TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pensamento Computacional

Por:   •  9/7/2019  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

Pensamento computacional

O escrito se refere a formas de como um problema pode ser solucionado, sendo que, essa forma seja clara tanto para um humano quanto para uma máquina. Sendo assim, foi percebido que existe 4 pontos que merecem enfeze nesse processo, sendo eles capazes de demostrar a semelhança de um pensamento humano e a computação de uma máquina.

O primeiro ponto nos apresenta a decomposição, que seria a ação na qual o ser humano ou a máquina enxerga o problema de forma mais fracionada, para que no final, com o resultado de cada partição do problema resolvido, seja apresentada a solução como um todo. Essa estratégia de solução é ainda mais importante em situações de resolução de alta complexidade, onde se analisando cada parte do todo de forma separada simplifica o processo comparado a resolver tudo de uma única vez. Um bom exemplo é um novelo de linha embolada, sabemos que a forma estratégica mais eficiente seria encontrar a aponta da linha e ir a desenleando aos poucos, até que todo processo seja efetivado.

Outro pilar dessa organização é reconhecer os padrões de comportamento de cada parte desse “quebra-cabeças”, onde eles têm algo em comum, conde uma peça pode ser encaixada em outra, os formatos que elas se apresentam, quais os padrões que ela se comporta, para que através dessas informações obtidas sejam realizadas comparações e precauções as demais partes, assim, consegue-se resolver mais “facilmente” o problema presentado.

O ponto que comporta a parte da abstração, se resume em ignorar tudo e toda informação que não soma a pesquisa da solução do problema. Se determinada situação, objeto ou ação não merece atenção investigativa, não seria interessante gastasse tempo e recursos em algo que não poderá proporcionar contribuição com a pesquisa.

E como última pedra fundamental está a o algoritmo de resolução do problema. Traçar uma ordem de ações lógicas para que o ponto em questão apresentado seja solucionado. Nessa etapa do processo, pode-se também relacionar com a etapa 1 (decomposição), pois cada passo do algoritmo será subdividido em etapas, para que cada situação seja resolvida no seu tempo lógico correto.

E como já citado acima, essas etapas podem ser comportadas tanto em um meio computacional quanto físico, onde tudo se resume em programar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com