TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Operacional

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Leandro Malaquias Tavares

1- Programas do Sistema – gerenciam a operação do próprio computador;
Programas de Aplicação – que resolvem problemas para o usuário.

2- O elemento essencial é o barramento que liga todos os controladores. A partir dessa comunicação ela se comunica com a memória específica.

3- f – v – f – v – v - v – v– v – f - f

4- Na figura mostrada acima, na parte de baixo está o hardware, o qual em muitos casos é composto de duas ou mais camadas. A mais baixa delas contém os dispositivos físicos, representado por chips de circuitos integrados, fios, fontes de alimentação, tubos de raios catódicos, etc. Temos, a seguir, uma camada composta por um tipo de Software bastante primitivo, que controla diretamente os dispositivos anteriormente citados. Tal software denominado microcódigo, composto por um conjunto de micro programas, usualmente está gravado numa memória do tipo ROM, é, na verdade, um tipo de interpretador, que busca instruções de máquina na memória principal. O conjunto de instruções que o microcódigo interpreta é chamado Linguagem de máquina.

5- Multiprocessamento simétrico, no qual cada processador executa uma cópia idêntica do sistema operacional, e essas cópias comunicam-se entre si conforme necessário. Multiprocessamento assimétrico, no qual a cada processador é atribuída uma tabela específica. Um processador mestre controla o sistema; os outros procuram o mestre para receber instruções ou tem tarefas predefinidas

6- Uid (identificação do usuário), a cada processo é atribuída a uid de seu usuário. Quando um processo envia um sinal para outro processo, pode ser verificado se o transmissor e o receptor possuem a mesma uid. Da mesma forma, os usuários de determinado sistema podem ser divididos em grupos de usuários, equipes de projeto, departamentos... cada um com sua própria identificação de grupo gid (identificação de grupo).

7- Denominada como chamada de sistema. Processos e arquivos.

8-  Árvore de processos. O processo A criou dois processos filhos, B e C. O processo B criou três processos-filhos, D, E e F.

9- Trata-se do conceito de pipe. Um pipe é um pseudo-arquivo que pode ser usado para conectar dois processos. Quando o processo A enviar dados ao processo B, ele escreve no pipe como se este fosse um arquivo de saída. Já o processo B lê os dados, tratando o pipe como um arquivo de entrada. Então a comunicação entre processos assemelha-se muito a operações de comuns de leitura e escrita de arquivos

10- IPC nada mais é que a comunicação entre processos. O IPC fornece mecanismos para permitir que processos comuniquem e sincronizem suas ações sem compartilhar o mesmo espaço de endereçamento. A melhor forma de fornecer IPC é através do sistema de troca de mensagens, e os sistemas de mensagens podem ser definidos de várias formas diferentes.

11- O processo pode emitir um pedido de I/O e ser colocado em uma fila de I/O.  O processo pode criar um novo subprocesso e esperar seu término. O processo pode ser removido à força da CPU, como resultado de uma interrupção e ser colocado de volta na fila de processos prontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com