TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Na Qualidade De Softaware

Por:   •  18/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

Portif Lio 1 Gest O Na Qualidade De Softaware

  • 16/05/2015

 

  • 1127 Palavras



ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead 
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
módulo Gestão de Projetos























Guarulhos
2014








Gestão na qualidade de software





Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão na Qualidade de Software.

Prof. Marcelo Correia










Guarulhos
2014
A qualidade de software é uma área de conhecimento da engenharia de software que objetiva garantir a qualidade do software através da definição e normatização de processos de desenvolvimento. Apesar dos modelos aplicados na garantia da qualidade de software atuarem principalmente no processo, o principal objetivo é garantir um produto final que satisfaça às expectativas do cliente, dentro daquilo que foi acordado inicialmente.
Segundo a norma ISO 9000 (versão 2000), a qualidade é o grau em que um conjunto de características inerentes a um produto, processo ou sistema cumpre os requisitos inicialmente estipulados para estes.

No desenvolvimento de software, a qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento, desta forma, é comum que a busca por um software de maior qualidade passe necessariamente por uma melhoria no processo de desenvolvimento.
Este portifólio versará sobre a qualidade do sistema operacional Windows.
O Windows começou a ser projetado em 1981, mas foi apenas em 1993 que sua primeira versão foi lançada, que era inicialmente apenas uma interface gráfica, funcionando apenas emprogramas em modo gráfico. O Windows já teve várias versões lançadas, cada um com novas tecnologias.
Existem diversos produtos da “família” Windows: Windows oito, que é o sistema operacional lançado em 2012, Windows Vista, Windows XP, Windows Live, incluindo o Messenger, Windows Media Center e Windows Media Player, que são programas para ouvir músicas e com outras funções.
A função primordial do sistema operacional Windows é facilitar o acesso do usuário ao computador, com interfaces mais bonitas, recursos poderosos e usabilidade melhor a cada evolução do software; novos programas, maior rapidez com menor consumo de recursos etc.
Sua principal característica é a forma como se apresenta. É fácil aprendê-lo porque sua interface gráfica é uniforme em todos os aplicativos.








Após análise o software Microsoft Windows, o sistema operacional mais difundido do mundo, foi constatado que em relação a:

Funcionalidade:
Adequação: é o atributo que evidencia um conjunto de funções e sua apropriação paras as tarefas especificadas, sendo assim, é notório que o Windows apresenta boa definição, abrangência das necessidades de aplicação e atendimento dos objetivos.
Acurácia é o atributo que evidencia a geração de resultados e o Windows apresenta os resultados corretos.
Interoperabilidade: é o atributo que evidencia sua capacidade de agir com sistemas especificados, ação plenamente executada pelo sistema aqui analisado, pois executa a leitura de gravação de dados em diferentes formatos e troca de dados comoutros produtos. 
Segurança de acesso: é o atributo que evidencia sua capacidade de evitar o acesso não autorizado como o recurso de proteção a programas de dados; sob a minha análise, parcialmente executado pelo o Windows. 


Confiabilidade: 
Maturidade: atributo que evidencia frequência de falhas por defeitos, fato que raramente ocorre com o Windows visto o tempo de existência, suas versões e atualizações. 
Tolerância a falhas: é a capacidade em manter um nível de desempenho especificado nos casos de falhas no software ou violação nas interfaces e neste quesito, o Windows tem baixa incidência na propagação de falhas na violação do no uso do software.
Recuperabilidade: evidencia a capacidade de restabelecer seu nível de desempenho e recuperar os dados afetados e, para este atributo, o Windows apresenta recuperação adequada após falha durante uma operação.

Usabilidade:
Inteligibilidade: evidenciam o esforço que o usuário para reconhecer o conceito lógico e sua aplicabilidade, logo, é notório que no Windows as informações são apresentadas adequadamente e sua interface é de fácil utilização e reconhecimento.
Apreensibilidade: é onde o usuário concentra esforços para o uso do software; para este quesito a Microsoft disponibiliza tutoriais e diversos outros recursos para os aprendizes e desbravadores do Windows.
Operacionalidade: evidenciam os esforços do usuário para suas operações e controles das mesmas, como por exemplo a entrada de dados otimizada, testes, formas padronizada de entrada de dados, dentre outros que compõem oWindows.
Atratividade: as interfaces, designers, usabilidade certamente agradam e seduzem os usuários do Windows. 

Eficiência:
Comportamento em relação ao tempo: mensura o tempo de resposta, processamento e velocidade de execução; no Windows se pode constatar tal ação nas operações interativas e com equipamentos.
Utilização de recursos: a especificação adequada dos recursos usados e a duração de seu uso na execução de suas rotinas fazem parte do universo do Windows.

Manutenabilidade:
Analisabilidade: é o diagnóstico das deficiências ou falhas que podem ser suprimidos com códigos bem organizados e esclarecedores; certamente a analisabilidade norteia a manutenibilidade do Windows, principalmente nas suas versões mais recentes. 
Modificabililidade: nada mais é que a capacidade de modificação, adaptação e correção de defeitos e para tal, é necessário a localizar na biblioteca as partes do código que precisam ser alteradas. Esta ação também é uma constante na qualidade do software e, com o Windows não poderia ser diferente, sendo que uma das suas versões mais problemáticas foi a Millenium.
Estabilidade: ocorre também no Windows apresentando riscos de defeitos inesperados ocasionados por modificações; podendo ser ocasionada, por exemplo, na utilização de dados globais e passagem de parâmetros de outros softwares contendo falhas.
Testabilidade: examina as diferentes probabilidades e características comportamentais que levam o código a falhar se alguma coisa estiver incorreta. No Windows se verifica que constantemente correções desegurança, usabilidade e correções de não conformidades são disponibilizadas para seus usuários
.
Portabilidade:

Adaptabilidade: capacidade de adaptação a ambientes diferentes sem a necessidade de aplicação de outras ações ou meios além daqueles fornecidos pelo software. O Windows dispõe de ambiente adequado ao tipo de aplicação, variação de uso de periféricos, etc.
Instalabilidade: nada mais é que o esforço necessário para a instalação e desinstalação podendo estas ser automatizadas e bem sucedidas; ação costumeira e acessível no Windows.
Coexistência: aderência aos padrões de portabilidade também são componentes do software aqui tratado.
Substitutibilidade: é o esforço necessário para substituir um software e no Windows, a substituição pode ser realizada com parcial ou total aproveitamento de dados, configurações, parâmetros etc. 

Conclusão:

Com as pesquisas realizadas para este portifólio, pude concluir que o Windows herda as características do DOS e seu sistema de janelas proprietário roda na maioria dos PCs, pois, os fabricantes desenvolvem drivers para ele. É definitivamente um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. 
O sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, é causador de grande impacto no mundo atual devido ao enorme número de cópias instaladas. Seu sucesso também decorre da facilidade de sua usabilidade, mesmo para leigos em informática que passaram a ter conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (748.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com