TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: MediSys Corp.: A equipe de desenvolvimento do produto IntensCare

Por:   •  9/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  853 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso: MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare

REFERÊNCIA: DONNELLON, Anne et al. MediSys Corp.: a equipe de desenvolvimento do produto IntensCare. Harvard Business School, 30 out. 2009.

A MediSys Corp é uma empresa fabricante de equipamentos médicos, fundada em 2002 na américa do norte e que possui capital fechado. Em 2008 apresentou receita de US$ 400 milhões com um quadro de funcionários de 1.750 pessoas. Nesta época, seu escopo de trabalho era desenvolver, fabricar e vender sistemas de monitoramento médico voltado para o segmento hospitalar, entretanto a diretoria começou a perceber uma certa desaceleração em seu crescimento.

Percebendo a necessidade de aperfeiçoar o foco estratégico, um novo presidente mais agressivo foi contratado em janeiro de 2008. Art Beaumont logo implementou diversas mudanças para reestimular o crescimento acelerado, preservando a cultura inovadora. Este criou o Comitê Executivo composto por cinco gerentes que conjuntamente criaria e implementaria uma estratégia para que o negócio crescesse rapidamente, pois acreditava que a MediSys poderia superar seus maiores e mais ricos concorrentes. Entretanto logo percebeu que mesmo com a cultura empreendedora, alguns dos gerentes ainda estavam enraizados em seus papéis funcionais e que o progresso levaria certo tempo.

O presidente acreditava que o funcionário nomeado como líder de projeto precisava ter conhecimento multifuncional, histórico de alto desempenho e respeito dos colegas. Grande parte dos funcionários concordava com as ideias e mudanças do novo presidente, porém o processo era mais disciplinado e formal que o usual. Segundo Art os executivos da MediSys precisavam mudar seu estilo de gestão, pois ele acreditava que equipes multifuncionais eram a única forma de conseguir um alto poder cerebral e esforço discricionário para manter a empresa na concorrência.

Em agosto de 2008, Beaumont formalizou uma equipe central e nomeou Jack Fogel com líder do projeto de desenvolvimento de um novo produto chamado IntensCare. Este projeto era considerado como urgência e teve seu prazo para lançamento estabelecido para agosto de 2009. Consistindo em um novo sistema de monitoramento remoto da MediSys para uso em unidades de tratamento intensivo de hospitais.

Os setores possuíam equipes direcionadas ao projeto, inicialmente com membros exclusivos para este e posteriormente, por crises financeiras, direcionados também a outros projetos.

Os componentes do projeto viam que os setores tinham motivações muito diferentes e que o gerente de projeto já não estava conseguindo fazer a gestão adequada do projeto do qual era responsável.

Todas as equipes possuíam canais críticos e algumas indefinições internas estavam direcionando o projeto para o não atendimento do prazo para o lançamento do produto como esperado pelo mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com