TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Por:   •  12/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

Faculdade de Tecnologia SENAI Dourados

Tecnólogo em Automação

ISO 26000

Adiel Moreno Sartarelo

Denis Olívio Benevides

Eduardo Galdino de Souza

Renan de Almeida Santana

Rodrigo D. Vedroni

Dourados – M.S

20/04/2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................

01

2 ISO..................................................................................................

02

2.1 O QUE É ISO? ...............................................................................

02

3 CRIAÇÃO DA ISO 26000..................................................................

02

3.1 DETALHES SOBRE A CRIAÇÃO DA ISO 26000 ...............................

03

4 VISÃO GERAL DA ISO 26000............................................................

04

5 PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ISO 26000 ..........

05

6 VANTAGENS E DESVANTAGENS ....................................................

09

7. CONCLUSÃO....................................................................................

10

8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................

11


LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 ............................................................................................

04


[pic 2]

  1. INTRODUÇÃO

A ISO 26000 é uma guia de diretrizes para todo tipo de tamanho de organização buscando responsabilidade social e sustentabilidade em suas ações; os elementos básicos que a compões são:

Essa nova ISO voltada à responsabilidade social, apesar de ser uma norma que não é um sistema de gestão, ela apresenta princípios, conceitos  e até temas centrais que a empresa deve dedicar atenção.

A ISO de uma forma ampla oferece um padrão  de como se tratar um referido tema e a ISO 26000 faz isso em relação a Responsabilidade social e trouxe a tona  o peso atual que esse tema tem sobre a relação da Empresa com o mercado, não só com seus empregados e fornecedores mas com o consumidor e a sociedade de uma forma geral.


2  ISO[pic 3]

A palavra ISO não é apenas uma simples sigla, ela agrega um significado que pode ser definido pela etimologia da palavra no radical grego que faz referência a igualdade, sendo assim e partindo do principio da igualdade todos os países que adotarem a ISO, utilizam dos mesmos códigos nela inseridos.

2.1  O QUE É ISO?

Atualmente localiza-se em Genebra na Suíça a sede da ISO, que pode ser definida como uma rede de órgãos e instituições de padronização global, pois está presente em 160 países.

A Organização Internacional de Normalização (ISO - International Organization for Standardization) é uma organização não governamental que foi criada em 1946, para definir e desenvolver normas e regulamentações internacionais para a fabricação de produtos, com exceção daqueles que são da área da eletrônica e elétrica, dessa forma essas normas e especificidades auxilia no comércio e no desenvolvimento de melhores práticas de gestão, impulsionando o crescimento tecnológico e mensurando conhecimentos.

Dentre as normas criadas pela ISO, estão entre elas as mais importantes a ISO 9000, referente a gestão da qualidade, a ISO 14000, referente a gestão de meio ambiente e uma das mais atuais a ISO 26000, referente a responsabilidade social.

3  CRIAÇÃO DA ISO  26000.

O processo de desenvolvimento da norma teve um tem de duração em torno de cinco anos, a norma em questão seria a ISO 26000, Norma Internacional de Responsabilidade Social, foi publicada no dia 1° de novembro de 2010 foi pública a que através de um esforço intenso de mais de 450 especialistas de diversas áreas do conhecimento originados de 99 países.

[pic 4]

3.1  DETALHES SOBRE A CRIAÇÃO DA ISO 26000

O processo de criação da ISO 26000 iniciou-se no ano de 2001, através de um convite feito pela ISO, Organização Internacional de Normalização, ao COPOLCO (Comitê de Política do Consumidor), para analisar a necessidade, o interesse e a viabilidade da criação de uma norma Internacional baseada na temática Internacional de Responsabilidade Social, a ISO 26000 que ainda ia ser criada, o qual foi inteiramente a favor de que se fizesse uma norma internacional sobre a temática, dessa forma supriria uma necessidade dos consumidores, organizações e a sociedade de forma geral.

Assim foi estabelecido pelo COPOLCO uma equipe para a seguinte finalidade, fazer um estudo intenso sobre o que existia de mais moderno pertinente ao tema através de um estudo do estado da arte referente a Responsabilidade Social no mundo.

No ano de 2002 a ISO elaborou uma equipe para atender a temática de forma estratégica, a qual tinha uma finalidade importantíssima de formular um relatório técnico recomendando para a ISO a formulação de uma norma internacional de responsabilidade social.

Em 2004, por volta do mês de junho, foi realizada uma grande conferência, na cidade de Estocolmo, na Suécia, para decidir sobre a elaboração da norma, na qual ficou decidido que a norma iria ser elaborada, e quem iria presidir a criação dela seria o ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) representado o Brasil e a Suíça através do seu órgão de normalização a SIS (Instituto Sueco de Normalização), foram eleitos para presidir a equipe que iria ficar incumbida de desenvolver a Norma Internacional de Responsabilidade Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (292.6 Kb)   docx (141.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com