TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Max Weber Teoria Política Moderna

Por:   •  10/11/2021  •  Resenha  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO: WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: Editora UnB, vol.1, 1972. Seção 8: A Instituição Estatal Racional e os Modernos Partidos Políticos e Parlamentos (Sociologia do Estado). §1. O nascimento do Estado racional e §2. O Estado racional como grupo de dominação institucional com o monopólio da violência legítima.

Max Weber, sociólogo de extrema importância para as Ciências Sociais, tem como objetivo em sua obra “Economia e Sociedade” mapear vários aspectos que compõe a civilização ocidental, desde a religião até o direito, perpassando conceitos como o de dominação e coação para melhor elucidar. Nos dois primeiros parágrafos da seção oito, entretanto, o autor vida estruturar a consolidação do Estado moderno fundamentando sua perspectiva através de uma análise sociológica acerca de seus componentes, somando essa ótica a fatos históricos e econômicos. Nesse sentido, é traçada uma dualidade entre o que é ou não moderno, característica que obteve grande influência do período histórico vigente de Weber, contextualizado pela transição entre os séculos XIX e XX e um momento de forte industrialização.

Partindo dessas pré-noções, então, define-se que o Estado moderno conta com dois principais pilares para a sua estruturação, sendo esses a garantia da manutenção do capitalismo por meio jurídico, isto é, através do Direito, e um funcionalismo racional. Esse segundo atributo consiste na prática burocrática que se baseia em contratações, salários, divisão do trabalho e especialização do mesmo, além do estabelecimento de uma hierarquia. Outro fator de relevância relacionado à constituição do Estado é o fato de que seu surgimento está intrinsecamente interligado ao nascimento do sistema capitalista, uma vez que o Estado tem seu advento provindo de embates comerciais, pacíficos ou não. Ademais, a burguesia nasce da relação Estado-Capital e é “o estado nacional fechado que garante ao capitalismo as possibilidades de sua subsistência” (WEBER, 1972, p. 517).

Por conseguinte, é feito um apontamento que dá prosseguimento a argumentação weberiana. O autor pontua a impossibilidade de se estabelecer um Estado no Oriente. É de extrema importância ressaltar que essa afirmação foi feita em um momento distinto da atualidade e por isso foi justificada devido a estrutura social oriental da época, na visão do autor, não permitir a racionalização do trabalho e nem uma segurança jurídica. O conjunto desses fatos impossibilita a existência do sistema capitalista e, consequentemente, a de um Estado moderno.

A partir da questão que “a justiça de toda teocracia e de todo absolutismo orienta-se em sentido material, e a de toda burocracia, ao contrário, em sentido formal-jurídico” (WEBER, 1972, p. 521), Weber reitera a inevitabilidade de um sistema jurídico. Isso quer dizer que há uma distinção entre o direito material, cujo diz respeito a direitos universais como o direito à liberdade e à saúde, enquanto o direito formal diz sobre leis vinculadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Nesse fator reside a essencialidade de integrar o Estado moderno aos juristas, visando uma maior legalidade e fortalecimento do capitalismo, mesmo que de forma indireta. Além disso, essa questão também corrobora a narrativa de impossibilidade de consolidação de um Estado moderno no Oriente, visto que na China os cargos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com