TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura de Cordel: O uso da literatura de cordel como ferramenta metodológica para o ensino de filosofia na Educação Básica

Por:   •  14/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.097 Palavras (13 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Gilmar Batista Martins

RU: 1387036

1 TEMA

Literatura de Cordel: O uso da literatura de cordel como ferramenta metodológica para o ensino de filosofia na Educação Básica

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

O ensino-aprendizagem na atualidade, torna-se cada vez mais desafiador em cumprirem o papel de transmissão do conhecimento, devido as grandes transformações e a velocidade com que estas acontecem e por cada vez mais, exigirem metodologias que despertem o interesse e motivem os que estão sendo instruídos. Onde faz-se cada vez mais necessário uma dinâmica ágil e renovada, de forma a levar os alunos a questionamentos que os tornem aptos para se descobrirem enquanto seres pensantes e atuantes na sociedade na qual estão inseridos.

Pensadores como Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, ao longo do tempo, buscaram entender como acontece à aprendizagem. Em uma busca pela compreensão de como esta ação se dava a partir dos acontecimentos, contudo, mostrando estes apontamentos da ação de aprender numa possibilidade de como as ideias são captadas pela consciência humana (CAMPOS, 2013).

Para que se obtenha um progresso intelectual, Barbosa 2015, vem dizer que as crianças precisam não apenas estarem prontas e serem capazes de aprender, mas terem oportunidades de aprendizagem. Se o sistema educacional não o proporciona, pode ser que os alunos jamais desenvolvam sua faixa plena de capacidades.

Behrens (2000, p. 45) ressalta que o ensino como construção de conhecimento propõe o envolvimento do aluno no processo educativo. A exigência de tornar o sujeito cognoscente, que valoriza a reflexão, a curiosidade, o espírito crítico, a incerteza, a provisoriedade, o questionamento e exige reconstruir a prática educativa proposta em sala de aula.

Cavalcanti (1998) aponta que o professor deve procurar transpor o formalismo e envolver o aluno no processo de ensino-aprendizagem, inserindo novas metodologias no seu atuar pedagógico.

Para Santos 2010, a literatura de cordel, com sua força lírica, sua poesia, sua capacidade de expressão cultural que surge das tradições populares, que narra sua realidade social e a aponta para a imaginação criativa do povo mais sofrido econômica e socialmente, principalmente no Nordeste brasileiro, pode ser integrada ao currículo de cursos dirigidos para jovens e adultos.

Assim, este projeto de TCC, visa mostrar a possível utilização da literatura de cordel como ferramenta utilizada para a facilitação e interação no ensino de filosofia na Educação Básica, por ter em seu bojo, mecanismos que nos levam a pensar e também uma belíssima forma de construção de textos da literatura.

2 PROBLEMATIZAÇÃO

Um grande desafio nas salas de aulas, tem sido promover o ensino aprendizagem mediante os avanços das tecnológicos, com métodos capazes de contornar a falta de atrativo na transmissão de conteúdo. Carecendo, que professores e demais profissionais da área educacional, busquem mecanismos eficientes, buscando transformar a aula num momento agradável, pois entende-se, que as pessoas aprendem de maneiras diversas, e dessa forma, o uso da literatura de cordel tem por objetivo, oferecer maneiras também diversas de aprendizagem.

Sobre esse conceito Nascimento diz que:

“O potencial didático do cordel vem sendo discutido no meio acadêmico e explorado nas mais diversas áreas do conhecimento, servindo como aporte para a construção dos saberes científicos e até mesmo, como meio para a sua divulgação. Especificamente no Ensino de Geografia, o cordel pode ser utilizado no estudo de qualquer temática, seja ela Física ou Humana (NASCIMENTO, p 2, 2016)”.

Silva 2012, introduz a literatura de cordel nas aulas de geografia visando tornar o ensino mais atraente e passar a importância dessa matéria, através de um instrumento capaz de despertar o senso crítico dos alunos, podendo superar o formalismo dominante no ensino na construção de seu próprio raciocínio, para além da mera transmissão de conhecimento.

O uso do lúdico nas aulas de química é uma ferramenta que facilita o ensino aprendizagem, pois sua utilização torna a química interessante e divertida e próxima da realidade social de toda a estrutura escolar, levando os educandos, os educadores e a escola a se empenharem na realização de um ensino de nível não só de conteúdos mais de formação de opinião (CARREIRO et al,.2012).

Lima et al 2010, enfatizam que para tentar despertar nos estudantes a curiosidade pela Física e motivá-los a buscar novos conhecimentos, tornando as aulas de Física mais atrativas e participativas, utilizar a Literatura de Cordel nas salas, devido à vitalidade de sua produção e a maneira como é enfatizado os aspectos relativos ao cotidiano, sempre relatando acontecimentos que abrangem diversos setores da sociedade.

Assim, observando o êxito ao empregar a literatura de cordel em outras disciplinas, foi pensado a utilização desse mecanismo metodológico na mateira de filosofia para alunos da Educação Básico, com o propósito de leva-los a reflexão dos conteúdos ao passo em que se divirtam com a singularidade das rimas em cordel.

3 JUSTIFICATIVA

A escolha do trabalho como Revisão de literatura, se deu do desejo de investigar como a produção dos cordéis, podem se tornar um aliado para a absorção e fixação dos conteúdos em aulas de filosofia, mediante a utilização desse meio de expressão artística e popular como ferramenta metodológica em sala de aula, apontar a capacidade que a literatura de cordel possui, de articular ideias nos mais variados segmentos, o que pode tornar possível trabalhar diversos assuntos nessa matéria e ainda, promover uma interação maior entre professores e alunos.

Desta forma, este trabalho tem como objetivo, sinalizar e considerar dados sobre uma competência ainda de baixo uso em sala de aula mas que possui um potencial enorme em seu aporte de abordagem literária, a saber, o gênero cordel, por oferecer a possibilidade para o aluno ter contato com algo tão cultural, na forma rica como é apresentada em sua articulação com os vários tipos de linguagens e por possibilitar a abordagem dos mais variados temas. Podendo ainda, promover o conhecimento, o respeito e valorização dessa diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com