TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Projeto TCC

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

Entrega 1 – 25/03/2019

  1. O problema

Insuficiência de informações no recenciamento do ano de 2020

  1. Tema do trabalho

Recencimento no ano 2020, implementação de melhorias nas informações dos receciados.

  1. Contextualização

Com a aproximação do Censo do ano de 2020 foi detectado um problema no recenciamento da população onde não há informações da localização da moradia do recenciado,

  1. A situação-problema

O problema da falta informações de localização geográfica da moradia do recenciado no Censo de 2020 é a mesma dos Censos anteriores, não há nenhum recurso disponibilizado ao recenciador para coleta desse dado.

  1. Breve descrição da solução

O problema pode ser resolvido com algumas alterações no cadastro do recenciado, onde o recenciador poderá com ajuda de um GPS inserir a latitude e a longitude no cadastro do recenciado assim com as coordenadas o sistema do Censo 2020 estará apto a fornecer a localização da moradia do recenciado.

Entrega 2 – Contextualização – 11/03/2019

  1. Contextualização do Problema

Com o avanço das tecnologias foi despertado um desejo em que no Censo de 2020 caberia a inclusão da Longitude e Latitude de cada domicilio recenciado a fim de poder criar opções de pesquisas relacionadas aos dados coletados naquele domicilio com os dados coletados nos outros domicílios da região.

2.1 Premissa e Restrições do projeto

        Premissa:

                O governo federal já disponibilizou as verbas para compra dos GPS´s, um para cada recenseador;

                A linguagem de programação a ser usada será Java;

                

        Restrições do projeto

                Os dados não poderão ser acessados durante o Censo 2020, somente após o termino da coleta dos dados em todos domicílios e após a finalização do Censo 2020;

                 

2.2 Caracterização da empresa

        Empresa: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, possui como característica definidora a produção de informações de caráter multi-temático das dimensões da realidade nacional.

2.2.1 Histórico da Empresa

O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e é o responsável pelos levantamentos demográficos, pesquisas estatísticas sobre os mais variados temas (de meio ambiente à economia), manutenção de indicadores sobre o Brasil, e informações geográficas, além de ser também a fundação responsável pelo SIG (Sistema Geodésico) Brasileiro.

A história do IBGE começa em 1936, com a criação do “Instituto Nacional de Estatística e Cartografia” (INE) que, em 1938 é incorporado, junto ao “Conselho Brasileiro de Geografia” ao “Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE que inicia, então, seu primeiro projeto: a “Determinação das Coordenadas das Cidades e Vilas”.

Até 1966/67 o IBGE tinha como atribuições fixar normas para a uniformização da cartografia brasileira e consegue o feito de estabelecer, pela primeira vez, dados de coleta e tabulações do censo com base em uma referência cartográfica sistematizada (1940). Mas, em 1967 a incumbência de fixar essas normas passa ao COCAR (Comissão de Cartografia) que é inserida na estrutura do IBGE.

Mais tarde, em 1985 foi criada o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) ao qual foi submetida a COCAR que seria desativada em 1990. Mas, em 1994 o Governo cria a CONCAR (Comissão Nacional de Cartografia) que recebe apoio administrativo do IBGE e da ANEA (Associação Nacional das Empresas de Levantamentos Aeroespaciais).

Hoje, o trabalho mais conhecido do IBGE, que é o atual responsável pelo Sistema Cartográfico Brasileiro, é a realização do Censo Demográfico, uma pesquisa realizada em campo com toda a população brasileira (ou quase toda) para levantar dados como número de habitantes, renda, faixa etária da população e muitos outros dados que servem de indicadores sobre o desenvolvimento social e econômico do país.

Fontes

http://www.ibge.gov.br

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen

2.2.2 Atividades da empresa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

2.2.3 Público Atendido – (Mercado Consumidor)

  1. As pesquisas feitas pelo IBGE são destinadas a toda a população brasileira, incluindo também todas empresas nacionais e/ou internacionais que precisarem dos dados quantitativos e qualitativos sobre o território brasileiro e sua população, levantados pelas pesquisas realizadas pelo IBGE,

2.2.4 Concorrência

        Não há empresas concorrentes com o IBGE.

2.2.5 Organograma

[pic 1]

Fonte: https://acessoainformacao.ibge.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/organograma.html

2.3 Proposta de trabalho

A seguir são apresentados os aspectos metodológicos considerados no desenvolvimento deste trabalho;

2.3.1 Método de Trabalho

O desenvolvedor poderá fazer testes práticos a fim de verificar se o GPS vai funcionar em todos os lugares para que não fique nenhum questionário sem as coordenadas geográfica.

2.3.2 Previsão e alocação de recursos (humanos e materiais)

        O IBGE tem uma divisão de informática onde possui um contingente de 25 programadores JAVA, 6 Analistas de Sistemas; para ser desenvolvido este projeto haverá uma demanda de no mínimo 2 Analistas de Sistemas e 6 programadores JAVA, já foi feito o estudo onde a divisão de informática do IBGE poderá ceder os 8 profissinais sem comprometer as atividades corriqueiras da divisão.

2.3.3 Cronograma de trabalho (Diagrama de Gantt)

2.3.4 Previsão Orçamentária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (50 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com