TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito e a Definição de E-business

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.563 Palavras (19 Páginas)  •  1.605 Visualizações

Página 1 de 19

ETAPA I

1.1. O conceito e a definição de E- business (negocio eletrônico).

O Negócio Eletrônico (E-Business), pode ser entendido como a extensão do Comércio Eletrônico (E-Commerce). Engloba também o relacionamento e atividades de colaboração com clientes, com fornecedores e transações eletrônicas gerais dentro das organizações. E-business refere-se ao uso de tecnologia digital e Internet para orientar os principais processos empresariais

E-business trata-se de um negócio eletrônico, uma negociação feita pela internet, mas que não envolve necessariamente uma transação comercial. É a área responsável pelas negociações da empresa pela internet. O E-business consiste em a integração de todas as atividades de uma companhia, incluindo os seus produtos, procedimentos e serviços com a Internet.

Com ele é possível transformar os negócios das empresas em ambiente computacional, integrando todas as áreas da empresa como por exemplo: vendas, marketing, contabilidade, produção e operações. Um e-business usa a internet como centro de todas as atividades ligadas aos seus negócios.

O E-business é encontrado nos seguintes ramos de atuação; Indústrias, Instituições Financeiras, Comércio (Atacado e Varejo), Serviços, Governo, Hospitais e Empresas de Saúde, Educação, Tecnologia, Telecom e Mídia, Turismo, Entretenimento, Agronegócios e outros.

O negócio eletrônico (e-business), pode ser usado como uma estratégia para os negócios da empresa, e também como uma vantagem competitiva perante a concorrência. Esta modalidade de negócio traz inúmeros benefícios aos negócios das empresas, são eles:

Redução de custos: Obriga as empresas a racionalizarem todos os seus processos e, assim, serem mais eficientes, que é uma base essencial para melhoria contínua e competitividade.

Permite integração entre empresas: O esforço de vendas on-line e a conexão com os parceiros forçam as empresas a contarem com processos informatizados, facilitando a interação, planejamento da produção e estoques sob medida.

É mais um canal de vendas, de suporte, de marketing, de interlocução com os clientes e com os fornecedores.

Acesso a novos mercados. A empresa pode vender para qualquer lugar do mundo sem estar fisicamente na maioria deles, com o mesmo nível de serviço se estivesse.

Melhoria do atendimento ao cliente: A Web, para um grupo de consumidores que em geral são os de maior poder aquisitivo, é um canal conveniente para resolver os problemas. Muitas vezes este contato on-line é mais barato do que outros meios, como o telefone.

A crescente necessidade de se integrar toda a cadeia de empresas tem exigindo destes níveis de eficiência operacional cada vez maiores, só atingidos com a integração de processos e e-business.

 M- Commerce (comércios moveis):

O M- Commerce nada mais é que a adaptação do e- commerce ao smartphones e tablets. Uma das maiores expectativas que um cliente cria ao acessar um app para adquirir um item é que os serviços oferecidos no m-commerce tenham a mesma qualidade que os do site. Ou seja, se o cliente está procurando pela versão mobile, é porque provavelmente gostou do serviço da plataforma em desktop.

Alguns profissionais da área chamam essa adaptação de “nivelamento de experiência”, que nada mais é do que tornar o m-commerce uma extensão do portal de compras original, entretanto com suas características especificas.

A identidade visual, por exemplo, deve se assemelhar ao outro, mas o aplicativo deve priorizar imagens menores e textos diretos. Há também estratégias que são fundamentais para uma empresa que quer adotar o m-commerce.

 E – Commerce. (Comércio Eletrônico):

O e-commerce comércio eletrônico em questão, é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um sistema de e-commerce é composto não somente pela plataforma de e-commerce em si, mas também, por diversos outros sistemas acessórios.

O que chamamos de e-commerce é um sistema que cria o FrontEnd, a parte da loja virtual que é visível para o usuário da internet e o BackEnd, a área administrativa de uma loja virtual. A plataforma do e-commerce é o coração de um sistema de comércio eletrônico.

O e-commerce nasceu com o surgimento da internet, facilitando todo o processo de compra e venda. No início, apenas pequenos produtos e valores eram vendidos via e-commerce (livros, cds, dvds e etc), mas hoje em dia até mesmo os produtos mais caros do mundo são negociados através do comércio eletrônico, como iates, mansões, aviões, obras de arte, entre outros produtos de luxo

O comércio eletrônico permite que os consumidores transacionem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. Abrange uma gama de diferentes tipos de negócios, desde sites destinados a consumidores, a sites de leilões, passando por comércio de bens e serviços entre organizações.

1.2.A classificação e tipo de modalidades de E- business (negocio eletrônico) no E – Commerce. (Comércio eletrônico).

 B2B de empresa para empresa:

No comércio eletrônico, a sigla B2B (Business to Business) é utilizada para definir transações comerciais entre empresas, onde negócios de todos os tipos (indústrias, distribuidores, revendas) comercializam seus produtos para outras empresas. Um distribuidor pode comprar seus produtos de um fabricante ou importador, uma loja pode repor seu estoque deste distribuidor ou diretamente da indústria que fabrica o produto.

Compreende transações comerciais diretamente entre empresas. Ou seja, tanto os compradores como os vendedores são empresas. Responde entre 95 e 97% do volume financeiro transacionado.

O volume desse tipo de negócio geralmente é muito maior comparado ao B2C e o preço é baseado em quantidade do pedido e geralmente é bastante negociado. O B2B é o típico caso de comércio por atacado, e B2C pode ser considerado como o comércio por varejo.

O B2B é provavelmente a utilização mais promissora do comércio eletrónico. Estima-se que 90% do comércio eletrónico seja realizado entre negócios – entre empresas. Na sua definição mais simplista, o B2B é o processo de comércio eletrónico realizado entre duas empresas recorrendo à tecnologia da web.

Pode incluir funções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com