TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALGORITIMOS

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.781 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8

Serviço Público Federal

Sistema Universidade Aberta do Brasil

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Núcleo de Educação a Distância

Professor: Waldemar Viana de Andrade Júnior

Disciplina: EAD e Técnicas Operacionais

Aluna: Josiane Dias Lima

Caros alunos, chegou o momento de realizarmos a primeira atividade avaliativa da disciplina EAD e Técnicas Operacionais. Portanto, antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a seguir.

1.Esta prova contém 10 (dez) questões objetivas e cada uma corresponde a 1,0 (um) ponto, totalizando 10,0 (dez) pontos.

2. Cada questão contém 4 (quatro) alternativas (A, B, C, D) das quais somente uma atende às condições do enunciado.

3. Responda a todas as questões. Para o cômputo da nota, serão considerados apenas os acertos.

4. Questões com mais de uma alternativa assinalada, rasurada ou em branco serão anuladas.

5. Nesta prova, constam questões referentes as unidades I e II da disciplina EAD e Técnicas Operacionais.

6. Você deverá reenviar esta prova respondida, postando-a na sua área até o dia 06/12/2014.

Questão 1

E foi através da produção de ferramentas que o homem se afirmou como dominante na superfície da Terra. É possível que esse desenvolvimento tenha se dado em três estágios. Baseado na leitura do caderno de estudos da unidade I marque a afirmativa correta:

a) O primeiro estágio desse processo se caracteriza pela própria fabricação dos instrumentos, a princípio como meras cópias dos instrumentos originais e, mais tarde, segundo modelos padronizados, o que permitiu uma gradual diferenciação das ferramentas.

b) O primeiro estágio desse processo foi quando o homem começou a selecionar paus e pedras que, de certa forma, servissem para serem usados nas tarefas de caça e defesa.

c) O terceiro estágio desse processo foi quando, algumas dessas peças que o homem descobriu prestaram-se ao uso específico e foram sendo recolhidas e guardadas para serem utilizadas posteriormente.

d) O segundo estágio desse processo é à própria fabricação dos instrumentos, a princípio como meras cópias dos instrumentos originais e, mais tarde, segundo modelos padronizados, o que permitiu uma gradual diferenciação das ferramentas.

Questão 2

Em relação aos conceitos de tecnologias discutidos na unidade I do seu caderno de estudos marque a alternativa errada.

a) Na Idade Moderna, a visão que se construiu sobre a tecnologia era mais ou menos parecida com a que é usada na atualidade, ou seja, a de conhecimento aplicado no sentido de contribuir concretamente com o bem-estar da humanidade.

b) Em meados do século XX, passou-se comumente a definir tecnologia como os meios ou “atividades por meio do qual os seres humanos tentam mudar ou manipular o seu ambiente” ou ainda “ciência ou conhecimento aplicado.”

c) À medida que o homem interage com a tecnologia no sentido transformá-la ou recriá-la, é também mudado por ela, uma vez que esta passa a ser vista como um prolongamento dos “sentidos e das habilidades naturais do ser humano, pelo desenvolvimento de técnicas e meios de comunicação”

d) Na década de 1960, Francis Bacon afirma que as ferramentas são extensão do próprio homem.

Questão 3

Em relação a classificação das tecnologias atuais estabelecidas por Rosenblueth (1980 apud SANCHO, 1998, p. 31), marque a alternativa correta:

a) Materiais – físicas: engenharia civil, elétrica, eletrônica, nuclear e espacial; químicas: inorgânica e orgânica; bioquímica: farmacologia, bromatologia; biológicas: agronomia, medicina, bioengenharia;

b) Conceituais – psicológicas: psiquiatria e pedagogia, psicossociológicas, psicologia industrial, comercial e bélica; sociológicas: sociologia e ciência política aplicadas, urbanismo e jurisprudência; econômicas: ciências da administração, pesquisas operacionais e bélicas;

c) Teorias de sistemas – informática;

d) Sociais – teoria de autômatos, teoria da informação, teoria dos sistemas lineares, teorias do controle, teorias da otimização etc.

Questão 4

Como você pôde observar na Unidade I do seu caderno de estudos, o conceito de tecnologia expandiu bastante e não podemos mais nos ater à definição de tecnologia recorrendo apenas aos materiais, ela abrange também teorias e processos. Analisando essa classificação, marque a alternativa correta:

a) As tecnologias dos materiais (flexíveis) referem-se aos processos técnicos de produção dos instrumentos utilizados pelo homem, desde os artefatos mais simples até os mais sofisticados.

b) As tecnologias dos processos de gestão (duras) designam os processos de gestão e controle das relações que se estabelecem na sociedade, desde as mais superficiais e circunstanciais até às mais complexas e sofisticadas.

c) As tecnologias dos processos de gestão (flexivéis) referem-se aos processos técnicos de produção dos instrumentos utilizados pelo homem, desde os artefatos mais simples até os mais sofisticados.

d) As tecnologias dos materiais (duras) referem-se aos processos técnicos de produção dos instrumentos utilizados pelo homem, desde os artefatos mais simples até os mais sofisticados.

Questão 5

Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no século XX surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabou por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Baseado em seus estudos sobre essas correntes, marque a alternativa errada:

a) A teoria instrumental corresponde à visão do senso comum, segundo a qual as tecnologias são ferramentas que têm objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto.

b) A teoria substantiva não é um simples meio, mas se transformou em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto “substantivo”.

c) A teoria crítica seria um “campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas”. Os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com