TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monitoramento de redes de computadores-FCAPS

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.521 Palavras (15 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade Federal do Amazonas[pic 1]

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara

Sistemas de Informação

REDE DE COMPUTADORES

Itacoatiara

2016

José Iderclei B. de Souza

Sistemas de Informação

Gerenciamento de Redes Utilizando Padrão FCAPS – Gerência De Segurança

[pic 2]

Itacoatiara

2016

Resumo

Esse trabalho objetiva abordar as funcionalidades de dois programas utilizados no monitoramento de redes existentes, trabalhando com diferentes estruturas e em dois ambientes operacionais distintos, conforme solicitado pelo professor ministrante da disciplina, e a partir daí agregar conhecimento do(s) discente(s) envolvido(s) na leitura e aprofundamento do trabalho nos estudos de Rede de Computadores ou áreas afins.

Sumário

Introdução5

Referencial Teórico5

Objetivo do Trabalho6

Gerenciamento de redes utilizando padrão FCAPS 7

Gerência De Segurança9

GERÊNCIA DE SEGURANÇA PARA SISTEMA OPERACIONAL LINUX – NAGIOS9 Vantagens14

Desvantagens 14

GERÊNCIA DE SEGURANÇA PARA SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS – NMAP15

 Vantagens16

 Desvantagem17

Conclusão18

 Referências 19

Introdução

As redes de computadores são formadas por centenas ou milhares de dispositivos que, atualmente, são utilizadas pelas organizações independente do seu tamanho, sejam elas micro, pequena, média ou grandes empresas. Uma rede é de fundamental importância para o funcionamento dos seus processos, fazendo a comunicação dos diversos recursos existentes na organização. Para o bom funcionamento das redes de computadores e de seus sistemas é que existe a gerência de redes. O gerenciamento é realizado através de ferramentas pelas quais podem ser verificados inúmeros recursos. Com base nessas informações podemos evidenciar algumas ferramentas para esse tipo de finalidade utilizando o padrão FCAPS (Gerência de falhas, Gerência de configuração, Gerência de contabilidade, Gerência de desempenho, Gerência de segurança) que é um Modelo de gerência de rede criado pela ISO (International Organization for Standardization) para auxiliar no entendimento das principais funções de sistemas de gerenciamento de redes.

Referencial Teórico

Estatísticas apontam que 30% do valor investido em uma rede de computadores está ligado a aquisição de hardware e, os outros 70%, está no investimento da manutenção e suporte (LESSA, 1999).

Menezes e Silva (1998) afirma que o gerenciamento de redes é “o processo de controlar uma rede de computadores de tal modo que seja possível maximizar sua eficiência e produtividade”.

De acordo com Pinheiro (2002) gerenciamento de redes é definido:

[...] como a coordenação (controle de atividades e monitoração de uso) de recursos materiais (modems, roteadores, etc.) e ou lógicos (protocolos), fisicamente distribuídos na rede, assegurando, na medida do possível, confiabilidade, tempos de resposta aceitáveis e segurança das informações.

Ainda é preciso abordar algumas considerações sobre segurança, pois o trabalho também é baseado em dados obtidos a partir de uma pequena experiência utilizando nessa base do FCAPS um programa que se encaixa no quesito segurança.

Os três princípios da segurança da informação são: confidencialidade, disponibilidade e integridade. A perda de algum desses três princípios geram impactos nos negócios das organizações. Sêmola (2003, p.45) menciona esses três princípios como:

  • Confidencialidade: “toda informação deve ser protegida de acordo com graus de sigilo de seu conteúdo, visando à limitação de seu acesso e uso apenas às pessoas para quem elas são destinadas”;
  • Disponibilidade: “toda informação gerada ou adquirida por um indivíduo ou instituição deve estar disponível aos seus usuários, no momento em que os mesmos delas necessitem para qualquer finalidade”;
  • Integridade: “toda a informação deve ser mantida na mesma condição em que foi disponibilizada pelo seu proprietário, visando protegê-la contra alterações indevidas, intencionais ou acidentais”.

De acordo com Taurion (2009, p.8):

[...] as empresas geralmente são cautelosas quanto à maneira como lidam com seus ativos de informação e não experimentam facilmente novos sistemas de Tecnologia da informaçãoI. As preocupações com segurança e confiabilidade ainda vão agir como barreiras de entrada durante alguns anos.

Objetivo do Trabalho

O objetivo deste trabalho foi, através de pesquisa em projetos, trabalhos de conclusão de curso, tese, publicações diversas, já realizadas e publicadas na internet, levantar informações relevantes sobre duas ferramentas utilizadas em sistemas operacionais distintas a respeito do padrão FCAPS, a fim de explanar sobre sua utilização relevante as aulas ministradas em sala de aula sobre gerência de redes, na disciplina rede de computadores.

Gerenciamento de redes utilizando padrão FCAPS

Não importa qual seja a finalidade ou o tipo de rede, na área das Redes de Computadores existem certos procedimentos que são exigidos para analisar o desempenho de uma rede e sua integridade. A Gerência de redes ou gerenciamento de redes é o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado dentro em uma estrutura de recursos lógicos e físicos no que diz respeito à eficácia e ao desempenho. Através do modelo FCAPS de gerência, apresentaremos cada tipo de gerência que têm a finalidade em manter seu funcionamento, saúde, segurança e eficiência das Rede de computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (590.9 Kb)   docx (266.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com