TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Max Weber e a Teoria Burocrática

Por:   •  18/10/2016  •  Artigo  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 5

Max Weber e a Teoria Burocrática

Tatiana Tozzi[1]

Teoria Geral da Administração - Sistemas da Informação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Camboriú

   Resumo  Este trabalho tem como objetivo conhecer a Biografia de Max Weber e suas contribuições para o desenvolvimento da Teoria Burocrática, identificar as características da burocracia, definir o que é a mesma e como Weber sugere o uso da mesma em organizações e empresas.

  Palavras-chave  Max Weber, Teoria Burocrática, Burocracia, Escola Burocrática, Teoria Weberiana.

I. Introdução

    Max Weber é considerado o fundador da Teoria Burocrática, além da Sociologia, porém Weber influenciou outras áreas do conhecimento, entre elas a Filosofia, Ciências Políticas e a Administração.

Uma das primeiras aplicações do termo Burocracia é datada no século XVIII, pretendendo criar base de um modelo ideal de organização que pudesse ser copiado e aplicado em organizações e empresas, independente do ramo de atividade, Weber descreveu as características mais importantes de uma organização burocrática.

II. BIOGRAFIA

Karl Emil Maxilimilian Weber, ou Max Weber como ficou mundialmente conhecido nasceu em Erfurt na Alemanha e foi um sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado pai da Sociologia e da Teoria Burocrática, porém teve grande importância na economia, filosofia, direito, ciências públicas e na administração.

Estudou nas Universidades de Heidelberg e Berlim, sendo Doutor em Direito. Trabalhou como Professor de Economia em distintas Universidades, além disso, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes, que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial; e prestou consultoria à comissão que redigiu a Constituição de Weiner (Constituição do Império Alemão que declarou a Alemanha como República Democrática Parlamentar).

Era considerado obcecado por seu trabalho e estudos. Sempre foi um homem preocupado com questões politicas e públicas, e realizava análises sociológicas, econômicas e culturais da Idade Média.  Foi casado com Marianne Weber, responsável pela organização e publicação dos seus livros após sua morte em decorrência a pneumonia aos 56 anos.

III. TEORIA BUROCRÁTICA

A Teoria Burocrática surgiu na década de 1940, motivada por teorias desenvolvidas por Max Weber, que queria transmitir eficiência e agilidade aos procedimentos administrativos.

Burocracia, popularmente é vista como um sistema exagerado de culto por papeis e regulamentos, porém está não é a abordagem de Weber, que considerava a burocracia como um sistema ou modelo em que a estrutura é organizada por normas escritas buscando a racionalidade e a igualdade no tratamento de casos e situações. Segundo ele, nas empresas, os cargos se organizam de forma rígida e hierárquica com normas e técnicas e estas regulam a ação de cada cargo, estes processos definido tem como objetivo evitar erros e que o tratamento não seja injusto e desigual.

Para ele a burocracia não é um sistema social, mas um tipo de poder, no qual Weber dividiu em três tipos de sociedade e autoridade:

  1. Tradicional: predominam as características patriarcais e patrimonialistas (a família, o clã, etc.);
  2. Carismático: predominam características místicas e personalísticas, que possuem seguidores, devoção, autenticidade (partidos políticos, nações revolucionárias, etc.);
  3. Legal ou Burocrático: predominam normas impessoais e hierárquicas (exército, repartições públicas, etc.).

Para que se consiga eficiência, a burocracia é composta pelas dimensões abaixo, para que o ideal de burocracia seja alcançado:

  1. Divisão do Trabalho: os trabalhos devem ser divididos em tarefas simples e rotineiras;
  2. Hierarquia de autoridade: os cargos são organizados por hierarquia;
  3. Seleção formal: todos os membros da organização são selecionados com base na qualificação técnica;
  4. Regras e regulamentos formais: para garantir a uniformidade e a regulamentar as ações dos funcionários;
  5. Impessoalidade: regras e controles para evitar o envolvimento com a personalidade e preferência pessoais dos funcionários;
  6. Orientação de Carreira: os gerentes são funcionários não proprietários das unidades que administram.

E cada empresa ou organização se adequa a implementação dessas características em suas próprias condições.

A burocracia é um exemplo de modelo de organização dotado de racionalidade, e este modelo pode ser aplicado a todos os tipos de organizações ou empresas, a burocracia visa atingir determinadas consequências desejadas, como a previsibilidade do comportamento das pessoas dentro de uma organização, ou seja, padronizar o desempenho humano, assim buscando a máxima eficiência da empresa ou organização.

O objetivo da burocracia é dotar a administração em geral, um modelo gerencial racional e sistematizado, com a formalidade, impessoalidade e profissionalismo. E este apresenta varias características como legalidade, rotinas, meritocracia.

A burocracia apresenta algumas disfunções motivadas pela inflexibilidade operacional, como o apego exagerado às normas e regulamentos, a resistência a mudanças, a despersonalização dos relacionamentos e a excessiva exibição de sinais de autoridade. Num sistema burocrático, as atividades são distribuídas de forma impessoal, isto é, não consideram as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargos e de funções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com