TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso De Erp`S Para No Desenvolvimento Das Pequenas E Médias Empresas

Por:   •  20/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        6

3        OBJETIVO DA PESQUISA        8

3.1        OBJETIVO GERAL        8

3.2        OBJETIVO ESPECÍFICO        8

4        JUSTIFICATIVA        9

5        METÓDO DE PESQUISA        10

5.1        INSTRUMENTO DE PESQUISA        10

5.2        APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO        10

6        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

  1. INTRODUÇÃO

O setor empresarial que mais utiliza desses softwares chamados ERP´s são as empresas com maior aporte financeiro, pois, esses sistemas têm a capacidade de dar um suporte necessário a todos os setores internos da organização para suprir suas necessidades diárias.

A real objetividade nesse trabalho é demonstrar a finalidade e capacidade desses sistemas na integração entre os setores de uma empresa e o quão é importante o seu suporte aos gestores e colaboradores.

Em empresas que estão iniciando no mercado e que em um primeiro momento não pretendem colocar em seu orçamento um sistema desse porte a curto prazo, em um futuro próximo terá que repensar nessa possibilidade, devido à grande demanda de mercado por serviços com qualidade e pontualidade onde podem demonstrar a sua real capacidade no setor de serviços, setores esses que tem uma acirrada concorrência por lucratividade com qualidade.

Então os ERP´s (Enterprise Resource Planning) vem crescendo rapidamente nas empresas brasileiras e o motivo desse avanço se deve às diversas vantagens, sendo uma delas ter uma gestão empresarial integrada rodando em um único sistema, possibilitando aos gestores e colaboradores um controle de toda movimentação entre setores da empresa.

Basicamente um sistema de ERP vem automatizar toda estrutura comercial com a parte física da empresa distribuindo várias funcionalidades.   Portanto uma empresa precisa escolher um sistema ERP adequado, ganhando mais estabilidade e tendo um maior controle sobre o funcionamento interno e externo da empresa.   Hoje vivemos em um mundo globalizado e uma empresa precisa ter esse suporte tecnológico para poder emitir notas fiscais eletrônicas, trabalhar com questões tributárias, organizar seus produtos em estoque, ter um banco de dados de seus clientes atualizados, etc.   Então o gestor vai precisar de todo suporte integrado para organizar essas questões fiscais e financeiras.

E no momento de contratar um sistema integrado para a empresa, o mais importante é realização de uma pesquisa de mercado sobre o produto a ser adquirido, seu suporte e se o mesmo trabalha com o segmento em que a empresa atuará.  

Com o avanço dessa tecnologia desses sistemas integrados e a sua aceitação nas empresas, fica evidente que quem ainda não usufrui dessa tecnologia pode perder sua competitividade no mercado para outras empresas no qual o segmento da empresa está inserido, visto que, a concorrência é muito grande.   E para continuar crescendo a empresa precisa investir e pensar alto tendo o suporte necessário na tecnologia.

Mesmo assim, muitas microempresas aqui em Maceió/AL ainda não utilizam dessas tecnologias e o motivo é o custo da licença e a manutenção desses softwares.

Realizei em Maceió/AL, uma pesquisa em uma dessas empresas que oferecem e desenvolvem esse tipo de tecnologias chamados ERP´s, é a Tech Sistemas Ltda, uma empresa exclusiva em desenvolver sistemas com o intuito de facilitar a vida dos empresários e gestores, possibilitando aos mesmos controlar tudo dentro de um único sistema integrado.

  1. DESENVOLVIMENTO

O planejamento de recursos empresariais, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema que ajuda a automatizar e gerenciar processos de negócios nas áreas de finanças, manufatura, varejo, cadeia de fornecedores, recursos humanos e operações. Ajudando os líderes a obter insights, otimizar operações e melhorar a tomada de decisões, os sistemas de ERP eliminam os silos de dados, integrando informações entre diferentes departamentos. (Site: Microsoft Dynamics).

O ERP - Enterprise Resource Planning da empresa Tech Sistemas Ltda é um software de gestão administrativa que integra todos os departamentos de uma empresa, com ele podemos automatizar todos os processos, fazer os controles e principalmente analisar todos os dados para a tomada de uma decisão acertada, automatizando todos os setores de uma empresa para deixar um processo de tomada de decisão eficiente e fácil de ser realizado, agilizando assim, todo o processo gerencial.

Com o ERP, os gestores poderão controlar facilmente toda movimentação da empresa, como exemplo o caixa, estoque geral, estoque mínimo, contas a pagar e receber, despesas com colaboradores, vendas à vista e a prazo, contabilidade, etc.

No entanto a principal vantagem em adquirir o ERP da Tech Sistemas Ltda, é a extraordinária ajuda que ele pode dar na gestão da empresa e tudo isso através de um notebook, celular ou tablet, pois todo o sistema desenvolvido roda em nuvem também.

O ERP funciona como um software de gestão para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas. Levando em consideração que cada departamento necessita de uma ferramenta própria para poder gerar seus relatórios e executar tarefas rotineiras, o ERP passa a ter um papel fundamental, funcionando como um centralizador do fluxo de trabalho, alinhando a comunicação de todas as áreas e facilitando a tomada de decisão. (Site: Senior).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (219.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com