TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GUIA DE ESTÁGIO

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORATACIA DE APRESENTAR A CULTURA QUILOMBOLA APARA OS ALUNOS DA ZONA URBANA

Autor (GLAUCIA RODRIGUES BORGES)

 Orientador MARIA CRISTIANE LOBO POMPEU

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PEDAGOGIA) – PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇAO

24/10/2019

1 METODOLOGIA

No presente capitulo faremos uma breve caracterização da escola, descreveremos os dados coletados através de investigação e qual tipologia foi utilizado e a motivação para a escolha do tema  que já foi emocionado anteriormente.  É importante destacar que a escolha da escola deu-se por a escola esta localizada em bairro periférico onde alguns alunos são oriundos de comunidade  quilombola e 56% das crianças são negras, e no que se refere à escolha do tema  teve a ver com o campo de estagio, na qual foram realizado I, II e que diante das experiência vivenciada no estagio chega-se ao tema que norteia esse trabalho acadêmico.

A escola municipal de ensino infantil e fundamental Professora Maria Braga Valente fica localizada no município de Cametá funciona em três turnos, manhã, intermediário e tarde cerca de 637 alunos distribuídos em turmas do ensino infantil e fundamental, a instituição de ensino conta com  um quadro de funcionários, divididos em corpo docente com 23 (vente e três ) professores, 1 (um) diretora, 1 (um) vice direto, 2 (dois) coordenadores,1 (uma) secretaria , 4 (quatro) agente administrativo e 15 ( quinze) funcionários divididos em apoio operacional e limpeza.

A partir de observação da experiência vivenciada com estagiaria de pedagogia, pude identificar o papel do educador e educando no espaço escolar e observar os métodos utilizados pelo professor no ato de ensinar.  O resultado da pesquisa feita com os alunos do ensino fundamental no período da tarde a respeito de como a cultura quilombola era repassado para os alunos dentro dos limites da minha condição como estagiaria. Essa pesquisa teve como na perspectiva de investiga se a cultura quilombola era repassada para as crianças e como era feita que teve como método observação dentro do espaço físico da a sala de aula, atuação do docente e atuando com as intervenções.  Após acompanhar a rotina de ensino possibilitou-me coletar dados para formular entrevista que foram feitas de informalmente para alguns funcionários da escola a ser investigada e também foi feita um questionário com dez perguntas para a professora atuante da turma do 4* ano que foi a turma a ser investigada.

E importante ressaltar que a pesquisa bibliográfica teve uma grande contribuição para a pesquisa através dos livros e também dos recursos tecnológicos tão importante quanto é a pesquiso de campo, pois a mesmo possibilitou ir a locos para conhecer, observar, coletar e vivenciar de perto a realidade dos alunos.

2 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Portanto, essa pesquisa e um estudo de cunho qualitativo  que conta com observação em sala de aula entrevista com uma professora coleta de dados do Projeto Politico Pedagógico. Como afirma Yin (2005) é uma afirmativa empírica que abrange: o planejamento da pesquisa, a coleta e a analise e a analise de dados.

Para melhor entendimento do que se diz no caso qualitativo, André (2013, p. 97)  explicar que  “ não é um método especifico, mas um tipo de conhecimento (...)  O conhecimento gerado pelo estudo de caso é diferente do de outros tipos de pesquisa porque é mais concreto mais contextualizada (...) ”.Sendo assim, dessa forma é a abordagem metodológica mais indicada para aa pesquisa.

Após a coleta de dados foram famuladas a entrevista para com a professora, para obter as respostas para ter um bom resultada final. Os resultados surgiram após a coleta de da resposta de dado pela professora. O objetivo da entrevista visou apresentar a trajetória da professora e extrair o máximo de informação do entrevistado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com