TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Biomonitoramento Qualidade Água

Por:   •  11/9/2020  •  Seminário  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Prof Dra Denise Matias De Faria

Prof Dra Sabrina Loise De Morais Calado

Discente: Guilherme de Almeida Machado - PPGBOT

TÓPICOS ESPECIAIS EM ECOLOGIA II - Monitoramento da qualidade da água: bioindicadores ambientais com ênfase em algas nocivas

Local do estudo: Bebedouros de escolas públicas na cidade de Curitiba – PR.

Análises de cianotoxinas e coliformes termotolerantes.

Introdução

De acordo com a FUNASA (2009) a água potável não deve conter microrganismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. As cianobactérias fazem parte da comunidade fitoplanctônica e muito contribuem com a produtividade primária em ecossistemas aquáticos, porém sua proliferação excessiva chamada de floração interfere diretamente na qualidade da água, podendo ocorrer a produção de cianotoxinas ocasionando odor e sabor desagradáveis, e graves riscos a saúde humana (GONZÁLEZ, GÓMEZ, 2010).

A Escherichia coli  habita o trato intestinal do homem e animais, sua presença na água, é um indicativo da contaminação fecal por outras espécies de bactérias existentes nas fezes, além da possibilidade da presença de vírus ou protozoários que habitam o intestino e podem causar doenças graves (TORTORA, 2012).

Segundo Costa et al. (2008), o índice elevado de doenças está relacionado com a falta de uma boa qualidade da água, devido à carência de higiene dos seus consumidores e dos próprios aparelhos que realizam o tratamento e distribuição da mesma.

Os bebedouros presentes nas escolas públicas podem ser fontes de contaminação microbiológica devido a contaminação na água de abastecimento, falhas na assepsia durante a limpeza dos bebedouros e aos próprios hábitos de má higienização dos alunos, podendo ocasionar sérios problemas de saúde pública (FREITAS, SILVA, 2013).  A utilização de coliformes termotolerantes como bioindicadores da qualidade da água e da contaminação dos bebedouros das escolas pode constituir uma importante estratégia para verificação das condições sanitárias ideais (MORAES, 2018).

Justificativa

É hábito nas escolas que, durante o intervalo das aulas, as crianças utilizem os banheiros e os bebedouros para suas necessidades físicas fundamentais. Muitas vezes, devido a faixa etária e a falta de conhecimento sobre higiene, essas crianças podem contaminar os bebedouros tornando-os fontes de doenças infecto-contagiosas.

As contaminações no meio aquoso são de alta periculosidade para saúde humana, gerando enormes gastos e aglomerações em hospitais públicos, no caso das escolas publicas onde inúmeras pessoas têm acesso direto aos ambientes contaminados sejam nos banheiros, bebedouros e torneiras, pode-se gerar com muita facilidade uma epidemia, atrapalhando o rendimento dos alunos, e prejudicando o ano letivo.

Diante deste contexto observa-se a importância de se realizar testes indicativos de presença ou ausência de cianotoxinas e coliformes termotolerantes Escherichia coli, em todas as escolas publicas da cidade de Curitiba-PR, Coletadas durante o período de um ano, com freqüência bimestral, comparando também os índices de ph, cloro residual livre, odor, cor, turbidez e temperatura, dessas amostras, a fim de verificar as condições de qualidade e higiênicas e criar medidas profiláticas eficazes para o combate de doenças, assim evitando epidemias, e trazendo uma rápida e visível melhoria a saúde e condições de vidas para os alunos e funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com