TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Interface Computador Humano

Por:   •  11/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO
GRADUAÇÃO

MÁRCIO LIRA SILVA

R.A 8147788

Interface Computador-Humano

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Interface Humano-Computador, ministrada pelo professor Rodrigo de Oliveira Plotze.

JOÃO PESSOA/PB

PORTFÓLIO

Objetivos

Compreender a importância da interação homem-máquina e a sua evolução.

Descrição da Atividade

A área de Interface Humano-Computador (IHC) tem como objetivo principal entender como as pessoas utilizam os computadores e como ocorre o processo de interação entre o homem e a máquina. Atualmente, este processo de interação está associado aos mais© Interface Humano-Computador variados tipos de dispositivos tecnológicos, o que justifica a importância do estudo de IHC. Neste contexto, responda as seguintes questões:

1) Faça uma pesquisa a respeito da evolução dos Televisores evidenciando as suas características e as mudanças no processo de interação.

TELEVISÃO MECÂNICA

Utilizava-se de discos rotativos mecânicos para escanear imagens em movimento em impulsos elétricos, que eram transmitidos por cabo a uma tela. Possuía apenas 240 linhas de resolução.

TELEVISÃO ELETRÔNICA

Esta televisão baseada em CRT (Cathode Ray Tube – Tubo de raios catódicos) produzia feixe eletrônico que poderia varrer uma imagem em linhas horizontais, reproduzindo a imagem preto e branco quase instantaneamente.

TELEVISÃO COM CONTROLE REMOTO

Conhecido por Flashmatic, este controle remoto permitia que o usuário ligasse ou desligasse a TV, além de mudar de canal. Antes do Flashmatic, já existiam televisores que realizavam a troca de canal, mas eles precisavam estar conectados por fio à televisão.

TELEVISÃO EM CORES

Esta televisão tinha como característica a difusão de cor criada pela emissão combinada de três imagens monocromáticas, o vermelho, verde e azul, conhecido como sistema RGB. Quando em rápida sucessão, estas cores misturam-se para produzir uma única cor. Tal ação é imperceptível ao olho humano.

TELEVISÃO DE TELA PLANA

As Tvs de Plasmas foram as primeiras tvs a trazerem modelos de tela plana e mais fina, em comparação a sua antecessora, as tvs de tubo. Composta por minúsculas lâmpadas fluorescentes com o plasma em seu interior – gás carregado eletricamente. Os níveis de contrastes e a fidelidade nas cores contavam como pontos positivos nesta tecnologia, porém esta tv consome mais energia que suas sucessoras.

As Tvs de LCD usam em sua tela cristal líquido para transmitir as imagens. Possui um painel luminoso localizado na sua parte traseira chamada backlight. Sua vantagem é o baixo consumo de energia, mas sua tela possui um ângulo de visão é limitado favorecendo a perda de contraste e tornando difícil a sua leitura.

As LED como a sua antecessora possuem uma tela de LCD e iluminação na parte de trás, porém utiliza-se de lâmpadas de LED. Consome menos energia, são mais leves e mais finas e seu contraste e cores são mais vivas.

TELEVISÃO DIGITAL

Uma das vantagens da TV digital é a resolução da imagem. Enquanto as tv analógicas exibiam aproximadamente 525 linhas horizontais, a tv digital oferece 1.080 linhas, resultando mais detalhes e definição. Além disso, ela possui maior estabilidade em seu sinal, pois seu recebimento é feito de maneira mais robusta e estável, evitando interferências ou chuviscos. Com a tv digital é possível criar conteúdos interativos, permitindo acessar o menu de programação dos canais, responder enquetes e etc.

TELEVISÃO DE ALTA RESOLUÇÃO

A resolução da tela é medida contando o número de pixels horizontal e verticalmente (por largura e altura). TV de alta definição (HD) refere-se a uma tela de televisão composta de pelo menos 1.280 x 720 pixels. Enquanto uma tela Full HD tem uma resolução de 1.920 x 1.080 pixels (2.073.600 no total). Isso é mais que o dobro do número de pixels e tem sido historicamente a escolha de TV HD mais popular.  As televisões 4K têm telas que usam quatro vezes mais pixels do que uma TV Full HD para exibir uma imagem. O nível de detalhes que você obtém com TVs 4K é quatro vezes maior em comparação com um modelo HD.

TELEVISÃO INTELIGENTE

Smart TVs, assim como smartphones e dispositivos domésticos inteligentes, oferecem conectividade com a Internet e suporte para uma variedade de aplicativos. Um número crescente de modelos agora inclui ferramentas de reconhecimento de voz, como Amazon Alexa e Google Assistant, para alternar canais e pesquisar programas. Algumas TVs até incluem um painel dedicado para controlar todos os dispositivos em sua casa conectada.

2) O que é computação vestível? Apresente pelo menos três exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (216.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com