TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Estudo de Caso MediSys Corp

Por:   •  26/8/2020  •  Resenha  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

O estudo de caso traz os problemas de comunicação que causam conflitos na equipe de projetos na história da MediSys Corp, empresa Norte-americana, fabricante de equipamentos médicos, fundada em 2002. A empresa desenvolvia, fabricava e vendia sistema de monitoramento médico para hospitais. Tinha uma cultura empreendedora fomentando o pensamento inovador desde novos designs para produtos antigos até o desenvolvimento de novos sistemas. Em 2008, sua receita anual foi de US$ 400 milhões, e a empresa empregava 1.750 funcionários.

Por ser uma empresa relativamente pequena, a MediSys havia lançado inicialmente dois produtos, que foram bem sucedidos, sendo eles sistemas de monitoramento pulmonar e renal. Apesar de pequena, a empresa sempre lucrava muito e tinha o pensamento sempre inovador, sempre com iniciativas promissoras. Porém, a MediSys começou a enxergar os primeiros sinais de desaceleração do crescimento, pois dois de seus principais concorrentes anunciaram que entrariam em seu mercado para concorrer com seu novo produto, o IntensCare.

Foi contratado um novo presidente, Art Beaumont, com o objetivo de aperfeiçoar o foco estratégico, reestimulando o crescimento acelerado. Beaumont manteve a estrutura da empresa como funcional, porém criou um comitê executivo formado por vice presidentes de cada departamento com a finalidade de integrar todas as áreas na criação e implantação de estratégias para o crescimento rápido da empresa.

A medida não deu muito certo pois os departamentos não olhavam o processo como um todo, onde muitas vezes cediam funcionários para trabalhar em ouras atividades da área funcional. Beaumont introduziu um novo sistema paralelo para o desenvolvimento de produto, onde uma equipe central, formada por pessoas de todas essas áreas, trabalhavam em conjunto desde a fase conceitual até a produção final. Em cada equipe era nomeado um líder de projeto para orquestrar todo o trabalho. Desta forma, os componentes eram forçados a analisarem sempre o cenário completo e não apenas sua área funcional. Beumont também acreditava em um modelo de gestão onde os gestores confiariam mais em suas equipes multifuncionais sem necessidade de intervir.

O ItensCare se trata de um sistema de monitoramento de pacientes que coletaria dados em UTIs e os colocaria em um banco de dados eletrônico que forneceria um perfil integrado da saúde do paciente, enviando e-mails para os vários médicos e enfermeiros envolvidos no tratamento. O produto começou a se desenvolver informalmente dentro da empresa com alguns colegas e de forma lenta e gradual, devido à equipe estar envolvida em outros projetos.

Porém, em agosto de 2008, Beaumont formalizou uma equipe central que seria responsável por acelerar o desenvolvimento do IntensCare. A equipe era formada por Gerson, de P&D; Bret O'Brien, gerente de engenharia de produto; Jack Fogel, gerente de produção sênior e nomeado líder de projeto; Dipesh Mukerjee, design e desenvolvimento de software; Karen Baio, Assuntos Regulatórios e Valerie Merz, encarregada de supervisionar o lançamento e gerenciar o P&L do novo produto. Beaumont tratava o projeto do IntensCar e com senso de urgência, pois dois concorrentes anunciaram que lançariam sistemas semelhantes no mesmo ano.

A equipe passou por diversos problemas, o prazo era curto e houve alguns impasses durante o desenvolvimento. Mukerjee resolveu terceirizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com