecnologica, pois estão a provocar mudanças profundas na estrutura de negócios e oferta da procura nos mercados de trabalho.

A globalização dos mercados e livre circulação de capitais fez com que muitos
produtos não têm identidade nacional dai são investigadas e desenvolvidas em um
país, no outro são concebidos e então são fabricados em um terço.
Para confirmar as afirmações acima, podemos ver que, atualmente, o centro da
economia já não detêm apenas as empresas que produzem e distribuem produtos
como trinta anos atrás, mas as empresas produzindo e distribuindo conhecimento e
informações.

“Uso de pen drivers para o transporte de arquivos é bastante conveniente. Quem viveu a época dos disquetes, que tinham capacidade apenas 1,3 MB, nunca poderiam imaginar um chaveiro que suporta 64GB[...] Seriam necessários 492 disquetes para armazenar a mesma quantia.” CASTILHO, Wanderson 2012.

Então vemos que hoje o mercado de trabalho teve uma enorme evolução para os profissionais de T.I, pois estamos vivendo um momento de retratação do mercado, o qual, mais que nunca, as empresas estão buscando o ganho de produtividade e de profissionais focados que ofereçam um excelente desempenho. Neste novo cenário, o que fazer certo para não errar na primeira vez, pois esse novo cenário não aceita mais “tentativa” e “erros”. O desperdício de tempo é algo irreversível como qualquer outro desperdício, seja ele de dinheiro, uma ordem ou recurso. Hoje os profissionais de T.I, precisam ser capazes de se planejar e se preparar para desenvolver os projetos de maneira eficaz e no tempo correto sem perca de absolutamente nada. O desenvolvimento e inovação no mundo tecnológico, caracterizado por a facilidade e velocidade na criação de novos produtos, serviços e da explosão de
Telecomunicações e tecnologias da informação estão quebrando em todas as áreas de
vida humana. Um exemplo claro desse fenômeno é a grande expansão do social,
redes 2.0 e a correspondente necessidade de adaptação social e tecnológica.

“A internet de hoje é provavelmente o maior sistema de engenharia já criado pela humanidade, com centenas de computadores conectados, links de comunicação e computadores. [...].” KUROSE 2010.

Portanto, podemos dizer que as mudanças tecnológicas não são revoluções, mas uma mudança constantemente estruturada. Como dito por KUROSE 2010 “Nos anos 1990, quase todos os usuários residenciais acessavam a Internet por meio de linhas telefônicas analogias utilizando um modem discado.” Direta ou indiretamente, como discutido acima, estas mudanças têm gerado e estão gerando profundas mudanças no conteúdo, métodos e meios de sistemas de emprego e produção, distribuição e organização do trabalho. Assim percebemos que o mercado de trabalho para profissionais de T.I. tem aumentado durante o passar dos tempos, porem não há profissionais suficientes para preencher essa lacuna em “aberto”. Mudanças nas organizações de trabalho resultaram em uma modificação perceptível na estrutura e conteúdo do emprego, portanto, uma demanda por sua vez maior e cada vez mais diversa, resultando em um claro desequilíbrio entre oferta e demanda de profissionais na sociedade da informação. O problema é que não há novos postos de trabalho, pois os mesmos exigem novas habilidades. A lacuna continuará a aumentar até que os governos e empregadores realizem uma nova política, muito mais radical, para dar às pessoas novas habilidades e competências relacionadas com o desenvolvimento na área tecnologica de novas formas da organização do trabalho e da introdução de novas tecnologias. Então concordando com LONDON 2000 “(...) A mudança e como estar no olho do furacão, não se sabe onde vamos aportar, mas não há como se esconder do barulho e do vento.”. É preciso mais ação e ir fundo na identificação do seu conteúdo. Para isto é necessário para iniciar um lado diferencial entre os profissionais da tecnologia e do tipo de habilidades que eles possam gerar. E, por outro lado, o acompanhamento e a análise das mudanças constantes que está enfrentando organizações trabalhistas ao longo do tempo em que os produtos e/ou serviços vendidos não tem um quadro estável para definir uma forma linear na vez que o tipo de tarefas que os seus membros devem ser capazes de desenvolver no futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com