TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Informática .

Por:   •  24/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.162 Palavras (21 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 21

PROFESSOR PEDRO RODRIGUES DA SILVA

PLANO DE CURSO – 2017

INFORMÁTICA (1º AO 5º ANO)

        


APRESENTAÇÃO

Na apresentação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a indicação de que o compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal e coletiva e a afirmação do princípio da participação política (Brasil, 1998).

A utilização do computador na educação tem sido objeto de muita discussão e pesquisa, nas últimas décadas. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, as telemáticas trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir”. Dessa forma não devemos ver a informática como algo neutro na escola e sim como uma ferramenta de transformação de técnicas e raciocínio dos alunos e professores na escola.

Entender a Informática como apenas uma ferramenta é ignorar sua atuação em nossas vidas. Na escola a principal função da informática e promover a interdisciplinaridade entre conteúdos e proporcionar aos alunos a compreensão do conhecimento como o todo e a construção de uma visão abrangente que lhes permita uma percepção total da realidade. As possibilidades que a informática educativa traz para a escola é a constante transformação que hoje acontecem no mundo todo vão muito além de uma simples mudança de tecnologia de informação e comunicação, envolve também aprender:

Aprender a partir da tecnologia em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento como se ele fosse apresentado pelo próprio professor, aprender através da tecnologia em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apoiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento. A forma em que o aluno encarar a tecnologia, como estratégia cognitiva de aprendizagem.

A tecnologia desempenha papel importante, principalmente na Educação que vem se debatendo e questionando muito esse assunto já que a escola constitui um processo de construção de pontes entre o mundo da escola e o universo que nos cerca, é possível educar o aluno de hoje, nascido em um mundo de informações imediatas, com uma infinidade de recursos disponíveis pelo simples aperto de um botão? No mundo atual, as crianças têm contato com diversas formas de tecnologias desde que nascem; ou seja, para elas, a utilização de todos os aparatos tecnológicos se dá naturalmente. Sendo assim, sabemos que o computador, o vídeo, a Internet e as outras tecnologias facilitam o envolvimento do aluno em atividades escolares, pela naturalidade com que são usados no dia-a-dia deles.

JUSTIFICATIVA

Estando a escola inserida num contexto onde o imperativo social é a tecnologia, é importante analisarmos a relação entre escola e tecnologia, objetivando a construção de uma sociedade em que todos possam estabelecer diálogos em igualdade de condições e capacidade para tomar decisões que levem as mudanças futuras na sociedade.

As crianças da atualidade já nascem dentro deste contexto de mudanças e avanços tecnológicos, cabendo aos professores e escola acompanhar esse desenvolvimento. A implantação dos laboratórios de informática educacional pensada e planejada para romper paradigmas e inserir a escola no mundo tecnológico, propicia um novo olhar e um novo fazer dentro desta realidade. O uso de softwares gratuitos com liberdade para criar, modificar, copiar, incentivando assim a criatividade e a pesquisa.

OBJETIVO GERAL

Democratizar o acesso aos meios de comunicação moderna, incentivando o desenvolvimento dos processos cognitivos, sociais e afetivos.

Proporcionar a todas as áreas de conhecimentos o uso da tecnologia da informação no processo de ensino e aprendizagem e, entender o computador como uma nova ferramenta de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas ideias e valores.

METODOLOGIA

Todo processo de ensino e aprendizagem da tecnologia da informação ocorrerá de forma pratica e expositiva, considerando as especificidades e modalidades de ensino. Quaisquer atividades que a ser desenvolvida a parti do uso do computador serão apresentados os procedimentos, funções e suas aplicações.

Este plano de ensino de informática será desenvolvido de acordo com a especificidade do plano de ensino curricular correspondente, através da plataforma Linux Educacional ou simailares. Porém o planejamento e desenvolvimento das atividades ficarão sobre a responsabilidade do professor da turma e de informática para aplicar os procedimentos e as funções necessárias na utilização de hardwares e softwares nas atividades propostas.

AVALIAÇÃO

Nesta etapa de avaliação serão apenas utilizados os instrumentos de avaliações consideravelmente aplicados pelo (a) professor (a) titular da turma (Valores e Atitudes, frequência e relatórios) correspondente aos aspectos positivos e negativos quanto a utilização da informática nas atividades de ensino.


CONTEÚDO DE INFORMÁTICA ENSINO FUNDAMENTAL DO 1º AO 5º ANO

As aulas de informática dão oportunidade às crianças de interagirem com o computador de forma prazerosa e dinâmica. Através de Projetos interdisciplinares que visam apoiar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e trabalhados ao longo ano letivo.  Atividades realizados no Laboratório de Informática estimula-se o pensamento criativo e prepara-se o aluno para o uso das novas tecnologias. Desta maneira aprende-se a usar os recursos da informática naturalmente em seu próprio ritmo.

As aulas de informática conforme o cronograma de atendimento terá duração de 2 horas / cada turma para realização de atividades e pesquisas.

O professor (a) titular de sala acompanhará os alunos no Laboratório juntamente com o professor (a) mediador (a) de informática, seguido de planejamento por área de conhecimento a ser aplicado.

OBJETIVOS TECNOLÓGICOS:

  • Desenvolver atitudes corretas no uso do computador;
  • Apropriar-se das habilidades tecnológicas básicas;
  • Explorar, experimentar, levantar hipóteses, comparar, tomar decisões em diferentes programas;
  • Demonstrar iniciativa e autonomia no uso do computador;
  • Utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem;
  • Utilizar o computador como meio de expressão, comunicação e criatividade.

CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS POR SÉRIE

1º ANO

Alguns softwares que poderão ser utilizados:

  • Gcompris 
  • Impress
  • Writer                                          
  • KolourPaint
  • Domínio Público
  • Internet (software educacional)

CONTEÚDO

  • Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som)
  • Ligar e desligar;
  • Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);
  • Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, caps lock, setas direcionais; F5;
  • Abrir programas;
  • Identificar os botões de fechar, minimizar, maximizar.
  • Identificar barra de rolagem;
  • Identificar barra de ferramentas dos programas pedagógicos.

2º ANO

Alguns softwares que poderão ser utilizados:

  • Gcompris                    
  • Tux Paint                  
  • Impress
  • Writer                         
  • KolourPaint             
  • TuxMath
  • Domínio Público
  • Internet (software educacional)                     

CONTEÚDO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)   pdf (215.6 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com