TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Informática

Por:   •  30/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.760 Palavras (20 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 20

Objetivo

        Desenvolver um software intuitivo que permita a comunicação e o envio de arquivos via rede, utilizando a linguagem Java e as primitivas dos sockets de Berkeley.


Introdução

        As redes de computadores forma desenvolvidas por volta da década de 60 com a finalidade de interligar universidades americanas, nesta época as redes telefônicas dominavam e eram consideradas principal método de comunicação. A criação de microcomputadores e mini computadores de desempenho razoável, proporcionou uma instalação considerável de poder computacional em vários locais, ao invés de em apenas uma área, porem não existia forma de unir esses computadores.

        Mesmo com o custo alto de computadores nessa época, podemos dizer que com o surgimento da técnica de multiprogramação, surgiu a necessidade de conectar os computadores de forma que os usuários de diversas regiões pudessem compartilhar informações, necessidade essa que surgiu naturalmente. O trafego criado por estes usuários, gerariam uma serie de comandos nos quais fariam com que o computador distante requisitado permanecesse por alguns instantes inativo, procurando e aguardando uma resposta.

        A procura de uma forma de transformar a comutação em circuitos em comutação de pacotes, três grupos de pesquisa começaram separadamente seus estudos. Sendo o primeiro deles em 1961, onde Leonard Kleinrock nos laboratórios do MIT utilizou o conceito da teoria de filas, ou seja a comutação de pacotes no baseada no trafego em rajadas. Por volta de 1964 Paul Baran do Rand Institute começou a usar a comutação de pacote como forma de aumentar a segurança na transmissão de voz em redes militares. Na Inglaterra Donald Daves e Roger Scantlebury criaram novas visões sobre a comutação de pacotes no National Physical Laboratory.

        Roberts em 1967 publicou a ARPAnet (a precursora da Internet), sendo a rede de computadores baseada na comutação de pacotes. Os primeiros comutadores de pacotes foram chamados de IMPs (interface message processors), hardwares que foram fabricados pela empresa BBN.

        O primeiro IMP foi instalado na Universidade da California com três IMPS adicionais, depois no Stanford Research Institute, em Santa Barbara  e na Universidade de Utah, todos supervisionados pelo técnico Leonard Kleinrock, sendo que a primeira utilização com login remoto acabou derrubando o sistemas com apenas 4 nós. Por volta de 1972 a ARPAnet já possuía 15 nós e foi publicamente demonstrada por Robert Kahn na conferencia internacional de computadores. O primeiro protocolo da rede foi o NCP (network-control protocol), sendo desenvolvido tambem o primeiro sistema de correio eletrônico (e-mail) por Ray Tomlinson na BBN. Pelo fato da ARPAnet ser única na época era uma rede fechada e para se conectar o computador devia estar conectado a um de seus IMPs.

        Por volta de 1970 começaram a surgir outras redes de comutação de pacotes como:

  • ALOHnet: Rede de micro-ondas que conectava as ilhas do havai;

  • TELENET: Rede de comutação de pacotes de âmbito comercial da BBN e baseada na tecnologia ARPAnet.
  • TAYMNET e TRANSPAC: Rede de comutação de pacotes desenvolvida por pesquisadores franceses.

        O número redes pequenas não parava de crescer originando o principio das redes locais, uma ETHERNET que logo após se transformaria em LAN.

        O trabalho pioneiro de interconexão de computadores foi supervisionado pela DARPA (agencia de projetos de pesquisa avançada de defesa), por Vinton Cerf e Robert Kahn, criando uma rede baseada em um protocolo, o TCP (transmission control protocol) protocolo resposavel pela entrega em sequência e de forma confiável de pacotes. Com o tempo ele foi modificado devido a necessidade de controle maior do fluxo de informações, sendo então dividido o protocolo TCP ficaria apenas responsável pela organização dos pacotes, o protocolo IP ficaria responsável pelo envio dos pacotes e criando um novo protocolo o UDP que ficou responsável pelo controle do fluxo de voz dos pacotes.


Fundamentos de comunicação de dados em rede

Protocolo TCP

        O protocolo TCP/IP sempre foi taxado como pesado pois consumia bastante dos recursos da maquina. Com a criação de interfaces gráficas, evolução dos processadores e esforço dos programadores para que os sistemas operacionais fornecessem um nível de performance equiparado a outros protocolos, o TCP/IP se tornou obrigatório. Hoje em dia ele e considerado padrão quando se trata de comunicação de dados via rede. O TCP/IP oferece alguns benefícios em sua utilização sendo eles:

  • Padronização: Um protocolo extremamente difundido e aceito atualmente. Qualquer sistema operacional atual tem suporte a TCP/IP e a maioria das grandes redes usam este como padrão.

  • Interconectividade: Uma forma de interconectar sistemas diferentes. Muitos serviços para conectividade desenvolvido sobre o TCP/IP estão disponíveis como o FTP(file transfer protocol).
  • Roteamento: Permite que tecnologias mais antigas ou mais novas que se conectem a rede. Trabalha como protocolos em linha como o PPP (point to point protocol) permitindo conexões discadas ou remotas a área de trabalho a partir de linhas dedicadas ou discadas. Trabalha com os IPCs e dispositivos mais usados pelos sistemas operacionais.
  • Protocolo robusto: Escalavel, multiplataforma, com a organização nescessaria para funcionar em qualquer sistema operacional cliente/servidor, permitindo que aplicações deste porte funcionem entre dois computadores distantes.
  • Internet: É o protocolo TCP/IP que faz com que possamos acessar a internet. As redes locais distribuem servidores de acesso a internet e os hosts que se conectam a estes servidores para acessa a internet. O aceso só tera sucesso se os computadores estiverem configurados para utilizar o TCP/IP.

Protocolos de internet

        Os protocolos que compõem a internet são uma serie de protocolos utilizados especificamente para a comunicação, esses são muitas vezes chamados de protocolo “TCP/IP”, já que o TCP e o IP foram os primeiros a serem definidos.

        O modelo OSI representa um grupo que possui sete camadas que pode ser comparado por alto ao modelo TCP/IP, porem essa comparação pode gerar erros.

        O modelo TCP/IP possui quatro níveis: Host/Rede; Inter-rede; Transporte; Aplicação. Surgiu, então, um modelo que mescla as 5 camadas e retira o excesso do modelo OSI e melhora o modelo TCP/IP: Fisica; Enlace; Rede; Transporte; Aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.4 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com