TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimidia Na Educação

Projeto de pesquisa: Multimidia Na Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

MULTIMÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Introdução

"É possível fugir dos monstros de fora, mas não dos de dentro". E é incrível como a mente humana tem facilidade em criar fantasmas para assombrá-la. Em plena era digital, os sentimentos primitivos continuavam vivos.

Augusto Cury

Bem, é com este pensamento que entendo que um dos maiores desafios da utilização de meios tecnológicos da educação, são os educadores, que não tem buscado um aperfeiçoamento prático e diário. Na verdade o comodismo é mais fácil diante da difícil tarefa de ser professor no nosso país.

Levando isso em consideração, vamos considerar a importância da utilização de multimídias no processo da educação.

A utilização de Multimídias no processo Educacional

Um dos objetivos da educação é possibilitar aos jovens desenvolvam o próprio processo, que eles mesmo se realizem através da ação e do esforço pessoal para buscar e transformar os valores culturais do passado, adaptando-os à realidade” (MENEGOLLA, 2002, p.16)

Assim pode-se entender que o conhecimento não é unidirecional e como tal tem por objetivo “desenvolver as potencialidades psicológicas de qualquer indivíduo, indo ao encontro dos desejos e necessidades que as crianças expressam” (CARIA, 1992, p.172). Neste contexto as ferramentas interativas facilitam a aprendizagem do educando, possibilitando a aquisição do conhecimento de maneira atrativa, utilizando para isto a tecnologia que facilitará o processo de aprendizado.

Na era da informação a educação se apropria da tecnologia em prol da difusão

do conhecimento criando novos métodos pedagógicos, eis que surge a tecnologia da educação que pode ser entendida que segundo Komoski(1969) apud Netto(1976, p.14) é o “conjunto de técnicas que servem para organizar de modo lógico as coisas, atividades e funções de modo que possam ser sistematicamente observados, compreendidas e transmitidas”.

A tecnologia educacional está relacionada aos antigos instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem. O giz, a lousa, o retroprojetor, o vídeo, a televisão, o jornal impresso, o aparelho de som, o DVD, o rádio, o livro e o computador são todos elementos instrumentais componentes da tecnologia educacional.

[...] o computador pode ser um aliado no processo educativo dos alunos. Ele pode se tornar um catalisador de mudanças, contribuindo com uma nova forma de aprender. Por meio dele, cria-se a possibilidade do aluno aprender “brincando”, construindo seu próprio conhecimento, sem ser punido por seus erros. Além disso, o professor ao se utilizar do computador, pode transformar o ensino tradicional em aprendizagem contínua, facilitando o diálogo, a troca e a valorização das potencialidades e das habilidades de cada aluno. Professor e aluno tornam-se parceiros nesta incessante busca do aprender. (MATTEI, 2003, p.3).

Mas, para isso, o educador precisa aprender a manusear o computador e utilizá-lo na sala de aula de maneira a provocar impactos positivos no processo de ensino-aprendizagem e na vida de seus alunos. Não se trata de tornar o professor um especialista em informática, mas sim, criar condições para que ele tenha contato com as diferentes formas do uso da informática, favorecendo, assim, a identificação de novas possibilidades de sua utilização no planejamento do trabalho pedagógico, além de capacitar o professor a escolher mídias adequadas ao objetivo que deseja alcançar.

Diante deste conhecimento não podemos abrir mão de ferramentas que abram oportunidades para um melhor aprendizado. A diversificação de métodos agregam valores morais e sociais com a interação entre alunos que já utilizam de meios tecnológicos com os que não. Uma vídeo aula possui a praticidade, a mobilidade e o desprendimento de tempo e local. A interação de grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com