TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso das tecnologias nas escolas

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  1.858 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO-GROSSO-UNEMAT

CAMPUS UNIVERSITÁRIO JANE VANINE

DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇAO

Docente: Thiago Fontes

Discente: Elisangela B. de Oliveira Costa

Resenha critica do texto: O uso das tecnologias na educação.

                             Renata Beduschi de Souza

As tecnologias atuais estão se inserindo cada vez mais no ambiente escolar fazendo com que elas possam ser utilizadas a todo o momento. Mas para isso a escola deve se aperfeiçoar e também os próprios professores de todos esses recursos tecnológicos porque isso não depende só deles, mas também das escolas onde podem estar realizando cursos incentivando e ensinado os manuseios dessas tecnologias e a partir disso dependerá da criatividade e interesse dos próprios professores para estar inovando o seu plano pedagógico nas salas de aula, pois existem infinitas possibilidades de uso dessas tecnologias.

Os alunos já estão insatisfeitos com as aulas tradicionais de sempre, hoje eles vivem na era tecnológica e querem e acham mais fácil aprender junto a essas tecnologias, pois a aula se torna mais atrativa com recursos tecnológicos saindo das aulas tradicionais professor mais quadro negro e passando para professor, tecnologias, criatividade e melhor aprendizado dos alunos, mas o professor nunca deve se esquecer de alguns riscos podem ocorrer como os alunos entrar na internet em lugares impróprios as aulas dadas e também as suas idades.

Os professores podem imaginar “como vou fazer tudo isso, como vou planejar essas aulas”. Existem várias possibilidades que podem estar se aderindo resultando de uma busca na própria internet, ou até mesmo em livros que auxiliam nessa nova etapa, mas eles não podem esquecer que eles jamais serão substituídos por todas essas tecnologias, mas devem estar atentos em que não adequar a elas e utiliza-las pode perder seu lugar por alguém que saiba e quer. Ele deve sempre lembrar que é ele quem é o mediador, ajudando os alunos a obter seu potencial máximo, aproveitando todos os recursos e benefícios educativos que a tecnologia proporciona.

Os benefícios que as tecnologias podem trazer para uma sala de aula são muitos, basta o professor saber como aplica-la, para trazer aprendizado aos alunos e o interesse deles em aprender e também ter o apoio da escola e principalmente do governo que é quem fornece essas tecnologias, só não podemos nos esquecer de que essa realidade está um pouco longe de algumas escolas e de alguns lugares mais carentes do nosso país, onde o governo só se lembra dos cidadãos na hora da sua politicagem e depois fazem de conta que esses lugares nem existem, deixando de lado esquecendo também de deixa-los se introduzir a essa massa tecnológica. No entanto tudo depende um do outro, o governo precisa dos cidadãos, a escola precisa do governo e vice e versa para dar estrutura para inserção das tecnologias, os professores precisam da escola de incentivo e de oportunidade.

REFERÊNCIAS

MORAN, J.M. Liguem a TV: vamos estudar! Revista Nova Escola, São Paulo, n.189, fev. 2006.

MAGALHAES, V.; AMORIM, V. Cem aulas sem tédio. Porto Alegre: Instituto Padre Reus, 2003.

LEVENTHAL, L.; ZAJDENWERG, R.; SILVÉRIO, T. Inglês e 11. Barueri, SP: Disal, 2007.

VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fonte, 1984.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com