TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios e Vitórias dos deficientes auditivos

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: LIBRAS

Atividade Colaborativa

NOME

Bruna Denise de Sousa

RA

6483303861

Atividade Colaborativa:

Desafios e Vitórias dos deficientes auditivos

Anhanguera Educacional

2° semestre

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: LIBRAS

Atividade Colaborativa

Atividade Colaborativa:

Desafios e Vitórias dos deficientes auditivos

Trabalho desenvolvido na disciplina LIBRAS apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Ana Lucia Fernandes Chavare.

Anhanguera Educacional

2013

Introdução

  Com a Linguagem Brasileira de Sinais os portadores de deficiência auditiva vem mostrando que pode ajudar para o crescimento do país se colocando na sociedade cada vez mais e não sendo excluidos como eram antigamente, sendo assim LIBRAS é muito importante não só para a cultura surda, como para os ouvintes, trata-se de inclusão social e isso é essencial nos dias de ho.

   Aprender Libras é exercer a cidadania. É um passo que todos devemos dar para ajudar com a inclusão social dos surdos, através desse aprendizado começamos o processo de acabar com os obstáculos que impedem todos de conhecer e respeitar a cultura dos surdos, assim a inclusão de Libras na sociedade iria cada vez mais se expandir. Busce-se com esse trabalho Entendemos que a LIBRAS não representa apenas uma língua, mas um instrumento de poder e acessibilidade para a comunidade surda que foi e ainda é, frequentemente, invisibilizada pela sociedade ouvinte.

  O objetivo desta atividade é reconhecer as conquistas obtidas pela comunidade surda refletindo sobre o que ainda é preciso ser desenvolvido para se conseguir a igualdade de direitos entre ouvintes e surdos.

   

Desenvolvimento

   O que pude perceber entre o passado e o presente é que a sociedade de surdos vem conquistando cada dia mais o seu espaço no meio social, quanto escolar e profissional. Antigamente, os surdos eram respeitados e temidos, pois acreditavam que eles eram mensageiros dos Deuses ao Faraó, mas em outras regiões, eles eram lançados ao mar, penhascos ou oferecidos em sacrifício aos deuses, tratados como seres inválidos acabavam sendo condenados a morte. Contudo, a partir do Código implantado pelo imperador Justiniano, os surdos deixaram de ser mortos. Já nos dias atuais os surdos tiveram algumas conquistas, destaca-se em 2002 a oficialização de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio de comunicação, em 2005 a inclusão como disciplina curricular em cursos de formação de professores e também a inclusão no meio profissional, onde através do seu trabalho mostram que sua capacidade é igual à de qualquer pessoa.

   Acredito que o obstáculo que infelizmente a sociedade de surdos enfrenta é o preconceito, alfabetização e até mesmo a comunicação com a sociedade, começando pela televisão que ainda precisa de melhoras colocando legenda e para que elas fossem realmente eficazes de tamanho maior e não só apenas para transcrever o que está se falando, mas para os surdos conseguirem ler, em certos programas aparece intérprete sinalizando o que está sendo dito mas o tamanho dela também é pequeno, esse meio de comunicação deveria priorizar mais isto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com