TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos Técnicas Emergentes

Por:   •  1/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: “Knowledge Management”

  1. Análise Bibliométrica:

[pic 1]

Conforme demonstrado pelo gráfico e pela linha de tendência, o número de artigos escritos sobre o tema “Gestão do Conhecimento” tem aumentado nos últimos anos.

  1. Seleção do artigo:

Tema: Knowledge Management, Intellectual Capital and Project Management: Connecting the Dots.

Link do artigo: https://www.researchgate.net/profile/Meliha-Handzic-2/publication/278327586_Knowledge_Management_Intellectual_Capital_and_Project_Management_Connecting_the_Dots/links/55acbbf008ae481aa7ff6e95/Knowledge-Management-Intellectual-Capital-and-Project-Management-Connecting-the-Dots.pdf

  1. Análise crítica

Referência

Análise Crítica

HANDZIC, Meliha; DURMIC, Nermina. Knowledge Management, Intellectual Capital and Project Management: Connecting the Dots. The Electronic Journal of Knowledge Management Volume 13 Issue 1 (pp51-61), 2015. (40 citações e tem índice h)

Objetivo – O artigo propõe um novo modelo conceitual que mescla elementos de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Gestão de Projetos.

Aspectos Positivos Relevantes – O estudo desenvolve um novo método para aplicação nos mais variados tipos de empresa de modo a garantir uma maior taxa de sucesso nos projetos desenvolvidos. Juntando conceitos de 3 campos diferentes de estudo é proposta uma nova maneira de gerenciar projetos e fazer um melhor uso do Capital Intelectual disponível na organização e fazer uma melhor Gestão do Conhecimento.

Aspecto Negativo – O artigo encontra-se apenas no campo teórico, não tendo sido testado na prática nas organizações para avaliação dos resultados.

Conclusão – O artigo resume de maneira concisa os 3 campos estudados e demonstra a aplicação deles nas organizações atuais. Demonstra com eficácia que, se separadamente já trazem bons resultados, ao unificar as áreas de estudo o output dos projetos tende a ser ainda melhor. Porém, o estudo peca por não fornecer exemplos da aplicação prática do novo modelo sugerido. Assim, o modelo fica apenas no campo das ideias, mas justifica ser testado de modo empírico nas organizações em pequenos projetos para verificação de sua aplicabilidade.

4) Revisão por pares

Referência

Análise Crítica : verificada por Claudinéia Jacob

HANDZIC, Meliha; DURMIC, Nermina. Knowledge Management, Intellectual Capital and Project Management: Connecting the Dots. The Electronic Journal of Knowledge Management Volume 13 Issue 1 (pp51-61), 2015. (40 citações e tem índice h)

Objetivo – O artigo propõe o modelo de Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual e Gestão de Projetos.

Aspectos Positivos Relevantes – O estudo desenvolve uma aplicação para várias organizações. Os três conceitos estudo mostram uma nova maneira de gerenciar projetos e fazer um melhor uso do Capital Intelectual e Gestão do Conhecimento nas organizações.

Aspecto Negativo – O método utilizado é apenas qualitativo, sem uso de métodos quantitativos.

Conclusão – Concordo com o colega. O artigo resume os três campos de estudos e demonstra sua aplicação nas organizações atuais. Assim, o modelo fica apenas no campo qualitativo sendo testado empiricamente sem aplicações quantitativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com