TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM DE PROCESSOS

Por:   •  10/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.159 Palavras (13 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MODELAGEM DE PROCESSOS

TATUÍ – SP

1º SEMESTRE/2018


MODELAGEM DE PROCESSOS

O trabalho de apresentação aos alunos e professor do segundo semestre do curso em Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, tem como objetivo principal a obtenção de maiores informações e maior aprendizado sobre o assunto abordado, proporcionando a maior cooperação de todos os integrantes do grupo, assim como os grupos entre si.

Professor Antônio César Silva Sacco.

TATUÍ – SP

2018


RESUMO

O aperfeiçoamento e a qualidade nos produtos e serviços prestado tem sido o maior foco nas empresas. Consequentemente, a utilização de ferramentas que possibilitam não apenas o mapeamento de procedimentos, mas também a moldagem, tendo como base a missão, visão e valores das empresas, onde devem ter uma nova perspectiva quanto ao seu gerenciamento.

ABSTRACT

The improvement and quality of our products and services rendered has been the largest focus on Industry. Consequently, the use of tools that allow not only the mapping of procedures, but also a molding, based on the mission, vision and values

1. INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta a definição sobre modelagem de processos, sua utilização, suas ferramentas e aplicação em empresas. Administrar não apenas um negócio, mas também todo e qualquer objetivo a ser cumprido, vemos a necessidade da utilização de uma abordagem mais prática quanto ao conhecimento e buscando novas pesquisas. Ao padronizarmos determinadas tarefas ou atividades em um espaço e tempo, sempre havendo produtos específicos, é chamado de processo de negócio. Nesse contexto, encontramos a necessidade da utilização da modelagem de processos para otimizar o tempo, mantendo ou aumentando a qualidade de produção/produto, visando a satisfação do consumidor final (VEYRAT, 2015).

2. O QUE É MODELAGEM DE PROCESSOS

BPM (business Process Moling) ou seja “Modelagem de Processos”, que nada mais é que um processo de etapas a serem seguidas, com a funcionalidade de criação de modelos para a representação, interpretação de desenhos, inspeção, informação, comunicação e tomada de decisão.

BRP (Business Process Reungineering) é a “Reengenharia de Processo de Negócio” que trata se especificamente de uma restruturação dentro de uma empresa. Nesse método também, adicionamos algumas ferramentas de softwares capaz de fazer toda a diferença dentro de uma empresa.


No década de 60, surgiu um sistema de alto nível que foram ferramentas utilizadas como Adição e Averiguação para Automação de Projetos (que eram atividades desenhadas e interpretadas usadas nas empresas com suas atividades sendo monitoradas por minutos, citando assim como exemplo) e que foram aplicadas numa empresa de telecomunicações.

2.1. REQUISITOS PARA A MODELAGEM DE PROCESSOS

  • Entender os processos

Se informar sobre cada situação, sobre porque tal ato ocorre e como acontece e quanto tempo leva para acontecer. Citamos como um exemplo uma empresa corporativa que agem na intenção de um único objetivo, se nessa empresa conter uma esteira de produção, o produto vai passar por ela e o tempo programado para a esteira rodar tem que ser equivalente ao tempo do processo de modificação para o produto seguir seu percurso.

  • Conhecer os produtos

O responsável pela modelagem de processos terá que conhecer os produtos e para isso será necessário analisar desde seu surgimento, formação, desenvolvimento, crescimento e evolução até chegar no ponto esperado, sendo assim um processo de entrada, processamento e saída, até que chegue nas mãos do consumidor. É necessário também perceber seus detalhes, suas qualidades e seus níveis.

  • Ter metas e planos

Para começar a modelagem de processos você precisa estipular metas de a onde quer chegar e planos para quando quer chegar.

  • Processos Relacionados

Para relacionar processos é necessário unir o útil ao favorável, procurar produtos que sejam relacionados ou derivados, ou que, necessite um do outro para evitar desperdícios ou que possa ser utilizado sua “sobra” para uma atividade complementar.

  • Administração de um Negócio

Saber administrar um negócio inclui cortar gastos, calcular porcentagens e juros, calcular lucros e prejuízos, saber a hora de comprar ou de vender dependendo dos juros e inflações, ser firme nas decisões.

  • Aprender com os erros

Isso significa perceber os erros e fazer mudanças ou não praticar mais tal ato que venha a trazer desperdícios e prejuízos. Aprender com os acertos pode ser uma grande contribuição, revendo e aplicando melhorias.

2.2. CONTROLAR O DESENVOLVIMENTO USANDO UM SOFTWARE

Clientes que pretendem desenvolver sua própria empresa, compram sistemas de informação. Desenvolvedores de softwares elaboram programas para ser vendidos com intenção de proporcionar as empresas mais destaque em relação a concorrência, tornando-se mais competitiva no mercado de trabalho, mas para que isso ocorra o desenvolvedor precisa conhecer cada etapa, cada processo do produto, todos os detalhes, qualidades e defeitos, para que o programador ofereça a empresa melhorias através de seu software.

Para uma representação computacional é preciso unir as regras de negócio com o software.

2.3. PONTOS DE PARTIDA PARA UM DESENVOLVEDOR DE SOFTWARE PARA MODELAR PROCESSOS

Deste ponto surgem as opções para a Tecnologia da Informação

  • Detectar e definir o problema do negócio;
  • Detectar e definir características e qualidades;
  • Usar experiências anteriores para ajudar a criar um software aprimorado.

Um software para ser útil numa empresa precisa realizar tarefas sobre somente o que é necessário, pois assim economiza tempo, espaço e gastos, que resulta em lucros para a empresa.

2.4. SATISFAZER O CLIENTE

Para ser um desenvolvedor de software, essa ferramenta se torna priori, pois o cliente é o elemento principal a se satisfazer, mas, para isso o desenvolvedor precisa ouvi-lo atenciosamente, fazer perguntas, esclarecer cada detalhe, saber as metas e planos do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com