TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paper de Informática

Por:   •  15/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Acadêmicos: Rafael Huscher ¹

Tutor Externo: Dileta Regina Moro Alessio²

        

RESUMO

No campo do conhecimento humano não há área onde a pesquisa não esteja presente. É com a investigação científica que são abertas as possibilidades dos avanços na saúde, transportes, tecnologia entre outros. A necessidade da pesquisa surge através da inquietudade do saber que reside naqueles que buscam o progresso e detem o inconformismo dentro de si. Podemos observar durante a elaboração deste trabalho âcademico, quais são os metodos e meios necessarios para realização e execução de uma pesquisa. Frisando desde temas tecnológicos até outros contextos considerados banais de nosso cotidiano, como exemplo preços, compras, consumo de produtos e serviços. A coleta de dados deste trabalho se deve por meios digitais com o auxílio literário para eventuais formatações.

Palavras-chave: Pesquisa. Métodos. Desenvolvimento.

1. INTRODUÇÃO

“A palavra “pesquisa” tem origem no latim com o verbo “perquirir”, que significava procurar, buscar com cuidado, procurar em toda parte, informar-se, inquerir, perguntar, indagar bem, aprofundar” (BAGNO, 2007).

Analisando o cotidiano estamos fazendo pesquisa a todo momento, como quando vamos adquirir um automóvel, são realizadas uma serie de comparações com outros modelos, preços, estado de conservação, situação da documentação do veículo, durabilidade etc. Assim como a verificação dos horários disponíveis para uma sessão de cinema durante um final de semana, tendo de considerar a disponibilidade dos ingressos, o horário do filme, e os demais fatores para que a experiencia possa trazer o máximo conforto durante este momento de lazer. O lançamento de um novo produto para uma empresa de tecnologia pode se traduzir em meses de pesquisa juntamente com o consumidor final para atingir novas funcionalidades que tragam uma solução para inconveniências que o cliente tenha em seu dia a dia, trazendo assim uma transformação na forma de utilização dos seus serviços e produtos com objetivo de gerar a satisfação de quem realizar a compra.

Além da utilização para melhoria e consumo de produtos e serviços, veremos como a pesquisa é utilizada dentro de um conceito econômico de oferta e demanda, empresa e consumidor final. Demonstrando como é feita a análise de dados e os diferentes tipos de pesquisas que são feitas desde o conceito até a resolução do problema a qual a corporação se propõe a solucionar.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

“Um modelo muito simples chamado oferta e demanda descreve com precisão como o mercado funciona, independentemente de qual bem ou serviço está sendo comprado ou vendido.” (FLYNN, 2011, p.274).

A pesquisa dentro do mercado econômico desempenha um papel essencial na estrutura do comportamento da demanda que afeta diretamente a oferta, alguns fatores a serem considerados são o preço da venda com o preço de produção, alterações nos custos, o equilibro da precificação, o aumento da demanda e demais fatores que devem ser avaliados previamente, durante e ao final do ciclo estabelecido pelo vendedor.

O equilíbrio do mercado é chamado de equilíbrio estável, porque não importa onde o modelo de demanda e oferta começa, ele sempre gravita de volta para o equilíbrio de mercado – contanto que forças externas não sejam introduzidas! Isto é muito bom, porque significa que os mercados são autocorretivos, e se você sabe onde as curvas de demanda e oferta estão, sabe onde os preços e as quantidades terminarão. Especialmente gratificante é o fato de que as ações dos participantes do mercado — compradores e vendedores — movem o mercado de volta ao equilíbrio, sem que seja necessária qualquer intervenção externa, tal como uma regulamentação governamental.

        

Utilizaremos a definição de citações indiretas para exemplificar a ocorrência no texto. Será reproduzido o trecho que define citação indireta e após será parafraseado a fim de prover exemplo desta técnica.

[pic 2]

3. MATERIAIS E MÉTODOS

        Na construção de um artigo científico, a etapa referente à descrição dos materiais e métodos de pesquisa utilizados assume grande importância, pois quando esta etapa está bem escrita, o restante do trabalho será compreendido com mais facilidade. Esta etapa deve conter o detalhamento do trabalho, de forma que outros pesquisadores possam replicar a mesma pesquisa que fora feita.

Segundo Ferreira (2011), ao elaborar a seção materiais e métodos, faça uma descrição detalhada de cada um deles, explicando as razões que o levaram a concebê-los, modificá-los e empregá-los. O autor destaca ainda que o aspecto mais importante neste item é proporcionar a quantidade adequada de informações sobre como a pesquisa foi conduzida.

Desta forma, ao iniciar esta seção, deve-se primeiro apresentar os procedimentos metodológicos utilizados no decorrer da pesquisa, na sequência, apresente os critérios para a escolha dos participantes e/ou os materiais utilizados, por fim, descreva a sequência de etapas realizadas na condução da pesquisa, mencionando como os dados foram levantados e tabulados para análise.

Em seu estudo, Cervo, Bervian e Silva (2006) expõem que o método científico apresenta a observação, a descrição, a comparação, a análise, a síntese, além dos processos mentais de dedução e da indução, comuns a todo tipo de investigação (qualitativa, quantitativa ou mista).

Após a escolha da pesquisa, é necessário determinar alguns itens que oferecem suporte para a conclusão do estudo, assim, descreva o local da pesquisa (cidade, bairro, estado, grupos, região, vegetação etc.). Continuando, descreva como você obterá estas informações, por meio de entrevista, conversas, questionários, estudos de caso, entre outros. Estes são considerados os instrumentos que indicam as técnicas a serem utilizadas no momento da coleta dos dados (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com