TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador Laboratório de Programação

Por:   •  30/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.444 Palavras (10 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROJETO INTEGRADOR: LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO – 6º MÓDULO

LUCAS DE ALMEIDA GOUVÊIA

IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRUTURAS DE DADOS EM FILA.

POLO DE GUARABIRA – PB

2020

LUCAS DE ALMEIDA GOUVÊIA

IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRUTURAS DE DADOS EM FILA.

Trabalho de Projeto Integrador do Curso de Graduação Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da disciplina de Projeto Integrador: Laboratório de Programação.

Orientadores: Professor: João Roberto Ursino da Cruz. Tutor: Diego Dias Rocha

POLO DE GUARABIRA – PB

2020

Resumo

 

O presente trabalho visa a elaboração de um projeto prático na área de programação de computadores com o desenvolvimento de uma solução que envolva técnicas estudadas. Foi elaborado um Laboratório com experimento de técnicas de programação utilizando a linguagem de programação Python visando a demonstração de estruturas Básicas para construção de algoritmos, implementenção de estrutura de dados e de funções. Utilizando a linguagem pedida, foi elaborado duas estruturas de fila como exemplificação com algumas operações.

Palavras-Chave: Estrutura de Dados; Fila; Algoritmo.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.2 Definição de Dados        6

2.3 Estruturas de dados        6

2.4 Estrutura Fila        7

2.5 Linguagem de Programação        7

2.6 Linguagem Python        7

2.8 Primeira Exemplo de Fila        8

2.9 Segundo Exemplo de Fila        9

3.        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES        10

4.        CONCLUSÃO        11

5.        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Para a formulação das idéias e da implentação de sistemas, forma-se toda uma cadeia de desenvolvimento de algoritmos, estruturas de dados, utilização de linguagens de programação e etc. visando o oferecimento de bons produtos para o mercado, que pode ser relacionado as mais variadas funcionalidades, como para softwares com especialidade em  organização de filas para estabelecimentos físicos, softwares unicamente educacionais e etc. Portanto, algoritmos de estruturas de dados podem ser utilizados de forma individual ou no contexto de aplicações, visando a inovação e a criação de novos produtos, ou o melhoramento da performance de alguns já existentes.

Com base no que foi exposto o presente projeto integrador visa demonstrar a utilidade dos algoritmos de estrutura de dados através de exemplos, de forma simplificada, de como eles são úteis no dia a dia numa fila de bancos, hospitáis e etc. Toda a interface gráfica ou sonora de organização de filas, através de painéis físicos que mostram a informação ao utilizador do serviço, é programada, e se tem todo um contexto de programação, e utilização de algoritmos para a disponibilidade da informação que está oculta.

Mais especificamente, serão exemplicadas duas estruturas de dados em fila para demonstrar tais informações com exemplos concretos do dia a dia, utilizando a linguagem Python.

  1. DESENVOLVIMENTO

Antes de iniciar o desenvolvimento, se faz necessário explicar e referenciar alguns conceitos para um maior entendimento.

                 2.1 Algoritmo

A ideia de algoritmo é muito antiga e foi amplamente discutida entre matemáticos e filósofos, dentre os quais podemos destacar Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646–1716), que vislumbrava, no século XVII, máquinas universais de calcular e estranhas linguagens simbólicas para representar ideias complexas por meio de sinais convencionais. Pode-se dizer que um algoritmo é uma sequência lógica e finita de instruções, que devem ser seguidas para a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa. Algoritmos na programação são utilizados para estruturar dados de forma inteligente a formar diversas estruturas.

                 2.2 Definição de Dados

De acordo com Setzer (2015), dado é uma “sequência de símbolos quantificados ou quantificáveis”, e o estudo dos algoritmos tem como base os dados, pois, para que ocorra a resolução de um problema, faz-se necessária a escolha da representação da realidade, geralmente definida em termos de dados e suas representações. Os dados são valores fornecidos pelo usuário do programa, podendo ser obtidos a partir do processamento, arquivos, bancos de dados ou outros programas.

                 2.3 Estruturas de dados

A Estrutura de dados é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento. As estruturas de dados definem a organização, métodos de acesso e opções de processamento para a informação manipulada pelo programa. A definição da organização interna de uma estrutura de dados é tarefa do projetista da estrutura, que define também qual a API para a estrutura, ou seja, qual o conjunto de procedimentos que podem ser usados para manipular os dados na estrutura. É esta API que determina a visão funcional da estrutura de dados, que é a única informação relevante para um programador que vá utilizar uma estrutura de dados pré-definida.

                 2.4 Estrutura Fila

O conceito de fila em programação é o mesmo de quando esperamos para ser atendidos em determinada ordem: o primeiro elemento a entrar na fila será o primeiro elemento a sair. Este conceito é conhecido, em inglês, como FIFO (First In, First Out) e, em português, como PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Então, no conceito de fila, os elementos são atendidos, ou utilizados, sequencialmente na ordem em que são armazenados. As filas são conjuntas, ou listas de elementos, cujas operações de inserção são feitas por uma extremidade e as operações de remoção, por outra. Um exemplo é a fila de documentos em uma impressora, na qual os arquivos são organizados em uma lista, impressos conforme a ordem de chegada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com