TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENTENDENDO SOBRE A TÉCNICA SWAPPING

Por:   •  15/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 UM POUCO SOBRE MEMÓRIA RAM

2.2 ENTENDENDO SOBRE A TÉCNICA SWAPPING

2.3 QUANDO USAR SWAP

2.4 DESVANTAGENS

3. CONCLUSÃO

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda sobre SWAP (do Inglês, troca), relatando o que é essa ferramenta, como utilizá-la e qual sua importância para o bom gerenciamento de memória dos computadores.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. UM POUCO SOBRE MEMÓRIA RAM

Todo computador funcional tem uma memória RAM que serve para armazenar dados de forma temporária. Diferente do HD, a memória RAM tem pouco armazenamento, porém é muito veloz, e é por isso que sempre que você abre um aplicativo, por ex: Google Chrome ou Mozilla, suas informações são armazenadas durante a execução dentro da memória RAM, que por sua vez tem velocidade perfeita para os programas que estão sendo executados.

Como sabemos, a cada dia que passa os programas estão consumindo mais e mais memória RAM, principalmente os navegadores. E elas têm um certo limite de armazenamento, 4 gigas, 8, 16 e por aí vai. Aí vem a dúvida: o que acontece seu extrapolar o limite de armazenamento da memória RAM? A resposta é que o seu sistema “quebra”, pois não terá onde salvar informações, todos os blocos da memória estarão ocupados de informação, e esse é um problema bem grande.

Em cima disso que surge a SWAP que é pequena partição em seu HD, que funciona como memória virtual quando sua memória RAM está no limite ou próxima dele.

2.2. ENTENDENDO SOBRE A TÉCNICA SWAPPING

Como já mencionado, a técnica de swapping veio para tentar resolver o problema de insuficiência de memória para todos usuários.

O Swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, para processos que esperam por memória livre para serem processados. O sistema escolhe um processo para ser levado da memória RAM para o disco (swapped out), retornando posteriormente para a memória principal (swapped in).

Em linguagem mais clara, quando um programa precisa ser alocado para execução e não há espaço na memória principal, o sistema operacional escolhe entre os processos alocados que não tem previsão de utilizar a CPU nos próximos instantes e “descarrega” este processo da memória para uma área especial em disco, chamada arquivo de SWAP, onde o processo fica armazenado temporariamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com