TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ]SISTEMA DE APOIO AO DEFICIENTE AUDITIVO

Por:   •  16/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MOACIR ALEXANDRE MOURA DOS SANTOS

SADA (SISTEMA DE APOIO AO DEFICIENTE AUDITIVO)

 

                                                        Professor Orientador:

                                                        Rogério Leitão Nogueira

RIO DE JANEIRO

2021

PROBLEMA

Diversos avanços têm sido realizados na área de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. Ainda assim, muitos desses projetos são recentes e a grande maioria não está acessível a todos, havendo clara distinção entre faixas de renda dos envolvidos bem como dos países onde estes estão localizados como fator decisivo para acesso a estas inovações.

Ademais, aqueles que conseguem superar alguns destes obstáculos e se inserem no mercado de trabalho percebem que este novo mundo os ignora. Tarefas simples como solicitar suporte de informática, comunicar ou atualizar um problema em andamento ao Help Desk vira um ato de heroísmo (extremamente complexo, por vezes frustrante e desencorajador).

Como não conseguem se expressar por telefone, alguns necessitam da ajuda (não remunerada) de seus familiares para poder resolver interagir com o help desk, ora passando, ora recebendo informações, e assim resolver seus percalços e continuar seu trabalho.

Outros, quando não podem contar com este auxílio, precisam descrever todo o problema por e-mail e aguardar durante dias uma resposta (pois o tempo de resolução é maior em comparação ao contato por telefone).

Ambos os casos são financeiramente prejudiciais à empresa, pois o funcionário perde tempo com atividades que não são o seu trabalho propriamente dito.

Embora este perfil já esteja no mercado há algum tempo, percebe-se que não existem soluções de TI que os leve em consideração e, quando encontradas, são extremamente específicas, difíceis de serem adaptadas a outros casos.

Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema que atua como um facilitador entre o deficiente auditivo e o help desk de uma empresa hipotética, facilitando tanto a criação como a atualização de incidentes, sem a necessidade de intermediários.

Este projeto cumpre uma função social quando viabiliza a integração destes indivíduos ao seu ambiente de trabalho por meio da tecnologia, o que confere ao empregador um benefício duplo:  geração de valor e lucro (seja na retenção destes profissionais ou na economia com treinamento).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com