TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO GOOGLE DRIVER, UMA EXPERIÊNCIA DO USO DE FERRAMENTA COLABORATIVA NA SALA DE AULA

Por:   •  24/9/2018  •  Artigo  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 12

O USO DO GOOGLE DRIVER, UMA EXPERIÊNCIA DO USO DE FERRAMENTA COLABORATIVA NA SALA DE AULA

Luciano Raimundo dos Santos1, Rosinete Libanio dos Santos Costa2

1Acadêmico de Licenciatura em Computação – IFTO Campus Porto Nacional. E-mail: lrs.luciano21@gmail.com

2Mestre em Ciência da Computação - Professora do IFTO Campus Porto Nacional. E-mail: rosinete@ifto.edu.br

Resumo: Este trabalho teve como experiência o uso de uma ferramenta colaborativa em sala de aula, com intuito de apresentar aos licenciandos em computação, a importância do uso de ferramentas colaborativas na construção de planos de aulas e materiais didáticos, usados como proposta para uma determinada disciplina e publico alvo no ensino regular, nas escolas do município de Porto Nacional/TO. O foco da pesquisa foram os licenciandos de computação do sétimo período, do semestre 2016/1 do IFTO campus Porto Nacional. Para definição dos questionamentos e evidencia dos fatos, efetuou-se a revisão de literatura sobre a importância do usos das ferramentas colaborativas nos dias de hoje para o ensino e aprendizagem. A pesquisa concluiu pela hipótese de apesar de ser ainda pouco frequente a realização desse processo nas escolas, devido às lacunas existentes entre a ferramenta e o acesso a ela; os benefícios para o aluno são inúmeros, tais como permitir entrar em contato com ferramentas que promovam um aprendizado multidisciplinar. O uso dessas ferramentas pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo. E o objetivo principal de todo esse processo é tornar o aluno capaz de desenvolver seu trabalho, torná-lo autor, já o professor torna-se apenas um mediador na condução desse processo de construção de conhecimento.

Palavras–chave: Informática e Internet na Educação, Ferramentas Colaborativas, Sala de Aula.

  1. INTRODUÇÃO

A cada dia surge novas tecnologias voltadas para o ensino aprendizagem de maneira que venha a facilitar a comunicação do professor com os alunos, deixando as aulas sem ponto final, e sim com uma pausa para reflexão, em que o docente deixa uma mensagens ou atividade para que seus discente possam continuar com seu aprendizado em casa, com o uso de tecnologias educacionais, mais especificamente as ferramentas colaborativas podemos dá continuidade a esse estudo de forma interativa e prazerosa bastando ter aceso a internet e escolher umas das ferramentas de colaboração. Assim, tivemos uma experiência do uso de ferramenta colaborativa na disciplina de Informática e Internet na Educação”, o bate papo de dentro da sala de aula pôde continuar em casa, as duvidas que foram surgindo eram esclarecidas e acompanhada mesmo fora da sala de aula, com a participação tanto da professora como dos colegas de sala, sem a necessidade de envio de um e-mail, por exemplo. Ao utilizarmos o compartilhamento de informação em tempo real com o Aplicativo Google Drive, ferramenta escolhida para estudo, o professor  ganhar  tempo  em  suas  atividades,  e  melhora  sua  interatividade  com  a  criação  de


documentos colaborativos em tempo real, facilitando o trabalho em equipe, evitando dores de cabeça com dispositivos com vírus, por exemplos, trabalhos com temas iguais e alunos que dão desculpa de ter perdido a atividade por problemas técnicos no equipamento, entre outros problemas. Pois ao usamos ferramentas como deste aplicativo, que estão disponíveis online para melhorar o entretenimento e o compartilhamento de informações, ganhamos tempo, conhecimento, troca de experiências, cada um participando acrescentando e recebendo com muito ou pouco naquilo que sabe, e isso gera maior interesse na participação das aulas. Portanto entendemos que essa pratica ocorrida numa das disciplinas do curso de licenciatura em computação possa ser estendida para pratica dos professores nas escolas em suas aulas.

Sempre surgi novas tecnologias voltadas para o ensino aprendizagem, para facilitar a comunicação do professor com os alunos, com o uso de tecnologias educacionais como foi usado na Disciplina de Informática e Internet na Educação, a aula pôde continuar em casa, tendo acompanhamento em tempo real do professor com os alunos e dos próprios alunos com seus colegas de sala.

Assim tem sido as experiências que temos ao utilizamos ferramentas de colaboração, como o Google Drive. O Google Drive é um ambiente desenvolvido pela Google com a função principal de armazenamento de arquivos em nuvens, ou seja, utilizado memória de servidores online e permitindo o acesso remoto pela Internet sem a necessidade de instalação de programas ou armazenamento físico de dados. Além da criação, edição e armazenamento de textos, apresentações de slides, planilhas, desenhos e formulários online, são possíveis a visualização e o compartilhamento total ou parcial dos arquivos. Tais possibilidades criam um novo espaço de leitura e escrita que se relaciona com o próprio sistema gráfico e com os gêneros que viabiliza por meio das funções sociais da língua, ou seja, uma história conta de um discussão, resultado de uma pesquisa dentre outros gêneros, e que influenciam as relações entre escritor, leitor e texto (SOARES, 2002).

Google Drive e a tecnologia das nuvens

A incorporação da tecnologia na educação é um tema que, por um lado, é defendido pelos professores que desejam acompanhar as novas tendências e necessidades do mundo globalizado, e, por outro, temido pelos que não se sentem confortáveis perante o desconhecido ou o que não dominam totalmente. As razões alegadas pelos tradicionalistas, para evitar o uso de recursos tecnológicos da Internet em suas práticas de ensino, variam desde a falta de conhecimento sobre o funcionamento das ferramentas até questionamentos sobre a confiabilidade das mesmas, como o receio de perder algum arquivo por pane em um computador. Contudo, a evolução da tecnologia empregada no ambiente virtual tem solucionado e/ou amenizado problemas como os relacionados ao armazenamento de dados. Um exemplo dessas inovações é a “computação nas nuvens”, que possibilita ao usuário manter seus dados na rede ao invés de em discos rígidos ou drives externos (STRICKLAND, c2012), além de permitir que pessoas em diferentes locais executem tarefas em conjunto, de maneira síncrona ou assíncrona. Dentre as ferramentas que utilizam a tecnologia de “nuvens” disponibilizadas na Internet, destaca-se o Google Drive, previamente denominado Google Docs, que consiste em um pacote de aplicativos do Google baseado em Ajax1 (SERAFIM; PIMENTEL; SOUZA DO Ó, 2008). Além de proporcionar maior segurança no armazenamento dos dados, o Google Drive ainda elimina a necessidade de instalar os softwares para acessar os arquivos, como também a de verificar qual a versão dos aplicativos para edição dos documentos (por  exemplo,  Word 2003,  2007 ou  2010).  Ademais,  os  documentos  podem ser  acessados  e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (241.8 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com