TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Meio Ambiente e Preservação

Por:   •  21/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.919 Palavras (16 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Meio Ambiente e preservação

Douglas Costa Alves – N3367J7

Guilherme Augusto Nascimento de Oliveira – D7507J5

Gustavo Rodrigues Martins – N299FA0

Luiz Felipe Silveira de Almeida - N294159

Thaís Helena Antunes - N270BC9

Wesley Rodrigues da Cruz – N2496H3

São Paulo

2018

Sumário

1.        OBJETIVO DO TRABALHO        3

2.        INTRODUÇÃO        5

3.  MEIO AMBIENTE        7

3.1.  COMPOSIÇÃO DO MEIO AMBIENTE        7

3.2   A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE        8

3.3        COMO AJUDAR A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE        9

4.  JOGOS EDUCACIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE        9

4.1 NOAA GAMES        9

4.2        AIR POLLUTION DETECTIVES        10

4.3        CLIMATE CHALLENGE        10

4.4        OFFSET        10

5.        CARACTERÍSTICAS DE UM JOGO EDUCATIVO        10

6.   08 JOGOS PARA APRENDER SOBRE O MEIO AMBIENTE/                   SUSTENTABILIDADE............................................................................................13

  6.1.  CIDADE VERDE............................................................................13

  6.2.  COLETA SELETIVA......................................................................13

  6.3.  SOS MATA ATLÂNTICA...............................................................13

  6.4.  QUIZ SOBRE SUSTENTABILIDADE............................................14

  6.5.  GAME CHANGE RIO....................................................................14

  6.6.  CALCULADORA DA PEGADA ECOLÓGICA...............................14

  6.7.  HORA DO PLANETA.....................................................................14

  6.8.  REDUZINDO O LIXO ELETRÔNICO............................................14

7.   DISSERTAÇÃO..................................................................................15

8.   CONCLUSÃO.....................................................................................19

  1. OBJETIVO DO TRABALHO

O objetivo do trabalho, de breve maneira, é conscientizar o jogador, de forma entretida, sobre os males da poluição no meio ambiente, e ensinar, como cuidar, preservar e informar assuntos que são fundamentais quando se trata do ecossistema.

O formato de jogos envolvendo perguntas e respostas comumente encontradas em revistas de diferentes gêneros, aplicativos de celular, diversos sites na internet e programas destinados ao conhecimento. Com isso, unimos as perguntas e respostas com um sistema de pontos, que a cada resposta certa, concede determinados pontos ao jogador e no final, será computado e poderá ser feita a análise de aprendizado baseado nos pontos marcados. O sistema de pontos incentiva o jogador a ter um melhor desempenho em suas atividades, por isso foi uma ótima escolha para o projeto.
No projeto, utilizam-se códigos que reconhecem a resposta certa e instantaneamente adiciona pontos ao placar. Assim, o jogador poderá ver quantos pontos aquela questão lhe deu, porém o placar final só é mostrado no final da aplicação para incentivar a curiosidade.

O segundo formato é a simulação, muito encontrado em plataformas voltado à área de games, assim como os videogames tradicionais e os portáteis e também encontrado na plataforma de computador. Tal formato incentiva o jogador para escolher opções certas com o objetivo de ver o futuro do jogo. Com isso, juntam-se as ideias e cria um Simulador envolvendo a vida real em função do Meio Ambiente, onde o objetivo do jogador é determinar as melhores escolhas para si mesmo e para a natureza. Os sistemas de pontos também foi atribuído no jogo de simulação.
Os códigos, utilizados no projeto, permitem a maior personalização do jogo à gosto do jogador, como inserir o próprio nome e o mesmo aparecer em algumas partes conforme o andamento da simulação.

De toda maneira, os dois jogos encontrados na aplicação terão seus objetivos conquistados pois o andamento do programa foi cautelosamente calculado e analisado para não deixar dúvidas ou indignações para o jogador.
Tais analises permitiram que o jogo tivesse a chance de erros nula, logo, a aplicação foi considerada um sucesso por seus programadores e jogadores que tiveram a oportunidade de testar a parte “Beta” do jogo.

  1. INTRODUÇÃO

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.

O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente estável.

Muitas pessoas, no entanto, ainda não compreenderam isso. Ao desenvolver suas atividades socioeconômicas, destroem de forma irracional as bases da sua própria sustentação. Não percebem que dependem de uma base ecológica para a sua vida e a de seus descendentes. Vivem como se fossem a última geração sobre a Terra.

Podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.

A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (83.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com